A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1) Considerações preliminares Para que a refração seja o fenômeno predominante, o meio 2 deve ser transparente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1) Considerações preliminares Para que a refração seja o fenômeno predominante, o meio 2 deve ser transparente."— Transcrição da apresentação:

1

2 1) Considerações preliminares Para que a refração seja o fenômeno predominante, o meio 2 deve ser transparente.

3 Se a incidência for oblíqua, a refração é acompanhada de mudança de direção. Se a incidência for perpendicular, a refração ocorre sem desvio.

4 2) Índice de Refração O índice de refração indica quantas vezes a velocidade da luz no vácuo é maior que a velocidade no meio considerado. velocidade da luz no vácuo (3 x 10 8 m/s) velocidade da luz no meio considerado (m/s) Índice de refração

5 Observações: a) O índice de refração de um meio material depende do tipo de luz que se propaga, apresentando valor máximo para a luz violeta e mínimo para a luz vermelha. b) Quando dois meios apresentam a mesma refringência, ou seja, o mesmo índice de refração, um é invisível em relação ao outro. Dizemos que entre esses meios existe continuidade óptica.

6 3) Leis da refração 1ª Lei: O raio incidente I, o raio refratado R e a normal N à superfície de separação S pertencem ao mesmo plano.

7 2ª Lei ou Leis de Snell-Descartes: Para cada par de meios e para cada luz monocromática que se refrata, é constante o produto do seno do ângulo que o raio forma com a normal e o índice de refração do meio em que o raio se encontra.

8 4) Ângulo Limite Sendo n 1 < n 2

9 Quando o ângulo de incidência for maior que o ângulo limite não há refração e a luz sofre o fenômeno de reflexão total ou reflexão interna. Assim, para haver reflexão total, há duas condições: a) Sentido de propagação da luz de ser do meio mais refringente para o menos refringente. b) Ângulo de incidência maior que o ângulo limite. Obs.: Ao ocorrer reflexão total ou interna, nenhuma parcela de luz se refrata. Portanto, esse fenômeno é diferente da reflexão externa, que pode ser acompanhada de refração.

10 5)Dioptro Plano Dioptro plano é o conjunto de dois meios homogêneos e transparentes separados por um superfície plana. Por exemplo, a água tranquila de um lago e o ar, separados pela superfície livre do líquido, constituem um dioptro plano.

11 Para θ < 10°H = n 2 sen θ ≈ tg θ h n 1

12 6) Lâmina de faces paralelas Lâmina de faces paralelas é o conjunto de três meios homogêneos e transparentes separados por duas superfícies planas e paralelas. Obs.: Ao atravessar a lâmina de faces paralelas, sendo os meios extremos idênticos, um raio luminoso não sofre desvio angular, ele sofre apenas desvio lateral.

13 7) Prisma Prismas é o conjunto de três meios homogêneos e transparentes separados por duas superfícies planas não- paralelas, que são as faces. As faces interceptam numa reta chamada aresta do prisma. Todos os fenômenos ópticos no prisma são analisados na seção principal, definida por um plano perpendicular à aresta. O ângulo A entre as faces do prisma é chamado ângulo de refringência.

14

15 8) Prisma de Reflexão Total São prismas nos quais determinados raios incidentes sofrem reflexão total no seu interior. A vantagem da aplicação desses prismas nos instrumentos ópticos é que eles proporcionam rendimento de cerca de 95% na reflexão, enquanto os espelhos raramente refletem mais que 80% da luz incidente.

16 a) Prismas de Amicib) Prismas de Porro Desvio = 90° Desvio = 180° Obs.: Os prismas de reflexão total de vidro mais utilizados apresentam, como seção principal, um triângulo retângulo.

17 Esses prismas de reflexão total são utilizados em: - Periscópios(Amici ) - Binóculos (Porro)

18 9) Dispersão Luminosa O índice de refração de um meio depende do tipo de luz que se propaga. Em qualquer meio material, a luz de maior velocidade é a luz vermelha, e a de menos velocidade é a luz violeta. n = cV ve > V vi v n ve < n vi r ve > r vi

19 Obs.: Num prisma, a dispersão da luz branca se verifica de modo mais acentuado, pois nesse caso a luz atravessa duas superfícies dióptricas.

20 10) Refração da Luz na Atmosfera a) Posição aparente A posição aparente de um astro é mais elevada do que a real.

21 b) Miragens TVd vn Região Quente

22 Região Fria

23 c) Arco-íris Na atmosfera esse fenômeno é determinado pela refração e posterior reflexão da luz solar no interior de gotículas de água em suspensão no ar. Na refração a luz solar se decompões.

24 Recomendações https://www.youtube.com/watch?v=nMkOhiDPM8o https://www.youtube.com/watch?v=wskKu-a8ywI https://www.youtube.com/watch?v=IvphKB4lwmI


Carregar ppt "1) Considerações preliminares Para que a refração seja o fenômeno predominante, o meio 2 deve ser transparente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google