A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

"Ninguém é capaz de escrever bem se não sabe bem o que vai escrever" (CAMARA JR., 1978)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: ""Ninguém é capaz de escrever bem se não sabe bem o que vai escrever" (CAMARA JR., 1978)"— Transcrição da apresentação:

1 "Ninguém é capaz de escrever bem se não sabe bem o que vai escrever" (CAMARA JR., 1978)

2 A produção científica, exige do pesquisador a leitura de fontes fidedignas e sedimentadas por seus pares e/ou comunidade acadêmica. Além da leitura atenta do texto, a busca criteriosa do material e seleção do que será utilizado em forma de citação textual ou livre em seu trabalho será o “selo” de credibilidade de sua investigação. Podemos fazer citações textuais, são transcrições literais das palavras do autor e, também, citações livres, isto é, quando o pesquisador elabora um texto de sua autoria a partir das ideias do autor. Profa. Maria José Damiani Costa

3 Então, se transformará em citação a ideia, paradigmas teóricos, hipóteses de um autor, encontrada pelo pesquisador em algum documento lido ou consultado durante a realização de sua investigação que servirá para fundamentar o seu texto científico/acadêmico. Profa. Maria José Damiani Costa

4 Como lembrar todas as leituras, autores, ideias...? Fichamento ou relatório de leitura é uma forma organizada de registrar as informações adquiridas no processo de leitura de um texto. Elaborar um relatório de leitura é selecionar, organizar e registrar informações, que são úteis ao leitor, relevantes para sua investigação e que de modo prático e pontual permita sua recuperação. Profa. Maria José Damiani Costa

5 Por que é importante registrar?  O fichamento ou relatório de leitura é importante porque registra as ideias principais do autor que está sendo estudado, principalmente no que se refere às citações textuais, garantindo integridade e correção da referência, para uso nos trabalho.  Anotar ideias que ocorram durante a leitura;  Reter elementos que permitam sua seleção posterior e fácil localização no momento de necessidade. http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA_lUAA/fichamento Profa. Maria José Damiani Costa

6 Para Henriques e Medeiros (1999, p.100), o fichamento objetiva: a) identificar as obras consultadas; b) registrar o conteúdo das obras; c) registrar as reflexões proporcionadas pelo material de leitura; organizar as informações colhidas. Assim sendo, os fichamentos ou relatórios de leitura, além de possibilitarem a organização dos textos pesquisados e a seleção dos dados mais importantes desses textos, funcionam como método de aprendizagem e memorização dos conteúdos, constituindo-se em instrumento básico para a redação de trabalhos científicos. http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA_lUAA/fichamento Profa. Maria José Damiani Costa

7 De acordo com o propósito: Podem ser considerados dois tipos de fichamento:  Fichamento como exercício acadêmico - simples propósito de resumir um texto (resumo).  Fichamento no contexto da pesquisa ou da revisão bibliográfica - está centrada num tema, a decisão sobre o que retirar de um texto ou de uma obra e registrar sob a forma de resumo ou de citação http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA_lUAA/fichamento Profa. Maria José Damiani Costa

8 Como organizar a ficha de leitura ou relatório de leitura? Pode ser organizado de diferentes maneiras de acordo com seu propósito. Pode apresentar:  o resumo das ideias;  citação ou comentário pessoal do pesquisador;  o conteúdo resumido e as citações textuais, ou seja, transcrições mais significativas de trechos do conteúdo, sempre entre aspas e com indicação da respectiva página e ano de publicação. Profa. Maria José Damiani Costa


Carregar ppt ""Ninguém é capaz de escrever bem se não sabe bem o que vai escrever" (CAMARA JR., 1978)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google