Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouAna Pierina Alves Aninha Alterado mais de 7 anos atrás
1
EDITOR DE PLANILHAS MICROSOFT EXCEL 2010
2
ABRINDO O EXCEL INICIANDO O EXCEL
Para abrir o programa Excel, siga os seguintes passos: Clique no botão INICIAR; Todos os Programas; Microsoft Office; Microsoft Office Excel 2010.
3
ou
4
A TELA DO EXCEL BARRA DE MENUS GUIAS BARRA DE FORMATAÇÃO
BARRA DE FÓRMULAS CÉLULA PLANILHAS
5
OS COMPONETES DO EXCEL O Excel é composto por cinco partes principais:
1) Pasta; 2) Planilha; 3) Coluna; 4) Linha; 5) Célula.
6
PASTA É denominado “PASTA” todo arquivo que for criado no software “Excel” Os arquivos criados terão a extensão “.xlsx” Obs.: em versões anteriores a extensão será apenas “.xls”
7
PLANILHA Uma “PLANILHA” é onde será executado todo o trabalho e por isso ela é fundamental. Inicialmente o Excel apresenta três guias de planilhas. Estas guias permitem que várias planilhas sejam armazenadas em um único arquivo.
8
INSERIR NOVA PLANILHA
9
RENOMEAR A PLANILHA
10
COR DA GUIA
11
COLUNA É o espaçamento entre dois traços na vertical. As colunas do Excel são representadas pelas letras, de acordo com a ordem alfabética.
12
LINHA É o espaçamento entre dois traços na horizontal.
As linhas de uma planilha são representadas pelos números.
13
INSERIR LINHAS E COLUNAS
INSERINDO LINHA NA PLANILHA: Posicione o cursor ABAIXO da linha a ser inserida BOTÃO DIREITO/ INSERIR / LINHA INSERINDO COLUNA NA PLANILHA: Posicione o cursor À DIREITA da coluna a ser inserida BOTÃO DIREITO/ INSERIR / COLUNA
14
CÉLULAS As células são formadas através da intersecção de uma coluna com uma linha e cada célula tem um endereço (nome), que é mostrado na caixa de nome que se encontra à esquerda da barra de fórmulas.
15
LARGURA E ALTURA Uma sequência de símbolos “ # ” em uma célula indica que a coluna não é larga o suficiente para exibir os resultados das fórmulas. Para modificar a largura da coluna, posicione a seta do mouse no topo da Planilha entre duas colunas (por exemplo, entre A e B) aparecerá uma dupla seta na linha que separa as duas colunas, clique e arraste até o tamanho desejado da coluna ou dê dois cliques para que a largura da coluna assuma o tamanho ideal.
16
SEQUÊNCIAS ALÇA DE PREENCHIMENTO
Com esse recurso é possível criar sequências de forma rápida e interativa. A “Alça de Preenchimento” é representada por um pequeno quadradinho na parte inferior direita da célula.
18
FORMATAÇÃO A formatação pode ser feita pela Guia Arquivo, ou então pelo menu Formatar Célula, clicando sobre ela com o botão direito do mouse após a seleção do texto a ser formatado.
20
Aba ALINHAMENTO: Permite formatar o texto tanto na horizontal como vertical, em três posições diferentes, podendo incluir uma opção de RETORNO AUTOMÁTICO DO TEXTO, quando o texto for maior que a célula.
22
Aba FONTE: Permite selecionar o tipo da fonte, estilo, tamanho, cor e efeitos.
24
Aba BORDA: Permite definir efeito de borda para a célula selecionada, incluindo os quatro lados simultaneamente. Pode-se escolher um estilo, cor e espessuras para lados diferentes.
26
CÁLCULOS
27
SOMA O Excel nos oferece a opção AutoSoma representado pelo símbolo “ Σ”. Uma das formas de utilizar esse recurso é selecionar as células que você deseja somar e clicar na opção de AutoSoma. A soma dos valores aparecerá na célula seguinte.
29
A fórmula “ =SOMA(A1+A8) ” irá somar todos os valores que se encontram no endereço A1 até o endereço A8. Os dois pontos indicam até, ou seja, some de A1 até A8. A fórmula será sempre a mesma, só mudará os devidos endereços dos valores que você deseja somar.
39
FILTRO Para encontrar com mais facilidade alguns dados dentro de uma tabela, usamos o filtro. Crie a seguinte tabela e, em seguida, selecione a linha dos títulos que serão utilizados:
40
Em seguida, vá em Classificar e Filtrar - Filtro
Esta ferramenta é boa para selecionar dados numa lista grande. Filtrar é exibir dados que atendem uma certa condição e ocultar os demais.
41
Os títulos receberam agora um símbolo , por meio do qual você poderá selecionar apenas as informações necessárias. Para voltar a visualizar a tabela completa, basta clicar sobre o flitro selecionado.
42
GRÁFICOS Selecione os dados que deseja usar no gráfico, depois clique no menu Inserir e escolha o tipo de gráfico desejado.
45
FORMATANDO O GRÁFICO Com o gráfico selecionado, uma Guia chamada Ferramentas de Gráfico aparecerá. Clique sobre as opções apresentadas para fazer a formatação do gráfico. Insira um título; Nomeie o eixo X; Nomeie o eixo Y. OPÇÕES NA ABA LAYOUT
46
ÁREA DE PREENCHIMENTO Clicando sobre uma coluna, todas serão selecionadas. Clique novamente para selecionar apenas uma, então, clique sobre a aba Formatar e escolha a cor de preenchimento desejada.
47
SALVAR
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.