A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EXPRESSÃO GÊNICA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EXPRESSÃO GÊNICA."— Transcrição da apresentação:

1 EXPRESSÃO GÊNICA

2 EXPRESSÃO GÊNICA É o resultado do processo de leitura e decodificação da informação contida no DNA. Esse resultado, ou produto, são as proteínas em si!

3 O DNA É UMA MOLÉCULA INFORMACIONAL!!!!
PROPRIEDADES DO DNA É A MOLÉCULA RESPONSÁVEL PELA TRANSMISSÃO DE CARACTERÍCAS AOS DESCENDENTES. POSSIBILITA A HEREDITARIEDADE. CAPACIDADE DE REPLICAÇÃO. CAPACIDADE DE CARREGAR INFORMAÇÕES. O DNA É UMA MOLÉCULA INFORMACIONAL!!!!

4 PROPRIEDADES DO DNA O DNA contém um código que quando decodificado serve de informação para a produção de uma proteína. DNA serve de molde para o mRNA. O mRNA é usado como molde para fazer a proteína.

5 PROPRIEDADES DO DNA Não é qualquer trecho do DNA que serve de molde, mas apenas os genes. GENES: um trecho de DNA que, na maioria as vezes, codifica uma proteína! Não codificará se acontecer de não formar o mRNA.

6 Tipos de RNA. Rna mensageiro (mRNA) - responsável pela transcrição.
Rna ribossômico (rRNA) e Rna transportador (tRNA)- são responsáveis pela tradução.

7 Tradução RNA polimerase se liga a região promotora → Abre a fita de DNA e a percorre → Ao ler a sequência de nucleotídeos coleta nucleotídeos de RNA a fim de copiar (transcrever) os nucleotídeos presentes na sequência do gene (fazendo a devidas substituições). Cuidado! O DNA não se transforma em RNA, mas sim, serve de molde para o mRNA.

8 Transcrição em procariotos
Um promotor pode controlar a transcrição de mais de um gene. É o denominado OPERON. Nos eucariotos temos um promotor para cada gene. mRNA polissistrônico (procariotos) mRNA monossistrônico (eucariotos) Vantagem: O processo torna-se mais simples, sem contar que, em regra, são genes envolvidos no mesmo processo. Assim ao sintetizar uma proteína, sintetizará as outras.

9 Transcrição em eucariotos
Os genes eucariotos não são contínuos. Existem as regiões codificadas (exons) e as não codificadas (introns). O mRNA primário possui as duas regiões e por meio de um processo denominado Splicing os introns são retirados.

10 Transcrição em eucariotos

11 Transcrição em eucariotos
Vantagem 1: os exons podem ser combinado de formas diferentes, possibilitando que um gene produza mais de um tipo de proteína: Processamento alternativo. Vantagem 2: Por ter um núcleo delimitado pela carioteca a célula eucariótica tem tempo para fazer as combinações que lhe interessar, pois o processo de leitura da o mRNA (tradução) só acontecerá no citoplasma. Nos procariotos os dois processos (transcrição e tradução ocorrem quase que simultaneamente). Temos genes e proteínas.

12 Controle da expressão gênica.
Todas as células de nosso corpo tem os mesmo genes, mas transcrevem conjuntos diferentes de genes, a essa forma de organização denomina-se Controle da expressão gênica.

13 Tradução 2° etapa do processo de expressão gênica.
Na transcrição o processo é base a base. Na tradução a cada três bases tem-se um aminoácido (aa). Cada conjunto de três bases denomina-se códon. Observação: as proteínas são feitas de aa, mas cada proteína tem uma sequência específica de aa. Isso quem define é o gene!

14 Tradução

15 Tradução

16 Tradução sequência de acontecimentos
mRNA vai para o citoplasma → subunidade menor do ribossomo se liga ao mRNA→ quando aparece o 1° códon AUG o tRNA emparei o anticódon metionina (UAC)→ Agora a subunidade maior do ribossomo se liga ao mRNA → Ok! O aparato de tradução está montado → a partir do próximo aa ligado tem-se o inicio da tradução → Os aa vão se soltando do tRNA e se ligam aos demais aa por meio de uma ligação peptídica, dando espaço também para a chegada do próximo tRNA → Ao encontrar um códon de terminação (UAA ou UAG ou UGG- confira na tabela) ao tRNA trás o fator de liberação → o aparato de leitura (tradução é defeito e a proteína está pronta para ser expelida do meio intracelular.

17 Tradução

18 Tradução Filme.

19 Expressão gênica Observações importantes.
O código genético é degenerado, mas não ambíguo. O código genético é universal. Isso torna a engenharia genética possível. A engenharia genética modofica o genôma e não o código genético.


Carregar ppt "EXPRESSÃO GÊNICA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google