A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Principais Processos WMS Entrada Expedições Reabastecimento Inventário Cadastros.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Principais Processos WMS Entrada Expedições Reabastecimento Inventário Cadastros."— Transcrição da apresentação:

1 Principais Processos WMS Entrada Expedições Reabastecimento Inventário Cadastros

2 Fluxo de entrada O processo listado refere-se a execução em empresa 02- WMS Rotinas envolvidas: Importação de XML Classificação de pré Nota Impressão de etiquetas Execução de serviços Finalização de serviços.

3 Importação XML Início Classificação Pré- Nota Erro Análise/Correç ão de erro Sim Não Devolução Local 04Local 06 SimNão Endereço Disponível?

4 Avaliar cadastro de endereço x produto/libera endereço Execução de serviços Sim Não Serviço automático Não * Sim Monitor de serviço * As configurações atuais indicam a execução automática do serviço, bem como a utilização do coletor para finalizar as atividades. Realiza tarefas via coletor Operador cadastrad o Cadastrar operador Não FIM

5 Entrada Armazenagem/ Devolução Principais rotinas Envolvidas: Específicos – Importar XML (WMS) Tem o objetivo de realizar a Leitura de um arquivo XML extraído da filial de origem, através dele serão identificados os lotes a serem recebidos. Caso não existam inconsistências na leitura, o sistema gera pré-nota de entrada Movmtos Internos - Documento de entrada - Facilitador de classificação. Após a geração da pré-nota é necessário realizar a classificação para que o sistema atualize o Saldo em estoque além do serviço de endereçamento. Deve ser informado o TES da Operação, o código de serviço “003”, além da estrutura inicial do produto ( endereço DC001, estrutura física 000006 para Armazenagem, endereço DV001 e estrutura física 000015para devolução.) Monitor de serviços Permite a visualização / Impressão/acompanhamento de execução do serviço indicado na classificação da Nota fiscal

6 Cadastros Principais cadastros envolvidos: Endereço Local Produto Complemento de produtos Sequência de abastecimento Funções Recursos Humanos Serviços Tarefas Atividades

7 Cadastro de Produto Cadastro de Complemento Sequencia de abastecimento Endereço x produto Para um produto Novo

8 Cadastros – Produtos Novos Incluir produto em empresa 02. Localizado em opção “Atualizações, cadastros, “Produtos”. Considerar os seguintes campos como principais Rastro = “Sublote” Controla Endereço = “sim” Codigo de barras - EAN Código de barras Sec. - DUM QTD Embalagem Fatores de conversão. ( Seg.Un. Medi, Fator Conv. Tipo de conv.) Complemento de Produto Código do produto ( aba Cadastrais) Zona de armazenagem, UM Industria, Serviço de entrada, ( Aba WMS) Quantidade por EAN (Aba ACD), atentar para código de barras, o numero inicial do DUM indica qual campo deve ser preenchido. Exemplo: Produto 0000003 DUM 27896353300037 Fator de conversão 32. Devido dum iniciar com “2”, o fator de conversar deve ser indicado no campo QTD 2 EAN 14.

9 Cadastros – Produtos Novos Sequencia de abastecimento Localizado em opção “Atualizações, cadastros, “Seq.Abastecimento”. Neste cadastro são indicadas as normas e sequencia de movimentações do produto, deve ser indicada a estrutura de picking, pulmão e doca para tal produto, além de indicar taxas de reposição ( % para reabastecimento), etc. Atentar para ordem de cadastro semelhante aos produtos já cadastrados.

10 Cadastros – produtos x endereço Endereço Localizado em opção “Atualizações, cadastros, “Endereços”. Deve ser indicado o produto a ser destino ao endereço. Amarrar a respectiva área de armazenagem, estrutura e local, onde: Zona de armazenagem: Refrigerado ou congelado. Estrutura: Picking ou Pulmão Local: 01, 04 ou 06.... Local ( caso necessário criar outro local) Localizado em opção “Atualizações, cadastros, “Armazéns de estoque”. 01 – Identifica zona de armazenagem Congelados. 04- Identifica zona de armazenagem Resfriados 05- Identifica local devolução da zona armazenagem do Resfriado.

