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Seminário 1 FRAZER, James – O Ramo de Ouro, Rio de Janeiro, Editora Guanabara, 1982 (Cap.3 – A magia simpática) Antropologia I (FLA 0101) – Prof. Vagner.

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1 Seminário 1 FRAZER, James – O Ramo de Ouro, Rio de Janeiro, Editora Guanabara, 1982 (Cap.3 – A magia simpática) Antropologia I (FLA 0101) – Prof. Vagner Gonçalves Ítalo Almeida8509996 Marina Oliveira8524896 Roberto Hauy 1887075 11/03/2016

2 Pauta para discussão Como o etnocentrismo de Frazer influenciou seu trabalho? o O homem europeu do século XIX é o fim da cadeia evolutiva social? Frazer tentou transformar a Antropologia Social em ciência exata? Até que ponto isso faz sentido? o Método de análise científica X “modelo universal de sociedade” o É a armadilha das ciências humanas equivalente à Teoria Geral do Universo perseguida por Einstein, Hawking etc.? Quais são os resquícios (“relíquias”) de hábitos remanescentes da evolução (no que se refere à mística) que podem ser observados ainda hoje em nossa sociedade? o Superstições, práticas religiosas, TOC... Cultura é uma exclusividade dos povos civilizados? o Os ditos “selvagens” não possuem uma cultura própria? Em que medida o evolucionismo cultural pode ter fomentado (ou abrandado) preconceitos na sociedade? o Racismo, preconceito religioso ou social... As teorias de Frazer dão espaço na evolução da humanidade para uma alternativa à “cultura ocidental”? o Nós somos o “fim da linha”? Tribos americanas, africanas ou polinésias poderiam (ou ainda podem) evoluir para um estágio distinto de cultura? o Os “selvagem” estão extintos?

3 Contexto Histórico - 1890 Pós Revolução Industrial – 2ª fase 1840 – 1870 o Evolução tecnológica o Mudança radical na sociedade Sociologia como ciência o Émile Durkheim (1858 – 1917) o Karl Marx (1818 – 1883) O protagonismo da ciência Entender o Homem como ser social  Como o Homem “selvagem” chegou até aqui?

4 Evolucionismo Cultural A história da humanidade segue um caminho progressivo, independentemente do povo analisado, ou época o Monogenismo – origem comum da humanidade Morgan (1818-1881) o A evolução tem que passar por determinados estágios de desenvolvimento o Os estágios são marcados pelas invenções, descobertas e instituições o Segundo Morgan, os estágios são: Selvageria, Barbárie e Civilização Tylor (1832-1917) o Cultura/Civilização é “tudo aquilo que é adquirido pelo homem como membro de uma sociedade” como “conhecimento, crença, arte, moral, lei, costume e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos” o O estudo da cultura deve ser feito como ciência o O fenômeno da cultura deve ser entendido e organizado como evolutivo Frazer (1854-1941) o “descobrir as leis gerais às quais se possa presumir que os fatos particulares se conformam” o Importância em estudar o homem primitivo (selvagem) que é a origem o Resquícios de hábitos evolutivos anteriores são encontrados nos mais avançados

5 Sobre o autor Sir James George Frazer (1854 – 1941) Antropólogo britânico (escocês) Principal obra – O Ramo de Ouro (1890) Formação acadêmica Academia de Helensburg, Dumbarton Universidade de Glasgow (1869) Trinity College em Cambridge (1874) Nunca fez pesquisa de campo. Recebia relatórios de missionários e administradores do império sobre costumes, hábitos e crenças dos habitantes locais

6 O Ramo de Ouro Escrito em 1890 Trata sobre a evolução do pensamento humano do mágico e religioso para o pensamento científico A história “a regra para a sucessão do sacerdócio no templo do bosque de Nemi, perto de Roma. Qualquer um poderia se tornar sacerdote e rei do bosque, desde que primeiro arrancasse um ramo — o ramo de ouro — de uma certa árvore sagrada daquele bosque e, em seguida, matasse o sacerdote“ é o ponto de partida para desenvolver um trabalho sobre o pensamento mítico por meio do estudo e correlação de mitos, folclores e religiões de diversas culturas.

7 O Ramo de Ouro Acontecimentos na natureza: Percebe, relaciona e manipula.

8 O Ramo de Ouro Experiência mágica Mágica teórica. Mágica teórica vista como as leis universais. Magia homeopática: um semelhante produz outro semelhante e/ou que um efeito se assemelha a sua causa - lei da similaridade. Magia contagiosa: as coisas que estão em contato, continuam a agir umas sobre as outras - lei do contato ou contágio.

9 O Ramo de Ouro Magia contagiosa - erro consiste na ideia de que o contato, uma vez estabelecido, não se rompe nunca. As duas supõe a possibilidade de interação entre objetos distantes e provavelmente não relacionáveis, no que diz respeito à explicação de fenômenos da natureza. “selvagens” ou “desprovidos de devida inteligência”, tais como povos que praticam rituais de magia, são supersticiosos, que tentam evitar tabus ou aumentar a probabilidade de acontecimentos de coisas positivas.

10 O Ramo de Ouro O desenvolvimento da classe de magos foi fundamental para a evolução política e religiosa da sociedade. Neste caso o papel do mago passa a equivaler a de um chefe ou rei (concentração do poder) Despotismo, sob esse aspecto, foi benéfico para a humanidade. “A ascensão da monarquia parece ser uma condição essencial para a superação da selvageria pela humanidade”

11 Pauta para discussão Como o etnocentrismo de Frazer influenciou seu trabalho? o O homem europeu do século XIX é o fim da cadeia evolutiva social? Frazer tentou transformar a Antropologia Social em ciência exata? Até que ponto isso faz sentido? o Método de análise científica X “modelo universal de sociedade” o É a armadilha das ciências humanas equivalente à Teoria Geral do Universo perseguida por Einstein, Hawking etc.? Quais são os resquícios (“relíquias”) de hábitos remanescentes da evolução (no que se refere à mística) que podem ser observados ainda hoje em nossa sociedade? o Superstições, práticas religiosas, TOC... Cultura é uma exclusividade dos povos civilizados? o Os ditos “selvagens” não possuem uma cultura própria? Em que medida o evolucionismo cultural pode ter fomentado (ou abrandado) preconceitos na sociedade? o Racismo, preconceito religioso ou social... As teorias de Frazer dão espaço na evolução da humanidade para uma alternativa à “cultura ocidental”? o Nós somos o “fim da linha”? Tribos americanas, africanas ou polinésias poderiam (ou ainda podem) evoluir para um estágio distinto de cultura? o Os “selvagem” estão extintos?

12 Bibliografia http://global.britannica.com/biography/James-George-Frazer. Acesso em: 05/03/2016 às 0h43 http://global.britannica.com/biography/James-George-Frazer. FRAZER, James – O Ramo de Ouro, Rio de Janeiro, Editora Guanabara, 1982 (Cap.3 – A magia simpática) FRAZER, James – O Ramo de Ouro, Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1982 (Prefácio – Darcy Ribeiro) WITTGENSTEIN, Ludwig – Observações sobre “O Ramo de Ouro” de Frazer. In Suplementoda Revista Digital AdVerbum 2 (2): Jul a Dez 2007 CASTRO, Celso. (org.). Evolucionismo Cultural. Textos de Morgan, Taylor e Frazer. Rio de Janeiro, Zahar, 2005


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