A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

17º DOMINGO DO TEMPO COMUM “A ORAÇÃO É DIÁLOGO COM DEUS”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "17º DOMINGO DO TEMPO COMUM “A ORAÇÃO É DIÁLOGO COM DEUS”"— Transcrição da apresentação:

1 17º DOMINGO DO TEMPO COMUM “A ORAÇÃO É DIÁLOGO COM DEUS”

2 MOTIVAÇÃO Irmãos e irmãs, Deus habita em seu templo santo e nos reúne como filhos e filhas para celebrar. Neste domingo, somos instruídos sobre o valor e a importância da oração.

3 Na Eucaristia descobrimos o rosto do Pai, que sempre se mostra favorável quando pedimos com fé e perseverança. Iniciemos a celebração da santa missa, cantando.

4 Acolhe os oprimidos, em sua casa, ó Senhor, é seu abrigo! Só Ele se faz temer, pois a seu povo dá força e poder! CANTO DE ENTRADA

5 1. A nação que ele governa, é feliz com tal Senhor. Lá do céu ele vê tudo, vê o homem e seu valor. Fez o nosso coração, forte e contemplador.

6 Acolhe os oprimidos, em sua casa, ó Senhor, é seu abrigo! Só Ele se faz temer, pois a seu povo dá força e poder!

7 2. O que dá vitória ao rei, não é ter muitos soldados. O valente não se livra por sua força ou seus cuidados. Quem confia nos cavalos vai, no fim, ser derrotado.

8 Acolhe os oprimidos, em sua casa, ó Senhor, é seu abrigo! Só Ele se faz temer, pois a seu povo dá força e poder!

9

10 - Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. - Amém! SAUDAÇÃO

11

12 - A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco.

13 - Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

14

15 ATO PENITENCIAL

16 - Senhor, que sois o caminho que leva ao Pai, tende piedade de nós. - Senhor, tende piedade de nós!

17 - Cristo, que sois a verdade que ilumina os povos, tende piedade de nós. - Cristo, tende piedade de nós!

18 - Senhor, que sois a vida que renova o mundo, tende piedade de nós. - Senhor, tende piedade de nós!

19 CANTO DO ATO PENITENCIAL..............

20

21 - Deus Todo-Poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. - Amém!

22

23 HINO DE LOUVOR Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai Todo Poderoso.

24 Nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós vos adoramos, nós vos glorificamos, nós vos damos graças por vossa imensa glória.

25 Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós. Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica.

26 Vós que estais a direita do Pai, tende piedade de nós. Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo. Com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai, Amém.

27

28 HINO DE LOUVOR.....................

29

30 OREMOS (Silêncio): Ó Deus, sois o amparo dos que em vós esperam e, sem vosso auxílio, ninguém é forte, ninguém é santo; redobrai de amor para conosco, para que, conduzidos ORAÇÃO DA COLETA

31 por vós, usemos de tal modo os bens que passam, que possamos abraçar os que não passam. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. - Amém!

32 PRIMEIRA LEITURA (Gn 18,20-32)

33 Leitura do Livro do Gênesis: Naqueles dias, 20 o Senhor disse a Abraão: “O clamor contra Sodoma e Gomorra cresceu, e agravou-se muito o seu pecado. 21 Vou descer para verificar se as suas obras correspondem ou não ao clamor

34 que chegou até mim”. 22 Partindo dali, os homens dirigiram-se a Sodoma, enquanto Abraão ficou na presença do Senhor. 23 Então, aproximando-se, disse Abraão: “Vais realmente exterminar o justo com o ímpio?

