A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Um passeio pelas manifestações culturais brasileiras

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Um passeio pelas manifestações culturais brasileiras"— Transcrição da apresentação:

1 Um passeio pelas manifestações culturais brasileiras

2 O Brasil é um país de dimensão continental, que abriga em seu território grandes diversidades naturais e culturais. Nossa cultura é resultado da mistura de tradições principalmente dos povos indígenas, europeus e africanos. Disponível em:< Acesso em: 10 jul

3 O que é folclore? Folclore significa todas as manifestações culturais conservadas pela tradição, tais como: costumes, crenças, superstições, danças, relatos orais, festas etc. Nascidas de uma fonte coletiva universal, presentes na alma do povo desde nossos antepassados. Disponível em: < Acesso em: 10 jul Disponível em: < Acesso em: 10 jul

4 O folclore regional brasileiro
Região Norte Região Nordeste Região Centro-Oeste Região Sudeste Região Sul Disponível em: < Acesso em: 10 jul

5 Região Norte Composta pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, a área é recoberta pela Floresta Amazônica e abriga uma população mestiça descendente de indígenas e portugueses. Trata-se de uma região muito rica em mitos, lendas e histórias que envolvem toda a cultura local. Disponível em: < . Acesso em: 10 jul

6 Manifestações folclóricas da região Norte
Lendas: Iara, Curupira, Vitória-régia, Mandioca, Uirapuru, Boto Rosa. Festas: Círio de Nazaré (Belém), indígenas. Danças: Marujada, carimbó, boi-bumbá, ciranda. Comidas: Caldeirada de tucunaré, tacacá, tapioca, pato no tucupi. Artesanato: Cerâmica marajoara, máscaras indígenas, artigos feitos em palha. Curiosidade: As duas maiores festas populares do Norte são o Círio de Nazaré e o Festival de Parintins.

7 Região Nordeste Composta pelos estados deo Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Apresenta clima tropical marcado por uma estação chuvosa e outra seca. Sua população é uma mistura de africanos, indígenas e portugueses. Disponível em: < . Acesso em: 10 jul

8 Manifestações folclóricas da Região Nordeste
Lendas: Barba ruiva, Cabra-cabriola e Quibungo. Festas: Senhor do Bonfim, Nossa Senhora da Conceição, Iemanjá, Missa do Vaqueiro, festas Juninas, romarias. Danças: Frevo, bumba meu boi, maracatu, baião, capoeira, caboclinhos. Comida: Tapioca, acarajé, vatapá, moqueca de peixe, buchada de bode. Artesanato: Bordados e rendas, cerâmica, cestas de palha, garrafas de areia. Curiosidade: O carnaval na Bahia é comemorado desde o século 17.

9 Região Centro-Oeste Composta pelos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e o Distrito Federal, onde se localiza Brasília, a capital do Brasil. A região abriga importantes reservas indígenas dos Parecis e Xavantes. Disponível em: < . Acesso em: 10 jul (Adaptado).

10 Manifestações folclóricas da região Centro-Oeste
Lendas: Pé de garrafa, Lobisomem, Saci-Pererê, Ramãozinho. Festas: Carvalhada, tourada, festas juninas.  Danças: Tapiocas, congada, reisado folia de reis, cururu e tambor. Comida: Arroz de carreteiro, mandioca, peixes, galinhada com pequi. Artesanato: Redes bordadas, bolsas de capim-dourado, viola de cocho. Curiosidade: A culinária recebe bastante influência do Paraguai. Desse país, vem o gosto pelo mate gelado, ou tererê, e o biscoito chipa.

11 Região Sudeste Formada pelos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo, é uma região repleta de lendas em torno da busca de riquezas nas minas de prata, ouro, diamantes e esmeraldas. Disponível em: < . Acesso em: 10 jul (Adaptado).

12 Manifestações folclóricas da Região Sudeste
Lendas: Lobisomem, Mula sem cabeça, Iara, Lagoa Santa. Festas: Carnaval; festas juninas; rodeios. Danças: Fandango, folia de reis, catira, batuque e quadrilha. Comida: Tutu de feijão, feijoada, linguiça, carne de porco, pão de queijo. Artesanato: Trabalhos em pedra-sabão, colchas, bordados e cerâmica. Curiosidade: O povo da região Sudeste acredita que passar debaixo de escada dá azar e que quem come pé de galinha não junta dinheiro.

13 Região Sul Composta pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, é a menor região do Brasil. A cultura da região é miscigenada devido à influência dos indígenas, africanos e europeus (principalmente portugueses, alemães e italianos). Disponível em: < Acesso em: 10 jul

14 Manifestações folclóricas da região Sul
Lendas: Negrinho do Pastoreio, Sapé, Tiaracaju do Boitatá, Boiguaçú, Curupira, Saci-Pererê. Festas: Nossa Senhora dos Navegadores, da Uva, da Cerveja, em Blumenau (Oktoberfest), festas juninas. Danças: Congada, cateretê, baião, chula, chimarrita, jardineira, marujada. Comidas: churrasco, arroz de carreteiro, feijoada, fervido. Artesanato: Balaios, bolsa e leque em trançado de taquara. Curiosidade: O boi de mamão é uma festa que vai do Natal ao Carnaval, inicia com as prendas e pedidos de ajuda e termina com a morte e ressurreição do boi.

15 Desafio trava-línguas
Se vaivém fosse e viesse, vaivém ia, mas como vaivém vai e não vem, vaivém não vai. Vaivém vem. A rata roeu a rolha da garrafa de remédio do rei de Roma e o rei morreu. No vaso tinha uma aranha e uma rã, a rã arranha a aranha, a aranha arranha a rã. Três dragões graduados e trinta brincos trincados.

16


Carregar ppt "Um passeio pelas manifestações culturais brasileiras"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google