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PublicouCláudia Marinho Araújo Alterado mais de 8 anos atrás
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SISTEMA IDEAL DE EDUCAÇÃO BIOMAS BRASILEIROS Disciplina de Ciências Profº. Carlos
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SISTEMA IDEAL DE EDUCAÇÃO BIOMA: Biosfera dividida de acordo com o tipo de clima e de solo. Relacionamento específico do homem com cada bioma
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SISTEMA IDEAL DE EDUCAÇÃO FLORESTA AMAZÔNICA -50% do território nacional; -Região Norte, e parte do MA e MT; -Quente e úmido (28 °C); -IP – 2500 mm/ano (fevereiro e julho).
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SISTEMA IDEAL DE EDUCAÇÃO Biodiversidade Vegetação: - florestas de terra firme - várzeas - matas de igapó Vegetação: - florestas de terra firme - várzeas - matas de igapó Emergentes 60 metros Dossel 40 metros Bosque 25 metros Solo Sub-bosque 5 metros ESTRATOS
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SISTEMA IDEAL DE EDUCAÇÃO Amazônia Legal -59% do território brasileiro; -Planejar e promover o desenvolvimento social e econômico; -Extração de madeira -Agropecuária -Garimpo
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SISTEMA IDEAL DE EDUCAÇÃO MATA ATLÂNTICA -Estende-se do RS – RN; -7% área original; -Clima variável; -Umidade predomina;
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SISTEMA IDEAL DE EDUCAÇÃO Vegetação Mata de Araucárias Campos de Altitude Campos de Altitude Biodiversidade
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SISTEMA IDEAL DE EDUCAÇÃO Ameaças ao bioma Mata Atlântica - Destruição – período colonial; -Abriga 70% da população e indústrias; -Falta de planejamento urbano; -Crescimento desordenado; -Mineração; -Monocultura (eucalipto).
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SISTEMA IDEAL DE EDUCAÇÃO CERRADO -Segundo maior bioma do país; -Região central (12 estados); -Verão (quente e úmido); -Inverno (frio e seco); -Nascentes de vários rios; -Aquífero Guarani
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SISTEMA IDEAL DE EDUCAÇÃO Vegetação Cerrado típico Cerradão Campo cerrado Veredas -Estrato herbáceo; -Árvores baixas (20 m); -Tronco e galhos retorcidos; -Afastadas.
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SISTEMA IDEAL DE EDUCAÇÃO Biodiversidade Destruição do Cerrado 45% alterado em virtude da: -Exploração de madeira; -Pecuária, -Monocultura (soja e cana).
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SISTEMA IDEAL DE EDUCAÇÃO CAATINGA -10% do território brasileiro; -Região nordeste ao norte de MG; -Semiárido, seco e baixo IP (650 mm); -Temperaturas elevadas; -Rios temporários e perenes. Vegetação -Xerofítica – adaptação; -Espécies caducifólias: perdem as folhas folhas pequenas (espinho) folhas carnosas (armazenar água) raízes profundas -Xerofítica – adaptação; -Espécies caducifólias: perdem as folhas folhas pequenas (espinho) folhas carnosas (armazenar água) raízes profundas
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SISTEMA IDEAL DE EDUCAÇÃO Biodiversidade Ameaças à Caatinga
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SISTEMA IDEAL DE EDUCAÇÃO PANTANAL -Abrange MT, MS (Paraguai e Bolívia); -Quente e úmido (verão); -Frio e seco (inverno); -Cheias (novembro a abril); -Alagamentos - “Grande Pântano”; -Vazante: vegetação exuberante (ervas e capins). Vegetação e biodiversidade “Mosaico” Ameaças ao Pantanal -Turismo; -Pecuária; -Agricultura.
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SISTEMA IDEAL DE EDUCAÇÃO CAMPOS SULINOS (PAMPAS) -Vastas colinas: RS – Uruguai e Argentina; -Clima subtropical (18 °C); -Banhados (litoral – áreas alagadas); -Minuano: vento frio (regiões polares). -Ervas e capins; -Poucas árvores e arbustos; -Forrageiras: nutritiva. Vegetação e biodiversidade Ameaças ao Campos Sulinos - Criação de gado: erosão do solo -Agricultura intensiva: empobrecimento do solo fertilizantes desertificação - Criação de gado: erosão do solo -Agricultura intensiva: empobrecimento do solo fertilizantes desertificação
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SISTEMA IDEAL DE EDUCAÇÃO MITOSE
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SISTEMA IDEAL DE EDUCAÇÃO MITOSE
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SISTEMA IDEAL DE EDUCAÇÃO MITOSE
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SISTEMA IDEAL DE EDUCAÇÃO MITOSE
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