35 24 Se houvesse cinquenta justos na cidade, acaso irias exterminá- los? Não pouparias o lugar por causa dos cinquenta justos que ali vivem? 25 Longe de ti agir assim, fazendo morrer o justo com o ímpio, como se o justo fosse igual

36 ao ímpio. Longe de ti! O juiz de toda a terra não faria justiça?” 26 O Senhor respondeu: “Se eu encontrasse em Sodoma cinquenta justos, pouparia por causa deles a cidade inteira”. 27 Abraão prosseguiu dizendo:

37 “Estou sendo atrevido em falar a meu Senhor, eu, que sou pó e cinza. 28 Se dos cinquenta justos faltassem cinco, destruirias por causa dos cinco a cidade inteira?” O Senhor respondeu: “Não destruiria, se achasse ali quarenta

38 e cinco justos”. 29 Insistiu ainda Abraão e disse: “E se houvesse quarenta?” Ele respondeu: “Por causa dos quarenta, não o faria”. 30 Abraão tornou a insistir: “Não se irrite o meu Senhor, se ainda falo. E se houvesse apenas trinta

39 justos?” Ele respondeu: “Também não o faria, se encontrasse trinta”. 31 Tornou Abraão a insistir: “Já que me atrevi a falar a meu Senhor, e se houver vinte justos?” Ele respondeu: “Não a iria destruir por causa dos vinte”. 32 Abraão disse:

40 “Que o meu Senhor não se irrite, se eu falar só mais uma vez: e se houvesse apenas dez?” Ele respondeu: “Por causa dos dez, não a destruiria”. - Palavra do Senhor. - Graças a Deus!

41 SALMO RESPONSORIAL - Naquele dia em que gritei,/ vós me escutastes, ó Senhor!

42 - Ó Senhor, de coração eu vos dou graças,/ porque ouvistes as palavras dos meus lábios!/ Perante os vossos anjos vou cantar-vos/ e ante o vosso templo vou prostrar-me.

43 - Naquele dia em que gritei,/ vós me escutastes, ó Senhor!

44 - Eu agradeço vosso amor, vossa verdade,/ porque fizestes muito mais que prometestes;/ naquele dia em que gritei, vós me escutastes/ e aumentastes o vigor da minha alma.

45 - Naquele dia em que gritei,/ vós me escutastes, ó Senhor!

46 - Altíssimo é o Senhor, mas olha os pobres,/ e de longe reconhece os orgulhosos./ Se no meio da desgraça eu caminhar,/ vós me fazeis tornar à vida novamente;/ quando os

47 meus perseguidores me atacarem/ e com ira investirem contra mim,/ estendereis o vosso braço em meu auxílio/ e havereis de me salvar com vossa destra.

48 - Naquele dia em que gritei,/ vós me escutastes, ó Senhor!

49 - Completai em mim a obra começada;/ ó Senhor, vossa bondade é para sempre!/ Eu vos peço: não deixeis inacabada/ esta obra que fizeram vossas mãos!

50 - Naquele dia em que gritei,/ vós me escutastes, ó Senhor!

51 SEGUNDA LEITURA (Cl 2,12-14)

52 Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses: Irmãos: 12 Com Cristo fostes sepultados no batismo; com ele também fostes ressuscitados por meio da fé no poder de Deus, que ressuscitou a Cristo dentre os

53 mortos. 13 Ora, vós estáveis mortos por causa dos vossos pecados, e vossos corpos não tinham recebido a circuncisão, até que Deus vos trouxe para a vida, junto com Cristo, e a todos nós perdoou os pecados.

54 14 Existia contra nós uma conta a ser paga, mas ele a cancelou, apesar das obrigações legais, e a eliminou, pregando-a na cruz. - Palavra do Senhor. - Graças a Deus!

55 Aleluia, Aleluia, Aleluia. Recebestes o Espírito de adoção; é por Eleque clamamos: Abá, Pai! ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

56 - O Senhor esteja convosco! - Ele está no meio de nós! - Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Lucas. - Glória a vós, Senhor!

57

58 - Palavra da Salvação! - Glória a vós, Senhor!

59

60 Creio em Deus Pai Todo- Poderoso, criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo; nasceu da PROFISSÃO DE FÉ

61 Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado. Desceu à mansão dos mortos; ressus- citou ao terceiro dia, subiu aos céus; está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso donde

62 há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; na Santa Igreja Católica; na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição da carne; na vida eterna. Amém.

