Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Tecido Muscular e Nervoso
Profª MSc Maria de Lourdes Marques Camargo
2
TECIDO MUSCULAR
3
Considerações Gerais Ação 40% massa corporal
Responsáveis por todos os movimentos dos membros e vísceras. Correr Coçar - Voluntários Etc Ação - Involuntários Batimentos cardíacos Peristalse Células altamente contráteis (proteína actina e miosina) Função: movimentação do corpo
4
TECIDO MUSCULAR Características:
As células musculares são alongadas e recebem o nome de fibras musculares ou miócitos. São ricas em proteínas filamentosas, que recebem o nome de miofilamentos e são responsáveis pela grande capacidade de contração e distenção dessa células. Células muito especializadas; As células são alongadas. - Pode ou não apresentar boa capacidade de regeneração;
5
AS FIBRAS MUSCULARES TÊM CARACTERÍSTICAS PECULIARES
- Células musculares e de algumas estruturas celulares: Célula - fibras musculares ou miócitos. - Membrana Plasmática - sarcolema; - Citoplasma - sarcoplasma; - Retículo Endoplasmático - retículo sarcoplasmático ;
6
ESTRUTURA MUSCULAR ESQUELÉTICA
Tendão – tecido conjuntivo rico em colágeno conexão músculo-osso – periósteo muscular Endomísio Perimísio Epimísio
7
TECIDO MUSCULAR - ESTRUTURAS
9
Tipos de tecidos musculares
Tecido muscular liso ou não-estriado Tecido muscular estriado esquelético Tecido muscular estriado cardíaco
10
1-Tecido muscular Liso ou não estriado
Características: - Suas células são mononucleadas, com miofilamentos de actina e miosina. - O núcleo é central; - As células são fusiformes; com extremidades afiladas. - Não possui estrias transversais; - Apresenta contração lenta e involuntária; - Ocorrência (localização) : útero; vasos sangüíneos ; tubo digestivo; bexiga; músculo eretor do pêlo.
11
Tecido Muscular Liso
12
TECIDO MUSCULAR LISO Músculo liso: o músculo involuntário localiza-se na pele, órgãos internos, aparelho reprodutor, grandes vasos sangüíneos e aparelho excretor. O estímulo para a contração dos músculos lisos é mediado pelo sistema nervoso vegetativo.
13
O tecido muscular liso tem células mononucleadas, alongadas, de extremidades afiladas. O citoplasma apresenta miofibrilas (Miofibrila:mio, músculo, fibrila, pequena fibra),dispostas longitudinalmente, formadas por proteínas contráteis. É o tecido que forma as paredes de vários órgãos, com intestino, vasos sangüíneos, bexiga etc.
14
2-Tecido muscular estriado esquelético:
Características: - Suas fibras são multinucleadas; - Os núcleos são periféricos ; - Possuem estrias transversais ; - Apresenta contração rápida e voluntária; - Células cilíndricas e alongada; Localização: Músculos que estão em contato com os ossos; Corte Transversal de um Músculo Estriado:
15
Muscular estriado esquelético constitui a maior parte da musculatura do corpo, formando o que se chama popularmente de carne. Essa musculatura recobre totalmente o esqueleto e está presa aos ossos, sendo responsável pela movimentação corporal.
16
Músculo estriado esquelético: é inervado pelo sistema nervoso central e, como este se encontra em parte sob controle consciente, chama-se músculo voluntário. As contrações do músculo esquelético permitem os movimentos dos diversos ossos e cartilagens do esqueleto
17
tecido muscular estriado é capaz de contrações rápidas, sob o controle da vontade, denominado esquelético, por se prender aos ossos. Suas células são alongadas cilíndricas e multinucleadas. Apresentam estrias transversais típicas, formadas pela disposição paralela e regular das miofibrilas no citoplasma. Essas miofibrilas são constituídas por duas proteínas contráteis: a actina forma filamentos finos e a miosina filamentos mais grossos.
18
3-Tecido Muscular Cardíaco (estriado cardíaco)
Características: - Suas células são mononucleadas, às vezes podem ter 2 núcleos centrais; - Forma a maior parte do coração -Possui estrias transversais; - Possui discos intercalares (membranas que delimitam a célula); - Suas células são anastomosadas ( interligadas); - Apresenta contração rápida e involuntária; - Localização: Coração (miocárdio)
19
O tecido muscular cardíaco
É um tecido estriado especial, cujas células apresentam estrias como as do tecido esquelético, mas têm apenas um ou dois núcleos e são mais curtas. Além disso, as fibras se fundem umas com as outras pelas extremidades.
