A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

No advento, a Liturgia apresenta vários personagens que prepararam os homens para a 1.ª vinda de Cristo. MARIA vai ser hoje a grande companheira na.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "No advento, a Liturgia apresenta vários personagens que prepararam os homens para a 1.ª vinda de Cristo. MARIA vai ser hoje a grande companheira na."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 No advento, a Liturgia apresenta vários personagens que prepararam os homens para a 1.ª vinda de Cristo. MARIA vai ser hoje a grande companheira na caminhada. Modelo de fé e de esperança para os que aguardam a manifestação da Salvação. As mães esperam com grande intensidade a vinda do próprio filho... Maria também esperou o seu filho, sabendo que era também Filho de Deus... As Leituras ajudam-nos a viver esta realidade...

4 Na 1.ª Leitura, David prepara uma MORADA para Deus. (2Sm 7,1-5.8b-12.14ª.16) David, já idoso, mostra-se insatisfeito em morar numa casa luxuosa e a Arca da Aliança, sinal da presença de Deus no meio do Povo, estar numa simples tenda, debaixo de uma lona... Por isso constrói um templo. Deus promete-lhe um filho que garantirá a prosperidade, a paz e a justiça... Essa promessa concretizar-se-á em Jesus.

5 A 2.ª Leitura é um Hino de louvor a Deus, pelo plano de salvação por Ele preparado e que se manifestou em Jesus a todos os povos. (Rm 16,25-27) O Evangelho fala de uma MORADA para Jesus, preparada pelo próprio Deus: Maria de Nazaré, com seu SIM, tornou-se o primeiro templo vivo do Salvador. (Lc 1,26-38) - Israel esperava o Messias: um grande rei, forte e poderoso... Por isso olhava para Belém, a cidade natal do Rei David. - Mas o olhar de Deus voltou-se para um vilarejo pobre e desconhecido da Galileia... com um DIÁLOGO entre Maria e o Anjo:

6 A Saudação do Anjo: "Alegra-te, ó amada de Deus, o Senhor está contigo." A alegria de Maria não nasce por se tornar a futura mãe de Jesus, mas sobretudo porque o "Senhor está com ela...", antes mesmo de conceber... * O Senhor está conosco? O que podemos fazer, para que ele esteja conosco? A alegria do Natal só pode ser plena, se o Senhor estiver conosco.

7 + A Proposta de Deus: "Conceberás um Filho". Deus convida-a para ser a Mãe do Messias, que Israel tanto esperava. Diante da dificuldade apresentada, o Anjo garante-lhe: “O Espírito Santo descerá sobre ti... conceberás e darás à luz um Filho...” E o Anjo garante-lhe: até tua prima Isabel conceberá um filho na velhice. “Para Deus nada é impossível”

8 A Resposta de Maria: "Eis aqui a "Serva" do Senhor, 'FAÇA-SE' (Fiat) em mim segundo a tua palavra." * O "Faça-se" de Deus criou do nada todas as coisas... O "Faça-se" de Maria tornou possível a Redenção... Maria torna-se o templo da Nova Aliança, muito mais precioso que o templo desejado por David: Um templo vivo que encerra não a Arca sagrada, mas o Filho de Deus.

9 Que nos diz a História de Maria hoje? 1.Deus ama os homens e tem um projecto de vida plena para lhes oferecer, através de Jesus Cristo. 2. Maria mostra como é possível fazer Jesus nascer no mundo : Através de um Sim incondicional aos projectos de Deus. * Ele espera o nosso Sim para continuar a vir ao mundo e a oferecer aos irmãos a Salvação e a Vida de Deus.

10 3. Maria torna-se instrumento de Deus porque foi atenta aos projectos de Deus e disponível em acolher e testemunhar com amor as suas propostas. 4. Qual a nossa resposta aos apelos de Deus? A exemplo de Maria, devemos dar também o nosso "Sim" generoso, - numa entrega total nas mãos de Deus e - num acolhimento radical dos caminhos de Deus.

11 5. Como é possível esta entrega total a Deus? Através de uma vida de diálogo, de comunhão, de intimidade com Deus. Maria de Nazaré foi uma pessoa de oração e de fé, que fez a experiência do encontro com Deus e aprendeu a confiar totalmente n’Ele. O caminho é o mesmo ainda hoje... para todos nós. * No meio da agitação de todos os dias, encontramos tempo e disponibilidade para isso?

12 Original: Pe. Antônio G. Dalla Costa CS Adaptação: Pe. Manuel José Torres Lima 21.12.2008 A exemplo de Maria, preparemos para o Senhor uma MORADA no nosso coração e na nossa família. Só assim o "Senhor estará também conosco..." e a nossa alegria neste Natal será completa...


Carregar ppt "No advento, a Liturgia apresenta vários personagens que prepararam os homens para a 1.ª vinda de Cristo. MARIA vai ser hoje a grande companheira na."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google