A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INSTITUTO SANTA LUZIA GEOGRAFIA Prof. Gustavo Macieira 3ª Série – EM.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INSTITUTO SANTA LUZIA GEOGRAFIA Prof. Gustavo Macieira 3ª Série – EM."— Transcrição da apresentação:

1 INSTITUTO SANTA LUZIA GEOGRAFIA Prof. Gustavo Macieira 3ª Série – EM

2 TRATADO DE TORDESILHAS As Grandes Navegações geraram diversas tensões e conflitos entre Portugal e Espanha que, na tentativa de evitar uma guerra, em 7 de junho de 1494 assinaram o Tratado de Tordesilhas, na Espanha. Linha Imaginária que passava a 370 léguas a oeste do arquipélago de Cabo Verde (África). Os limites do território português se estendiam do atual Estado do Pará até o atual Estado de Santa Catarina.

3 Vídeo LAGUNA - SC Imagens: Arquivo Pessoal

4 TRATADO DE MADRI Assinado em 1750 praticamente garantiu a atual extensão territorial do Brasil. Anulou o Tratado de Tordesilhas e determinou que as terras pertenceriam a quem de fato as ocupasse. A Espanha reconhece os direitos portugueses sobre as áreas correspondentes aos atuais estados do MS, GO, TO, RS, SC, AM, RO, PA, AP, entre outras.

5 ATIVIDADES ECONÔMICAS NO BRASIL COLÔNIA A economia colonial girava em torno da produção de gêneros primários voltados para exportação e para as necessidades da metrópole portuguesa. Daí o caráter litorâneo e periférico da ocupação do território. PAU-BRASIL Primeira riqueza explorada. Espécie florestal da Mata Atlântica. Muito utilizada na época para a fabricação de corante. CANA-DE-AÇÚCAR Transformou o litoral nordestino na mais importante região econômica até o início do século XVIII. O Brasil tornar-se colônia do açúcar.

6 PECUÁRIA Foi a responsável pelo povoamento do sertão nordestino e fundamental para o povoamento de SP, PR, RS e áreas mineradoras. Fornecia carne para alimentação e animais de tração. MINERAÇÃO Várias vilas e cidades foram fundadas em função da atividade mineradora, ampliando as posses territoriais portuguesa. Toneladas de ouro e pedras preciosas deixaram a colônia.

7 BANDEIRAS BANDEIRANTISMO APRESADOR Objetivo de escravizar indígenas. BANDEIRANTISMO PROSPECTOR Visavam descobrir ouro e pedras preciosas. MISSÕES Catequizavam indígenas. Estiveram presentes no Sul e no Norte do território brasileiro. DROGAS DO SERTÃO Foram responsáveis pela incorporação de grande parte da Amazônia ao domínio português.

8 EXPANSÃO DAS FRONTEIRAS IMPÉRIO E REPÚBLICA Depois da Independência em 1822, mais algumas áreas foram incorporadas ao território brasileiro. Anexadas de países vizinhos por meio de tratados bilaterais ou por arbitragem


Carregar ppt "INSTITUTO SANTA LUZIA GEOGRAFIA Prof. Gustavo Macieira 3ª Série – EM."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google