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PROFESSOR: ANDRÉ OLIVIERI DE ALBUQUERQUE

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Apresentação em tema: "PROFESSOR: ANDRÉ OLIVIERI DE ALBUQUERQUE"— Transcrição da apresentação:

1 PROFESSOR: ANDRÉ OLIVIERI DE ALBUQUERQUE
SUSPENSÃO PROFESSOR: ANDRÉ OLIVIERI DE ALBUQUERQUE

2 Estabilizador Ao fazer uma curva, a carroçaria de um veículo se inclina para o lado de fora da curva conforme mostra a figura abaixo:

3 Estabilizador Essa inclinação depende da velocidade do veículo e do fato de a curva ser mais fechada ou mais aberta. Quando a velocidade for alta e a curva muito fechada, o carro poderá até tombar. Para evitar ou diminuir esse perigo os veículos possuem uma barra estabilizadora instalada na carroçaria ou no chassi. Essa barra vai sendo torcida conforme a carroçaria se inclina na curva.

4 Estabilizador Como se vê, essa barra estabiliza a carroçaria.

5 Estabilizador O estabilizador é apoiado em suportes com mancais de borracha, também denominados coxins, e retentores de aço, que envolvem a borracha. Na manutenção periódica dos estabilizadores, deve-se : substituir os mancais e retentores deformados; verificar empenos e deformações; substituir o estabilizador que estiver mais deformado.

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7 Estabilizador Em alguns veículos, os amortecedores telescópicos são montados de forma inclinada; esse sistema é popularmente chamado "andar de marinheiro”. Dessa forma, auxiliam e até substituem estabilizador em curvas feitas a baixa velocidade.

8 Buchas e quadro da suspensão
As buchas são elementos de borracha instalados em locais da suspensão que servem para atenuar os impactos sofridos pelos pisos irregulares e, também, para possibilitar o molejo dos componentes móveis da suspensão. Já o quadro da suspensão é um elemento metálico, que tem a função de ligar os braços da suspensão ao chassi do veículo. Em alguns veículos promove sustentação do motor e também da transmissão.

9 Buchas e quadro da suspensão

10 Amortecedores A função do amortecedor é a de atenuar as oscilações impostas às molas, tornando o veículo estável e confortável. O controle do amortecedor ocorre tanto na compressão como na distensão das molas, devido a isso os amortecedores são denominados de “dupla ação”.. Um veículo que trafega com amortecedores sem ação tem muita oscilação. Cada vez que ele passa em um buraco ou sobre uma lombada sua carroçaria abaixa ou sobe e depois fica oscilando, pela ação das molas.

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14 Amortecedor hidráulico
Os dispositivos que fazem o amortecedor mover-se lentamente podem ser hidráulicos ou hidráulico-pneumáticos . O amortecedor hidráulico utiliza óleo para controlar os movimentos da suspensão e da carroçaria. O amortecedor hidráulico mais usado é do tipo telescópico – nome que se deve ao fato de ele ser formado por dois tubos que podem entrar um dentro do outro.

15 Amortecedor hidráulico 3 Fases

16 Amortecedor hidráulico
O tubo superior ou protetor envolve parcialmente o inferior. Este é uma cápsula fechada, composta por dois cilindros, no interior dos quais está o óleo. Vista interna do amortecedor Componentes do amortecedor

17 Amortecedor hidráulico
O espaço entre o cilindro interno e o externo chama-se câmara-reservatório. O cilindro interno também tem uma câmara: a câmara de serviço. Ela é dividida em duas partes por um êmbolo móvel.

18 Amortecedor hidráulico Partes internas
Pistão Válvula de base Selo ou retentor Haste

19 Amortecedor hidráulico Funcionamento
Ambas as câmaras devem sempre estar cheias de fluído hidráulico com características especiais, para que possa cumprir com sua função dentro do amortecedor. A velocidade do pistão ao longo do tubo de pressão depende da facilidade de passagem do fluído hidráulico através dos furos existentes no próprio pistão, os quais são controlados por válvulas.

20 Amortecedor hidráulico Funcionamento
Passagem de fluídos pelas válvulas

21 Amortecedor hidráulico Funcionamento
No segundo tubo, uma câmara semi-independente, chamada de tubo reservatório, aloja uma quantidade suplementar de fluído com a seguinte finalidade: No sentido da compressão, a haste é introduzida no tubo de pressão, ocupando o espaço relativo ao seu volume. Com isso, ela desloca uma quantidade de óleo, equivalente a esse espaço ocupado, para o tubo reservatório.

22 Amortecedor hidráulico Funcionamento
Isto equivale a colocar um dedo em um copo cheio de água. O espaço do dedo toma lugar de uma quantia de fluído, fazendo com que este fluído seja deslocado. Quanto mais dedos colocados, mais fluído será deslocado. Deslocamento de Fluído ao reservatório

23 Amortecedor hidráulico Funcionamento
Na compressão, o óleo deslocado passa através de válvulas para o tubo reservatório. Essas válvulas oferecem uma restrição automática e proporcional à quantidade e velocidade de fluído impulsionado. Restrição à passagem de fluído

24 Amortecedor hidráulico Funcionamento
No movimento de tração, o óleo retorna ao tubo de pressão, passando pela válvula da base. O óleo que está na parte superior do pistão é forçado para a parte de baixo, controlado pelas válvulas do próprio pistão. Retorno do fluído com movimento de tração

25 Amortecedor hidráulico Funcionamento
O diâmetro do pistão tem influência na vida e grau de controle do amortecedor. Quanto maior for a sua área e a de suas válvulas, melhor serão distribuídos a carga e o impacto. A resistência dos amortecedores deve ser variável de acordo com o tipo de estrada e velocidade do veículo. Em altas velocidades, ou nas curvas, os amortecedores exercem um controle importantíssimo para estabilidade e segurança do veículo.

