A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

C: LEIS DE NEWTON E ATRITO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "C: LEIS DE NEWTON E ATRITO"— Transcrição da apresentação:

1 C: LEIS DE NEWTON E ATRITO
ENSINO SUPERIOR C: LEIS DE NEWTON E ATRITO Halliday: cap 5-6

2 Leis fundamentais da mecânica
2a LEI DE NEWTON: A resultante das forças aplicadas a um ponto material é igual ao produto de sua massa pela aceleração adquirida. 1a LEI DE NEWTON: Um ponto material isolado (ausência de forças) está em repouso ou em MU.

3 PRINCÍPIO DA AÇÃO E REAÇÃO (3a LEI DE NEWTON)
Sempre que um corpo B exerce uma força sobre um corpo A, este reage exercendo em B uma outra força, de mesma intensidade e direção, mas de sentido contrário. As chamadas forças de ação e de reação não se equilibram, pois estão aplicadas em corpos diferentes. No caso b estão aplicados no mesmo corpo, logo não forma um par de forças da 3ª lei.

4 Força de Arrasto e Velocidade terminal

5 Revisão do EM: MCU utilizado no cap 6 do Halliday
Aceleração tangencial: módulo igual ao da aceleração escalar e direção tangente à trajetória. Aceleração Centrípeta: direção perpendicular à velocidade vetorial e módulo dada pela expressão: Demonstração: fazer fig.

6 FORÇAS EM MCU Força centrípeta: Força tangencial:
Resumo dos movimentos estudados

7 Ramalho R.106: Um veículo de massa m=600kg percorre uma pista curva de raio R=80m. Determine a máxima velocidade que o veículo pode ter para fazer a curva sem derrapar. Há atrito de escorregamento lateral de coeficiente (20m/s=72km/h) R-108: Um corpo descreve um movimento, num plano vertical, no interior de uma superfície esférica (R=2,5 m). Determine a mínima velocidade que o corpo deve ter para não perder contato com a superfície esférica (globo da morte).

8 Pag. 146, ex.30: Isolando o bloco Isolando a prancha
No caso de não escorregar: acelerações iguais Mas se calculamos o atrito estático máximo, verificamos que é menor! Considerando duas acelerações distintas, usamos o coef atrito cinético:

9 Exercício para casa Pag. 147, ex. 51

10 Como L=d (equilátero), teta=30 graus
Pag. 147, ex. 51 Eixo x Eixo y Como L=d (equilátero), teta=30 graus

11 Ex 4.16 pg 84. Dica: considere que a soma dos quadrados das funções seno e cosseno é igual a unidade e resolva a equação de segundo grau fazendo y= cosseno. Para casa!

12 Ex 4.16 pg 84 Eixo y Eixo x


Carregar ppt "C: LEIS DE NEWTON E ATRITO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google