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Técnicas de Avaliação de Interfaces Prof. Jorge Cavalcanti.

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1 Técnicas de Avaliação de Interfaces Prof. Jorge Cavalcanti

2 Técnicas de Avaliação Existem diversas técnicas de avaliação e que podem ser classificadas de várias maneiras. Vamos examinar as seguintes: – Observação de usuários – Opinião de usuários – Opinião de especialistas – Teste de desempenho dos usuários – Modelagem do desempenho das tarefas dos usuários, para prever a eficácia de uma interface.

3 Observação de usuários Envolve ver e ouvir os usuários. Observá-los interagindo com softwares, mesmo que casualmente, pode dizer muita coisa sobre o que fazem, o contexto em que estão, como a tecnologia os apóia e outros suportes. Usuários podem ser observados em condições controladas de laboratório (testes de usabilidade) ou em ambientes naturais (estudos de campo).

4 Metas, Questões e Paradigmas Metas e questões proporcionam o foco da observação, por exemplo identificar ou confirmar os objetivos da usabilidade. Independente do paradigma adotado, deve-se buscar um equilíbrio entre o guiado pelas metas e estar aberto a modificar, moldar e redirecionar o estudo, conforme se aumenta a experiência. Observar é algo útil em qualquer momento do desenvolvimento.

5 Como observar Ferramentas básicas de coletas de dados (observação direta, anotações, vídeos etc). Em laboratório, a ênfase está nos detalhes do que os usuários fazem. No campo, o contexto é importante e o foco está em como as pessoas interagem umas com as outras, com a tecnologia e com o seu ambiente. Em ambientes controlados, testes com os equipamentos e sistemas de coleta devem ser feitos antecipadamente, para que tudo ocorra sem transtornos. Em campo, os eventos da observação podem ser complexos e mudarem rapidamente. – Os avaliadores devem contar com um framework para melhor guiá-los, mantendo as metas e questões. – Esses frameworks são úteis também para organizar a observação e a coleta de dados. (Exemplos na pag 388 – Livro Texto)

6 Perguntando a usuários e especialistas As entrevistas e questionários constituem técnicas bem estabelecidas de pesquisas; Podem ser utilizadas em avaliações “rápidas e sujas”, testes de usabilidade e estudos de campo; Podem ser estruturadas (como o estudo de caso HuchWord) ou mais flexíveis (discussão); Os questionários destinam-se mais a coletar resposta a questões específicas, obtendo mais dados quantitativos; As entrevista são usadas para explorar questões, obtendo mais dados qualitativos que quantitativos. As formas e detalhes destes processos são os mesmos para a coleta de requisitos (slide Métodos).

7 Analisando dados Identificar tendências ou padrões nas respostas. Uma planilha pode ser útil; Em geral, são necessárias somente simples estatísticas, como o número ou percentual de respostas por categoria; Se o número de participantes é pequeno, deve-se fornecer valores reais. Para maiores quantidades, recomenda-se usar porcentagem; Gráficos podem ser usados para visualizações mais significativas. Ferramentas para questionários: – http://www.ucc.ie/hfrg/questionnaires/ Software Usability Measurement Inventory (SUMI) Measuring the Usability of Multi-Media Systems (MUMMS) Website Analysis and MeasureMent Inventory (WAMMI)

8 Avaliação Heurística (Nielsen, 1994) Heurística: baseada em conhecimentos ou definições prévias. Uma regra geral que descreve uma propriedade comum em interfaces usáveis; Envolve pequeno conjunto de avaliadores, examinando a interface e julgando suas características em face de reconhecidos princípios de usabilidade (heurísticas); Avaliadores, por experiência, estudam e observam a interface; Não deve ser feita por um único avaliador; Avaliadores não estarão usando o sistema de fato: interfaces não implementadas; Resultado: lista de problemas de usabilidade da interface com referências aos princípios de usabilidade violados.

9 Questões focadas na avaliação heurística:

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13 Testando e modelando usuários Testes de usabilidade constituem um aspecto fundamental do design da interação. Obter dados objetivos do desempenho dos usuários, para medir quanto um produto é usável no que diz respeito às metas de usabilidade. Baseiam-se na combinação de técnicas que incluem observação, entrevistas, questionários e testes com usuários. A modelagem é realizada para predizer a usabilidade, descrevendo o comportamento do usuário frente às interfaces.

14 Testando usuários Nos testes com usuários, mede-se o tempo em que usuários levam para realizar tarefas e o número e tipos de erros que cometem. Tipicamente, envolvem-se de 5 a 12 usuários nos testes. Exemplo de um teste: Medline Plus (pg. 454) Roteiro: – Explicações iniciais e agradecimentos pela participação; – Tempo para exploração inicial; – Execução de tarefas, por ordem de dificuldades; – Observação dos usuários; – Aplicação de questionários; – Coleta de dados – Análise dos dados; – Conclusões e relatos das descobertas.


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