20
Músculo cardíaco: este tipo de tecido muscular forma a maior parte do coração dos vertebrados. O músculo cardíaco carece de controle voluntário. É inervado pelo sistema nervoso vegetativo.
21
Fibra Muscular Estriada Cardíaca
Apresenta-se ramificada e com estrias transversais. Pode possuir um ou dois núcleos e se conecta com outras através de estruturas que aumentam sua adesão, os discos intercalares. Ocorrem no miocárdio (músculo cardíaco) e sua contração é rápida e involuntária.
22
Músculo cardíaco
23
Características Tecido muscular Liso Estriado Cardíaco Forma Fusiforme
Filamentar Filamentar ramificada Estrias transversais Ausentes Presentes Núcleo 1 central Muitos periféricos (sincício) Discos intercalares Contração Lenta involuntária Rápida voluntária Involuntária Apresentação Camadas envolvendo órgãos Músculos esqueléticos Paredes do coração ( miocárdio
24
Tônus muscular É o estado de ligeira contração em que o músculo se encontra normalmente. Se não houvesse tônus na musculatura em geral, os músculos demorariam mais para contrair na realização de um movimento. Ou, na face, ficaríamos com “cara de bêbado”.
25
Tecido nervoso
26
TECIDO NERVOSO O sistema nervoso é constituído por todos os tecidos nervosos do organismo. SNC Medula espinhal Encéfalo SNP Nervos, gânglios e terminações nervosas
27
Tecido Nervoso Constituído por dois tipos de células: Células nervosas Neurônios Células de Sustentação Neuróglia ou Glia - (SNC) No SNP - Células de Schwann.
28
Classificam-se em três categorias principais os neurônios:
Neurônios sensoriais Transportam os impulsos dos receptores ao SNC. Neurônios motores Transportam os impulsos do SNC às células efetoras. Neurônios de associação ou interneurônios.
29
Baseado no número de prolongamentos que se estendem a partir do corpo celular os neurônio são classificados como: Um axônio que se divide, perto do corpo em dois grandes prolongamentos Um axônio e dois dendritos ou mais Um axônio e um dendrito
30
Corpo celular, Dendritos e axônios
31
TECIDO NERVOSO
32
Neurônios do Cérebro Têm a função de captar estímulos ambientais ou do próprio corpo, conduzir impulsos nervosos e interpretá-los. Forma os órgãos do Sistema Nervoso. Suas células são estreladas, geralmente longas e são chamadas de Neurônios; possuem as glias As células escuras são células de Purkinje, que estão entre as maiores células nervosas do corpo.
33
Neurônio Neurônio é a unidade morfológica e fisiológica do sistema nervoso. É uma célula composta de um: corpo celular ou pericário, centro de alto metabolismo, onde está o núcleo, e de finos prolongamentos celulares, que podem ser dendritos ou axônios. dendritos são prolongamentos geralmente muito ramificados e que atuam como receptores de estímulos. axônios atuam como condutores dos impulsos nervosos e só possuem ramificações na extremidade.
34
Morfologia do neurônio
O axônio é envolvido por um tipo celular denominado célula de Schwann. Células de Schwann: determinam a formação da bainha de mielina (invólucro lipídico), que atua como isolante térmico e facilita a transmissão do impulso nervoso. Nódulos de Ranvier(nós neurofibroso): região de descontinuidade da bainha de mielina, localizada entre uma célula de Schwann e outra, que acarreta a existência de uma constrição (estrangulamento). Neurilema: A parte celular da bainha de mielina, onde estão o citoplasma e o núcleo da célula de Schwann.
35
Células de sustentação e Nutrição do SNC
Células da Neuróglia (Astro = estrela; cyte = célula) Possuem numerosos prolongamentos que se estendem dos vasos sangüíneos e aos neurônios, onde se expande.
36
Micróglia (micro = pequeno; glia = cola
37
Neurônio= célula nervosa
Nó neurofibroso
38
Células de sustentação do tecido nervoso
SNP Células de Schwann e bainha de mielina.
39
Condução do impulso nervoso
O percurso do impulso nervoso no neurônio é sempre no sentido dendrito --> corpo celular --> axônio.
40
Impulso nervoso
41
Sinapse
42
Sinapse Química Tanto nos gânglios do SNA simpático como nos do parassimpático ocorrem sinapses químicas entre os neurônios pré-ganglionares e os pós-ganglionares. Nos dois casos, a substância neurotransmissora da sinapse é a acetilcolina. SNA parassimpático: o neurotransmissor é a acetilcolina, como nas sinapses ganglionares. SNA simpático: o neurotransmissor é, com poucas exceções, a noradrenalina.
44
Sinapse Química
45
Sinapse Elétrica
46
Condução do impulso nervoso
47
Sinapse
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.