11 Para um novo operador no coletor Cadastro de recursos Humanos Cadastro de operadores Cadastro de funções

12 Cadastros – Novo usuário - Coletor Recursos humanos Localizado em opção “Atualizações, cadastros, “Recursos Humanos”. É necessário para possibilitar o acesso ao coletor de dados. Deve ser amarrado ao usuário do Protheus e a função que irá executar. Funções Localizado em opção “Atualizações, cadastros, “Funções”. Caso necessário incluir função não cadastrada. Operador Localizado em opção “Atualizações, ACD, “Cadastro operadores”.

13 Cadastros – Serviços São cadastros que indicam as instruções a serem executadas quando geradas movimentações no WMS. Localizado em opção “Atualizações, cadastros, “Serviços x tarefas”. Atualmente temos os seguintes serviços em funcionamento: 003- Serviço de Recebimento 015 – Serviço de reabastecimento. Dentro de cada serviço, são indicadas tarefas para execução. Exemplo: Serviço 003, está amarrado a tarefa 009, que possui a atividade 041. No cadastro de serviço indicamos se este será executado automaticamente ou não, no momento de sua utilização.

14 Cadastros – Tarefas Localizado em opção “Atualizações, cadastros, “tarefas Atividades”. Nesta opção amarrados as atividades ao servico, de acordo com o processo físico definido. É por este cadastro que indicamos se as tarefas são finalizadas somente após confirmação via coletor, indicando o campo “Radio Frequencia” com SIM.

15 Reabastecimento Rotinas envolvidas Reabastecimento Monitor de serviços relatório de reabastecimento

16 Fluxo Reabastecimento Executa reabastecimento Serviço automático? Executa via coletor Radio Frequência Origem abastecida SimNão Sim Executa serviço Não

17 Reabastecimento Localizado em opção “Atualizações, Endereçamento, “Reabastecimento”. A rotina de reabastecimento tem por objetivo movimentar produtos da área do pulmão para o Picking. A regra utilizada para movimentação é FIFO/Localização, ou seja, ao executar rotina, o sistema busca a data de vencimento mais próxima e indica para o endereço de picking mais próximo do produto. É Sugerido executar o reabastecimento antes da entrada, para que endereços de Pulmao sejam disponibilizados para entrada.

18 Reabastecimento no Coletor Ao executar o serviço no Protheus, o sistema gera instruções no coletor, e aguarda confirmação, somente após a confirmação o sistema migra o produto do endereço de origem para o endereço Destino. * O Status do reabastecimento pode ser acompanhado via Monitor de serviços. Localizado em opção “Atualizações, Endereçamento, “Monitor de servico” Filtrar por data e código do servico “015”. Os processos de reabastecimento podem ser acompanhados através do relatório localizado na opção “Relatorios, Endereçamento, Reabastecimento”. Atentar para o filtro de Data de emissão e servico 015. * O serviço de reabastecimento deve estar para utilizar radio frequência, caso o contrario, logo após a execução o produto será migrado para o endereço de destino, mesmo que a ação física não tenha ocorrido.

19 Expedições Tipos de cargas FIFO Deve considerar produtos disponíveis com a data de validade mais breve LIFO Deve considerar produtos disponíveis com a data de validade mais extensa 1/3 Considera parametrização do produto referente aos dias de fabricação Crítico Classificação utilizada quando o lote é selecionado na filial de origem Os números de documento possuem o último caractere com a inicial do tipo, exemplo 24199F, que indica ser uma carga do tipo FIFO.

