A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA PDE/2008 ANA LIDIA OSSAK.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA PDE/2008 ANA LIDIA OSSAK."— Transcrição da apresentação:

1 IMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA PDE/2008 ANA LIDIA OSSAK

2 A argumentação no Ensino de Ciências Aspectos Teóricos e Práticos. Professora PDE: Ana Lidia Ossak Área: Ciências NRE: Maringá Orientadora: Profª. Drª. Luzia Marta Bellini-UEM Escola de Implementação: CE Rui Barbosa–EFM Publico alvo: Professores de Ensino Fundamental e Médio.

3 JUSTIFICATIVA DO TEMA DE ESTUDO o presente estudo nasceu da necessidade de conhecer como se dá a argumentação em sala de aula no contexto das aulas de Ciências. o presente estudo nasceu da necessidade de conhecer como se dá a argumentação em sala de aula no contexto das aulas de Ciências. Para esta tarefa foi imprescindível o levantamento de referencial teórico a respeito da retórica e do papel dos argumentos na situação de ensino. Para esta tarefa foi imprescindível o levantamento de referencial teórico a respeito da retórica e do papel dos argumentos na situação de ensino. A fundamentação básica é de Aristóteles, Breton (2003), Reboul (2004) e de Perelman (2004; 2005). A fundamentação básica é de Aristóteles, Breton (2003), Reboul (2004) e de Perelman (2004; 2005).

4 JUSTIFICATIVA DO TEMA DE ESTUDO O mundo está estruturado na linguagem que expressa um sentido comum aos que a utilizam. O ente da linguagem apresenta um sentido a quem fala e a quem a ouve e a interpreta. Conversar e convencer é atividade essencial na vida humana e especialmente na atividade de docência. Todo professor é um professor de linguagem, e essa reflete os conhecimentos comuns da comunidade nas quais determinados sujeitos estão inseridos. O mundo está estruturado na linguagem que expressa um sentido comum aos que a utilizam. O ente da linguagem apresenta um sentido a quem fala e a quem a ouve e a interpreta. Conversar e convencer é atividade essencial na vida humana e especialmente na atividade de docência. Todo professor é um professor de linguagem, e essa reflete os conhecimentos comuns da comunidade nas quais determinados sujeitos estão inseridos.

5 JUSTIFICATIVA DO TEMA DE ESTUDO O professor ensina o aluno a falar, não apenas como um meio de comunicação; ele promoverá mudanças em seu raciocínio lógico; conduzirá o pensamento a uma determinada direção, por um caminho seguro. Para isso, precisa conhecer o caminho a ser percorrido. Ele precisa conhecer a estrutura da retórica, ou seja, da arte de instruir e de ensinar. Dessa maneira melhorará sua condição de conduzir o aluno ao conhecimento pelo raciocínio lógico, ao logos. O professor ensina o aluno a falar, não apenas como um meio de comunicação; ele promoverá mudanças em seu raciocínio lógico; conduzirá o pensamento a uma determinada direção, por um caminho seguro. Para isso, precisa conhecer o caminho a ser percorrido. Ele precisa conhecer a estrutura da retórica, ou seja, da arte de instruir e de ensinar. Dessa maneira melhorará sua condição de conduzir o aluno ao conhecimento pelo raciocínio lógico, ao logos.

6 Continua...


Carregar ppt "IMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA PDE/2008 ANA LIDIA OSSAK."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google