A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estruturas Homogêneas - Matrizes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estruturas Homogêneas - Matrizes"— Transcrição da apresentação:

1 Estruturas Homogêneas - Matrizes
Algoritmos Aula 8 Estruturas Homogêneas - Matrizes Prof. Luiz

2 Matrizes Matriz também é conhecido como variável composta homogênea multidimensional; Uma matriz computacional é uma “variável composta” capaz de armazenar uma quantia determinada de valores; Uma matriz computacional é inspirada na matriz matemático, que também é capaz de armazenar um conjunto de valores.

3 Matrizes Um conjunto de variáveis do mesmo tipo, que possuem o mesmo identificador(nome) e são alocados seqüencialmente na memória; Como as variáveis tem o mesmo nome, o que as distingue é um índice que referencia sua localização dentro da estrutura. Uma variável do tipo matriz precisa de um índice para cada uma de suas dimensões.

4 Matrizes Exemplo de Matriz: 1 2

5 Matrizes Declaração de uma matriz:
<tipo> <nome variável> [<linhas>][<colunas> ] ; Onde : <linhas> : Quantidade de linhas; <colunas> : Quantidade de colunas; <nome variável>: Nome que você dará a sua matriz- identificação; <tipo>: tipo da matriz.

6 Matrizes Exemplo de declaração: int numero[4][4];
float valores[10][10]; char nomes[7][7];

7 Matrizes Atribuindo valores a matriz:
- As atribuições em matrizes exigem que seja informada a linha e a coluna para saber onde o valor ficará armazenado. numero[0][1] = 56; Numero[3][4] = 100; valores[1][2] = 8.9; valores[1][3] = 0.5; nomes[0][1] = 'a'; nomes[1][3] = “Jose Silva”; nomes[2][7] = '*';

8 Matrizes Preenchendo uma matriz:
- Preencher uma matriz significa atribuir valores a todas as suas posições. - Deve-se implementar um mecanismo que controle o valor do índice. #include <stdio.h> int main () { int mtrx [20][10]; int i,j,count; count=1; for (i=0;i<20;i++) { for (j=0;j<10;j++) { mtrx[i][j]=count; count++; } return(0);

9 Matrizes Mostrando um elemento de uma matriz, também é necessário utilizar índices: #include <stdio.h> int main () { int mtrx [20][10]; int i,j; for (i=0;i<20;i++) { for (j=0;j<10;j++) { printf(“mtrx[%d][%d] = %d \n”, i,j,mtrx[i][j]); } return(0);

10 Trabalhando com matrizes
Podemos usar as matrizes como usamos qualquer outra variável para somar, subtrair e etc. #include <stdio.h> int main () { int mtrx [20][10]; int i,j,count; count=0; for (i=0;i<20;i++) { for (j=0;j<10;j++) { count = count + mtrx[i][j]; } printf(“Count %d\n”, count); return(0);

11 Matriz de strings #include <stdio.h> int main () {
char strings [5][100]; int count; for (count=0;count<5;count++) { printf ("\n\nDigite uma string: "); gets (strings[count]); } printf ("\n\n\nAs strings que voce digitou foram:\n\n"); printf ("%s\n",strings[count]); return(0);

12 Exercícios Faça um programa que preencha uma matriz 10x10 com números inteiros e depois multiplique cada elemento da matriz por 2 e guarde em uma nova matriz e depois mostre o resultado. Faça um programa para ler 4 notas de 3 alunos e guarde os valores em uma matriz. Depois calcular e mostrar a média das notas de cada aluno.

13 Exercícios Faça um programa que preencha duas matrizes 8x8 com números inteiros e depois multiplique a diagonal principal da primeira pela diagonal secundária da segunda. Depois mostre o resultado.

14 Exercícios Elaborar um algoritmo que lê duas matrizes M(4,6) e N(4,6) e cria uma matriz que seja: o produto de M por N; a soma de M com N; a diferença de M com N; Escrever as matrizes calculadas.

15 Exercícios Escreva um algoritmo que lê uma matriz M(5,5) e calcula as somas: a) da linha 4 de M b) da coluna 2 de M c) da diagonal principal d) da diagonal secundária e) de todos os elementos da matriz M Escrever essas somas e a matriz.

16 Exercícios Escrever um algoritmo que lê uma matriz M(10,10) e a escreve. Troque, a seguir: a) a linha 2 com a linha 8 b) a coluna 4 com a coluna 10 Escreva a matriz assim modificada.

17 Exercícios Escrever um algoritmo que lê uma matriz M(10,10) e a escreve. Troque, a seguir: a) a diagonal principal com a diagonal secundária b) a linha 5 com a coluna 10. Escreva a matriz assim modificada.

18 Execícios Escrever um algoritmo que lê uma matriz M(12,13) e divida todos os 13 elementos de cada uma das 12 linhas de M pelo maior elemento em módulo daquela linha. Escrever a matriz lida e a modificada.

19 Exercícios Faça um algoritmo que calcule a média dos elementos da diagonal principal de uma matriz 10 X 10 de números. Faça um algoritmo que calcule a média dos elementos da diagonal secundária de uma matriz 10 X 10 de números.

20 Referência Bibliográfica
FOBERLLONE, André Luiz Villar; EBERSPÄCHER, Henri Frederico. Lógica de programação a construção de algoritmos e estrutura de dados. 3. ed. Makron, 2000. ASCENCIO, Ana Fernanda Gomes; CAMPOS, Edilene Aparecida Veneruchi de. Fundamentos da programação de computadores. 2. ed. Pearson Prentice Hall, 2007. MORAES, Paulo Sérgio de. Curso Básico de Lógica de Programação. Unicamp, 2000.


Carregar ppt "Estruturas Homogêneas - Matrizes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google