A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ivã Gurgel. Período anterior à Experiência de Oersted (1820) Intuição da Relação Eletricidade Magnetismo; Assimetria das Forças Elétrica e Magnética;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ivã Gurgel. Período anterior à Experiência de Oersted (1820) Intuição da Relação Eletricidade Magnetismo; Assimetria das Forças Elétrica e Magnética;"— Transcrição da apresentação:

1 Ivã Gurgel

2 Período anterior à Experiência de Oersted (1820) Intuição da Relação Eletricidade Magnetismo; Assimetria das Forças Elétrica e Magnética; Descontinuidade dos fenômenos elétricos; Física Matematizada.

3 A partir da experiência de Oersted, todos viram a mesma coisa? A mesma “realidade”?

4 Conflito Elétrico; Turbilhões que saiam do fio; Ação sobre as partículas magnéticas dos corpos.

5 Magnetização das faces do Fio Condutor

6 Extensão da Magnetização do Fio Condutor

7 Extensão Dinâmica da Magnetização do Fio Condutor

8 A maior parte dos cientistas viram um fio se tornar um imã. Era possível “ver” outra coisa?

9 Em 11 de Setembro de 1820, François Arago reproduz a experiência de Oersted na academia de ciências. Ampère declara em uma carta a seu filho: “Depois que eu ouvi falar pela primeira vez da bela descoberta do Sr. Oersted, professor em Copenhague, sobre a ação das corrente galvânicas sobre a agulha magnetizada, eu pensei nela continuamente e eu não fiz nada além de escrever uma grande teoria sobre esses fenômenos e todos aqueles já conhecidos sobre o imã” (Ampère, 1820a, p.1, tradução nossa)

10

11 Ampère, mesmo sem realizar experimentos e achar uma expressão analítica para a ação do condutor sobre a agulha, anuncia seus “resultados simples e gerais”. Ação Diretiva; Ação de Atração e Repulsão; E propõe a nomenclatura “corrente elétrica” para o que é produzido internamente ao condutor.

12 Se baseando nos princípios estabelecidos anteriormente, Ampère irá “concluir” que a causa do magnetismo terrestre é a existência de correntes elétricas na Terra. “a idéia mais simples, e aquela que se apresenta imediatamente a aquele que gostaria de explicar esta direção constante da agulha, não seria ela de admitir na Terra uma corrente elétrica, em uma direção tal que o norte se acharia à esquerda de um homem que, deitado sobre a superfície para ter a face virada do lado da agulha, receberia essa corrente na direção dos seus pés à sua cabeça, de onde concluímos que ela ocorre de leste a oeste, em uma direção perpendicular ao meridiano magnético?” (Ampère, 1820, pgs 55-56, tradução nossa)

13

14 As correntes dentro de um imã: “Agora, se as correntes elétricas são a causa da ação diretiva da terra, as correntes elétricas serão também a causa daquelas de um imã sobre outro imã, de onde se segue que um imã deve ser considerado como um conjunto de correntes elétricas que ocorrem nos planos perpendiculares a seu eixo”

15

16 O primeiro texto de Ampère é composto como uma narrativa. Nova Personagem = Corrente Elétrica. Enredo = Fenômenos de atração e repulsão entre correntes. A caracterização da corrente(sua definição conceitual) se dá quando Ampère mostra que a mesma explicação se mantém em diferentes contextos, isto é, eu posso explicar os efeitos sobre uma bússola, considerando um fio condutor, a Terra, e os próprios imãs como portadores de corrente.

17 Explora novamente os mesmos fenômenos anteriores em um texto baseado em 9 princípios. Realiza seus experimentos.

18 Dispositivo para estudo da atração entre correntes.

19 Dispositivos para simular o campo magnético de imãs.

20

21 O estudo de caso anterior buscou mostrar que o pensamento narrativo e o pensamento matemático podem ocorrer no desenvolvimento da ciência. Nesta situação, o pensamento narrativo primeiramente serviu para dar sentido às experiências e identificar a entidade fundamental nos fenômenos. Esse passo foi condição para que Ampère estruturasse seu pensamento com uma análise matemática que colocou esta entidade como base de sua formulação.

22 Como proposta final, consideramos que o pensamento narrativo possa ser valorizado e trabalhado em aulas de ciências. Ele claramente não exclui o papel de formalização, mas valoriza a dualidade do entendimento.


Carregar ppt "Ivã Gurgel. Período anterior à Experiência de Oersted (1820) Intuição da Relação Eletricidade Magnetismo; Assimetria das Forças Elétrica e Magnética;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google