20 Regra apanhe FIFO Cargas com Palete Fechado Considerada a seguinte ordenação: Data de Vencimento (Menor para maior) + priorização + endereço + Lote + Sublote que apresentarem quantidade inteira. Importante: Nesta situação pode ocorrer do produto FIFO apresentar somente quantidades menores que o palete, se ocorrer, o sistema deve considerar a data de validade mais próxima que apresenta a norma completa. Norma: Quantidade de produtos estipulada para encher um Palete Priorização: Prioridade definida no cadastro de endereços. Cargas com quantidades menores que a norma. Considerada a seguinte ordenação: Data de Vencimento (Menor para maior) + priorização + endereço + Lote + Sublote, independente da quantidade do palete. Nesta situação pode ocorrer de desmontar um palete, mesmo que existam outros do mesmo vencimento desmontado. Isso deve ocorrer quando o endereço do palete fechado for o mais próximo.

21 Regra apanhe LIFO Cargas com Palete Fechado Considerada a seguinte ordenação: Data de Vencimento (Maior para Menor) + priorização + endereço + Lote + Sublote que apresentarem quantidade inteira. Cargas com quantidades menores que a norma. Considerada a seguinte ordenação: Data de Vencimento (Maior para Menor) + priorização + endereço + Lote + Sublote, independente da quantidade do palete. Nesta situação pode ocorrer de desmontar um palete, mesmo que existam outros com data próxima já desmontados, pois considera o vencimento mais Longe

22 Regra apanhe 1/3 Para cada produto existe a indicação do limite de dias de fabricação, que é utilizado para calculo do tempo aceitável para seleção do Lote. Exemplo: Produto 0000701 – 23 DIAS As cargas do tipo 1/3 estão programadas para considerar o código 0000701 que apresentam no máximo 23 dias de Fabricação. O Calculo é realizado da seguinte Forma: Data de Fabricação ( identificada pelo Lote do produto) + Quantidade de dias. Se o resultado for menor ou igual a data de integração, o lote será considerado, se maior, dispensado.

23 Inventario Rotinas envolvidas Mestre de inventário Lançamento de contagem Atualização de produtos com saldo zerado Acerto de inventário Virada de Saldo

24 Fluxo sistêmico Geração de mestre de inventário por endereço. Leitura de produtos por endereço via coletor. Contagem ok? Autoriza recontagem Finaliza contagem dos endereços

25 Fluxo sistêmico Processa atualização de endereços não contados. Gera Registro de inventario Divergências Físico x Sistema? Fim Executa acerto de inventário Divergências? Analise/Ajustes Sim Nao Sim

26 Mestre de inventário - Localização no Menu

27 Mestre de inventário - Em ações relacionadas, opção “Automatico”

28 Mestre de inventário - o Sistema irá gerar a lista de endereços disponíveis para leitura

29 Mestre de inventário - o Selecionar a opção Endereço

30 Mestre de inventário - O sistema apresentará a lista de parâmetros disponíveis. Para inventário parcial, atentar para seleção dos endereços em questão.

31 Mestre de inventário - Será apresentado um log de geração de registros após o termino do processamento. A partir desde momento os registros estão disponíveis para inicio da leitura.

32 Leitura - Pode ser realizada via sistema, ou via coletor. Leitura via sistema, acesso via menu abaixo:

33 Leitura via sistema: O usuário deve selecionar a opção incluir, selecionar o endereço.

34 Leitura via sistema: Digitar os campos: Produto, quantidade, Endereço, Lote,Sublote e confirmar.

35 Leitura via sistema: Caso a leitura seja divergente do saldo sistêmico, a mensagem abaixo será apresentava e deve ser avaliada pelo gestor.

36 Após a digitação, através da rotina mestre de inventário, monitor, é possível ver a divergência entre físico e financeiro. O usuário deve posicionar registro a registro.


Carregar ppt "Principais Processos WMS Entrada Expedições Reabastecimento Inventário Cadastros."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google