63

64 ORAÇÃO DA COMUNIDADE - Abençoai, Senhor, o vosso povo.

65 1. Pelo papa, pelos bispos e pelos ministros ordenados, rezemos.

66 - Abençoai, Senhor, o vosso povo.

67 2. Pelas pessoas que abandonaram a vida de oração, rezemos.

68 - Abençoai, Senhor, o vosso povo.

69 3. Por aqueles que fazem de sua vida uma oração, rezemos.

70 - Abençoai, Senhor, o vosso povo.

71 4. Pelos que tomam a defesa dos mais fracos, rezemos.

72 - Abençoai, Senhor, o vosso povo.

73

74 1. Alegres em prece teu povo agradece teus dons, ó Senhor. E como família, cantando partilha seu pão, seu amor. CANTO DO OFERTÓRIO

75 2. Unidos fazemos os dons que trazemos, o vinho e o pão. Quem colhe, quem planta, quem faz e quem canta é tudo oração.

76 3. Bem vês, nesta mesa, Deus quer com certeza a todos saciar. "Ninguém vá na vida, sem pão, sem comida!" proclama este altar.

77

78 - Orai, irmãos e irmãs, para que o nosso sacrifício seja aceito por Deus Pai Todo-Poderoso. - Receba ó Senhor por tuas mãos este sacrifício, para a glória do Seu nome, para nosso bem e de toda Santa Igreja! LITURGIA EUCARÍSTICA

79 Acolhei, ó Pai, os dons que recebemos da vossa bondade e trazemos a este altar. Fazei que estes sagrados mistérios, pela força da vossa graça, nos santifiquem na vida presente e ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS

80 nos conduzam à eterna alegria. Por Cristo, nosso Senhor. - Amém.

81 - O Senhor esteja convosco. - Ele está no meio de nós. - Corações ao alto. - O nosso coração está em Deus. - Demos graças ao Senhor, nosso Deus. - É nosso dever e nossa salvação. ORAÇÃO EUCARÍSTICA III

82 NA VERDADE, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai Santo, Deus Eterno e Todo-Poderoso, por Cristo, Senhor nosso.

83 Nascendo na condição humana, renovou inteiramente a humanidade. Sofrendo a paixão, apagou nossos pecados. Ressurgindo, glorioso, da morte, trouxe-nos a vida eterna. Subindo, triunfante, ao céu,

84 abriu-nos as portas da eternidade. E, enquanto esperamos a plenitude de vosso Reino, com os anjos e com todos os santos, nós vos aclamamos, cantando (dizendo) a uma só voz:

85 SANTO Santo, Santo, Santo, Senhor Deus do universo. O céu e a terra proclamam a vossa glória. Hosana nas alturas. Bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas.

86 ..... SANTO

87 NA VERDADE, vós sois Santo, ó Deus do universo, e tudo o que criastes proclama o vosso louvor, porque, por Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, e pela força do Espírito Santo, dais vida e santidade a

88 todas as coisas e não cessais de reunir o vosso povo, para que vos ofereça em toda parte, do nascer ao por do sol, um sacrifício perfeito. - Santificai e reuni o vosso povo!

89 POR ISSO, nós vos suplicamos: santificai pelo Espírito Santo as oferendas que vos apresentamos para serem consagradas, a fim de que se tornem o Corpo e † o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e

90 Senhor nosso, que nos mandou celebrar este mistério. - Santificai nossa oferenda, ó Senhor!

91

92 - Eis o mistério da fé! - Salvador do mundo, salvai- nos, vós que nos libertastes pela cruz e ressurreição.

93 CELEBRANDO agora, ó Pai, a memória do vosso Filho, da sua paixão que nos salva, da sua gloriosa ressurreição e da sua ascensão ao céu, e enquanto esperamos a sua nova vinda, nós vos oferecemos em ação de

94 graças este sacrifício de vida e santidade. - Recebei, ó Senhor, a nossa oferta! OLHAI com bondade a oferenda da vossa Igreja, reconhecei o sacrifício que nos reconcilia convosco e concedei que,

95 alimentando-nos com o Corpo e o Sangue do vosso Filho, sejamos repletos do Espírito Santo e nos tornemos em Cristo um só corpo e um só espírito. - Fazei de nós um só corpo e um só espírito!

