A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diagnóstico das Vigilâncias Municipais Período: Julho 2014 a outubro 2015 Subsecretaria de Vigilância em Saúde Superintendência de Vigilância Epidemiológica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diagnóstico das Vigilâncias Municipais Período: Julho 2014 a outubro 2015 Subsecretaria de Vigilância em Saúde Superintendência de Vigilância Epidemiológica."— Transcrição da apresentação:

1

2 Diagnóstico das Vigilâncias Municipais Período: Julho 2014 a outubro 2015 Subsecretaria de Vigilância em Saúde Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental Subsecretaria de Vigilância em Saúde Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental

3 Realizar diagnóstico sobre aspectos estruturantes no âmbito das Vigilâncias em Saúde dos municípios. Objetivo Geral:

4 Identificar as principais estruturas disponíveis nas VS dos 50 municípios pesquisados; Sistematizar as informações colhidas em modelo de instrumento próprio, contendo informações estratégicas para o diagnóstico; Descrever os nós críticos que podem interferir no processo de trabalho das equipes de VS nos municípios; Caracterizar minimamente, com base nos aspectos pesquisados, a capacidade de organização para respostas às demandas de VS nos municípios; Subsidiar a SVS/SES-RJ na elaboração de recomendações para as VS dos municípios. Objetivos específicos:

5 Foi aplicado um instrumento elaborado pelas áreas técnicas da SES, que contemplava questões estruturantes da Vigilância Epidemiológica e Ambiental; Foram selecionados 20 itens para esta apresentação; Foi usada uma planilha de excel, atribuindo nota “0” (item NÃO contemplado) e “1” (item contemplado), para produção dos gráficos; Metodologia:

6 Juntamente com os NDVS, foram realizadas visitas in loco em 33 municípios, permitindo a obtenção de um diagnóstico situacional atualizado da infraestrutura material e humana, organizativa e de processo de trabalho (não foi possível realizar nenhuma visita in loco na região noroeste); As informações dos demais municípios considerados neste levantamento, foram obtidas através de envio de questionário para os NDVS, que foram encaminhados para os municípios responderem;

7 Itens avaliados: 0 = O item NÃO está contemplado/negativo 1 = O item está contemplado/positivo 1VS_Pub.Vigilância em Saúde Publicada 2Vig.Epid.Vigilância Epidemiológica 3VE_oficialNomeado oficialmente 4Vig. Amb.Vigilância Ambiental 5VA_OficialNomeado oficialmente 6Vig. Sanit.Vigilância Sanitária 7VISA_ OficialNomeado oficialmente 8Saud. Trab.Saude do Trabalhador 9ST_OficialNomeado oficialmente 10Vigiágua 11Vigisolo 12Vigiar 13Vigidesastre 14PC DenguePlano de Contingência DENGUE 2014/2015 enviado para a SES 15PC DesastresPlano de Contingência DESASTRES enviado para a SES 16Busca AtivaRealizam busca ativa das DNCs nas Unidades de Saúde 17Ivestig. ÓbitosRealizam investigação dos óbitos prioritários ( infantil/fetal/materno e mal definidas ) 18Inf_EpidemioElaboram informes epidemiológicos 19Indicad. PQAVSRealizam análise dos indicadores do PQAVS e os da Pactuação Anual 20Real. 4 LIRAaConseguiram cumprir todos os Ciclos do LIRAa de acordo com o Pactuado

8 Resultados:

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18 Desdobramentos: Envio do resultado do diagnóstico, com respectivas recomendações, por ofício e por e- mail, para 19 municípios; Análise dos resultados pelas áreas técnicas, para definição de ações de apoio aos municípios; Concluir o diagnóstico nos demais municípios.

19 Mariane (Assessora - SVEA) Célia (Assessora - SVEA) Equipes dos NDVS Municípios participantes da pesquisa Agradecimentos:

20 “Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.” (Antoine de Saint-Exupéry) “Não é preciso ter olhos abertos para ver o sol, nem é preciso ter ouvidos afiados para ouvir o trovão. Para ser vitorioso você precisa ver o que não está visível.” (Sun Tzu)

21 Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Ambiental – SVEA Tel.: (21) 2333-3889/3890 dayse.fernandes@saude.rj.gov.brdayse.fernandes@saude.rj.gov.br (Assessora) mario.ribeiro@saude.rj.gov.brmario.ribeiro@saude.rj.gov.br (Superintendente)


Carregar ppt "Diagnóstico das Vigilâncias Municipais Período: Julho 2014 a outubro 2015 Subsecretaria de Vigilância em Saúde Superintendência de Vigilância Epidemiológica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google