A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA EXCRETOR Professora Lívia Pola.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA EXCRETOR Professora Lívia Pola."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA EXCRETOR Professora Lívia Pola

2 Sistema Excretor O sistema excretor é formado por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, produzem e excretam a urina - o principal líquido de excreção do organismo. Na degradação das proteínas e dos ácidos nucléicos a amônia é produzida , tóxica para as células O fígado converte a amônia em uréia, que é menos tóxica e componente da urina.

3 Mecanismos excretores dos seres vivos
Organismos unicelulares- difusão Protozoários- Vacúolos contráteis Planária- Difusão e Células flama Anelídeos- Nefrídeos Insetos- Túbulos de Malpighi Organismos aquáticos- Brânquias Vertebrados- Rins Anfíbios, Répteis e Aves- Rins que desembocam na Cloaca Mamíferos- Uretra

4 Componentes Sistema Excretor
É constituído por um par de rins, um par de ureteres, pela bexiga urinária e pela uretra.

5 Sistema Excretor Humano
Glândulas sudoríparas Suor – composição química semelhante a da urina, só que extremamente diluída responsável pelo resfriamento do corpo.

6 Função Forma de um grão de feijão- envolto por cápsula fibrosa
Eliminar metabólicos, em especial os nitrogenados Controle da quantidade da água e concentração de substância no organismo.

7

8 Néfron Cada rim é formado de tecido conjuntivo, que sustenta e dá forma ao órgão, e por milhares ou milhões de unidades filtradoras, os néfrons, localizados na região renal.

9

10 Néfron Função: Filtrar o sangue removendo uréia e ácido úrico - Glomérulo Reabsorve glicose, vitamina, sais minerais, hormônios, etc. – Tubo Proximal e Alça de Henle Retiram o excesso de água – Tubo distal Osmorregulação: regular a quantidade de água no sangue Pela ação do ADH* Obs.:todas as substâncias reabsorvidas vão para o sangue * Hormônio anti-diurético

11 Funcionamento de um néfron

12 Ureteres Canal único, denominado ureter, que deixa o rim em direção à bexiga urinária.

13 Bexiga Urinária A bexiga urinária é uma bolsa de parede elástica, dotada de musculatura lisa, cuja função é acumular a urina produzida nos rins. Quando cheia, a bexiga pode conter mais de ¼ de litro (250 ml) de urina

14 Uretra A uretra é um tubo que parte da bexiga e termina, na mulher, na região vulvar e, no homem, na extremidade do pênis. Sua comunicação com a bexiga mantém-se fechada por anéis musculares - chamados esfíncteres. Quando a musculatura desses anéis relaxa-se e a musculatura da parede da bexiga contrai-se, urinamos.

15 Uretra

16 ADH HORMÔNIO ANTIDIURÉTICO (ADH): principal agente fisiológico regulador do equilíbrio hídrico, produzido no hipotálamo e armazenado na hipófise.  Aumento na concentração do plasma (pouca água) →receptores osmóticos localizados no hipotálamo → produção de ADH→ aumenta a reabsorção de água→ urina mais concentrada. Concentração do plasma baixa (muita água) e álcool→ à inibição de ADH à menor absorção de água→ urina mais diluída.

17 Composição da urina 95% por água, na qual a uréia, toxinas e sais minerais, como o cloro, o magnésio, o potássio, o sódio, o cálcio, entre outros (que formam os restantes 5%), estão dissolvidos.

18 Hemodiálise

19 Doenças renais Pedras nos rins
O homem expele pela urina grandes quantidades de sais de cálcio, ácido úrico, fosfatos, eventualmente, outras substâncias como penicilina e diuréticos. Em algumas condições a urina fica saturada desses cristais e como conseqüência formam-se cálculos.


Carregar ppt "SISTEMA EXCRETOR Professora Lívia Pola."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google