96 QUE ELE faça de nós uma oferenda perfeita para alcançarmos a vida eterna com os vossos santos: a Virgem Maria, Mãe de Deus, os vossos Apóstolos e Mártires, e todos os santos, que não cessam de

97 interceder por nós na vossa presença. - Fazei de nós uma perfeita oferenda! E AGORA, nós vos suplicamos, ó Pai, que este sacrifício da nossa reconciliação estenda a

98 paz e a salvação ao mundo inteiro. Confirmai na fé e na caridade a vossa Igreja, enquanto caminha neste mundo: o vosso servo o Papa Francisco, o nosso Bispo Cesar com os bispos do mundo

99 inteiro, o clero e todo o povo que conquistastes. - Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja! ATENDEI às preces da vossa família, que está aqui, na vossa presença. Reuni em vós, Pai de

100 misericórdia, todos os vossos filhos e filhas dispersos pelo mundo inteiro. - Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos! ACOLHEI com bondade no vosso reino os nossos irmãos e

101 irmãs que partiram desta vida e todos os que morreram na vossa amizade. Unidos a eles, esperamos também nós saciar- nos eternamente da vossa

102 glória, por Cristo, Senhor nosso. - A todos saciai com vossa glória!

103

104 PAI NOSSO... RITO DA COMUNHÃO

105 - Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa miseri- córdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguarda-

106 mos a vinda do Cristo Salvador. - Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre! - Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: Eu vos deixo a paz, Eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos

107 pecados mas a fé que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo. - Amém!

108 - A paz do Senhor esteja sempre convosco. - O amor de Cristo nos uniu!

109

110 - Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.

111 - Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz.

112

113 - Senhor, eu não sou digno(a) de que entreis em minha morada mas dizei uma palavra e serei salvo(a)!

114

115 Ó Senhor, quem te pede, recebe; Quem procura, há de um dia encontrar. Bato à porta do teu coração, Vais abrir e eu, feliz, vou entrar. COMUNHÃO

116 1. O Senhor é minha luz, / Ele é minha salvação. / O que é que eu vou temer? / Deus é minha proteção. / Ele guarda a minha vida: / Eu não vou ter medo, não! (bis)

117 Ó Senhor, quem te pede, recebe; Quem procura, há de um dia encontrar. Bato à porta do teu coração, Vais abrir e eu, feliz, vou entrar.

118 2. Quando os maus vêm avançando, /Procurando me acuar, / Desejando ver meu fim, Só querendo me matar, Inimigos opressores / É que vão se liquidar! (bis)

119 Ó Senhor, quem te pede, recebe; Quem procura, há de um dia encontrar. Bato à porta do teu coração, Vais abrir e eu, feliz, vou entrar.

120

121 OREMOS: Recebemos, ó Deus, este sacramento, memorial perma- nente da paixão do vosso Filho; fazei que o dom da vossa inefável caridade possa servir à nossa salvação. Por Cristo, nosso Senhor. Amém! ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO

122

123 - O Senhor esteja convosco! - Ele está no meio de nós! BÊNÇÃO E DESPEDIDA

124 - Concedei, ó Deus, aos vossos filhos e filhas, vossa assistência e vossa graça: dai-lhes saúde de alma e corpo, fazei que se amem como irmãos e estejam sempre a vosso serviço. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

125 - Abençoe-vos Deus Todo- Poderoso, Pai e Filho † e Espírito Santo. - Amém!

126 - Glorificai o Senhor com vossa vida; Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. - Graças a Deus!

127 Formatação: Pascom Paróquia São Vicente


Carregar ppt "17º DOMINGO DO TEMPO COMUM “A ORAÇÃO É DIÁLOGO COM DEUS”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google