26 Amortecedor hidráulico Funcionamento
Tanto na compressão do amortecedor, quanto na sua extensão, o óleo passa de uma câmara para a outra através de orifícios existentes no êmbolo controlados por válvulas. Mas essa passagem de óleo é lenta e amortecedor só pode comprimir-se ou estender-se lentamente. É assim que o amortecedor atenua as vibrações das molas.

27 Amortecedor hidráulico Defeitos
Com o funcionamento normal do amortecedor, encolhendo e distendendo, principalmente com um piso muito irregular, a temperatura no interior do amortecedor sobe, o que é prejudicial para o funcionamento correto do mesmo. Esta ação leva o interior do amortecedor a causar um fenômeno chamado de “aeração”.

28 Amortecedor hidráulico Defeitos
Aeração é a formação de espuma de óleo, causada pela alta temperatura e alta freqüência dos amortecedores.

29 Amortecedor hidráulico Defeitos
A cavitação é provocada por um impacto muito rápido: produz uma perda momentânea da ação do amortecedor. A cavitação deve-se ao surgimento de um vácuo (abaixamento da pressão do ar) nas câmaras de óleo. Devido a aeração e a cavitação foi implementado um tipo de amortecedor largamente utilizado nos veículos hoje, que é o amortecedor “hidropneumático” ou “a gás”.

30 Amortecedor pressurizado
Esse amortecedor tem o gás nitrogênio, o mesmo que compõe a maior parte do ar. O nitrogênio forma um bolsão na parte superior da câmara-reservatório. Como esse gás não se mistura com o óleo, ele não forma bolhas, ou seja, não ocorre a aeração. Além disso, o nitrogênio auxilia o resfriamento do óleo e, portanto, impede a ocorrência de cavitação.

31 Amortecedor pressurizado Partes internas

32 Amortecedor pressurizado Precauções
Esse tipo de amortecedor não deve ser aberto ! Há risco de explosão. Os amortecedores pressurizados podem ser regulados de acordo com o veículo e o piso em que este vai se deslocar. Alguns amortecedores pressurizados podem ser regulados mecanicamente. Outros tem uma estrutura diferente e sua regulagem é automática.

33 Amortecedor pressurizado Precauções
Os amortecedores de regulagem automática tem um dispositivo chamado “stop hidráulico” ligado à haste. Quando o amortecedor recebe grandes choques, esse dispositivo dificulta a passagem do óleo e, assim, reduz ou elimina o movimento da haste e do êmbolo.

34 Amortecedor Recomendações de manutenção
Os amortecedores deveriam ser substituídos aos km, seguindo a orientação da manutenção preventiva ou, no mínimo, ser examinados. No caso de somente um amortecedor estar danificado, a recomendação é sempre a troca do par de amortecedores.

35 Questões de aula 1) Qual a principal função da barra estabilizadora? Como ela exerce esta função? 2) Explique o que significa montar amortecedores na forma “andar de marinheiro”? No que isto auxilia o efeito de estabilidade? 3) Qual a função do amortecedor? Como se chamam os dois movimentos que ele exerce juntamente a mola? 4) Como se chamam as câmaras internas do amortecedor? Que condição é necessária para seu perfeito funcionamento?

36 Questões de aula 5) O que as válvulas controlam internamente no amortecedor? 6) Como ocorre o deslocamento de fluído para o tubo reservatório do amortecedor? 7) Como o amortecedor pressurizado faz para evitar os defeitos de aeração e cavitação?

37 Gabarito 1) A barra estabilizadora tem a função de evitar o capotamento do veículo quando o mesmo estiver em alta velocidade em uma curva. Ela faz isso através de uma torção no lugar da carroceria. 2) Significa montar os amortecedores telescópicos de forma inclinada. Auxilia a estabilidade em baixa velocidade aumenta, pois os amortecedores torcem as pontas no lugar da carroceria. 3) A função do amortecedor é a de atenuar as oscilações impostas às molas, tornando o veículo estável e confortável. Os movimentos do amortecedor são de compressão e distensão.

38 Gabarito 4) Câmara reservatório e câmara de serviço. Ambas as câmaras devem sempre estar cheias de fluído hidráulico para que possa cumprir com sua função dentro do amortecedor. 5) A velocidade de escoamento do fluído. 6) Uma câmara semi-independente, chamada de tubo reservatório, aloja uma quantidade suplementar de fluído com a seguinte finalidade: No sentido da compressão, a haste é introduzida no tubo de pressão, ocupando o espaço relativo ao seu volume. Com isso, ela desloca uma quantidade de óleo, equivalente a esse espaço ocupado, para o tubo reservatório.

39 Gabarito 7) O nitrogênio forma um bolsão na parte superior da câmara-reservatório. Como esse gás não se mistura com o óleo, ele não forma bolhas, ou seja, não ocorre a aeração. Além disso, o nitrogênio auxilia o resfriamento do óleo e, portanto, impede a ocorrência de cavitação.


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