A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

2 3 4 É possível localizar descontinuidades internas na Geosfera, ou seja, definir a fronteira entre duas zonas contíguas do interior da Terra com características.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "2 3 4 É possível localizar descontinuidades internas na Geosfera, ou seja, definir a fronteira entre duas zonas contíguas do interior da Terra com características."— Transcrição da apresentação:

1

2 2

3 3

4 4 É possível localizar descontinuidades internas na Geosfera, ou seja, definir a fronteira entre duas zonas contíguas do interior da Terra com características diferentes.

5 As ondas P e S têm idêntico comportamento até aos, sensivelmente, 2900 Km de profundidade; Aos 2900 Km as ondas S não se propagam e as P diminuem bruscamente a sua velocidade; Conclusão: Entre os 2900Km e os 5150Km, a Terra encontra-se no estado líquido; 5

6 O aumento da velocidade das ondas P, a partir dos 5150 Km de profundidade, sugere a passagem de um meio líquido a sólido, admitindo- se que parte da energia das ondas P se converta em energia das ondas S: Conclusão: A Terra pode ser dividida em 4 camadas: até aos 19Km, camada externa; dos 19Km aos 2891Km outra: dos 2891 Km aos 5150Km a 3ª camada e por fim dos 5150Km até aos 6371Km a zona central da Terra. 6

7 TIPOS DE ONDAS SÍSMICAS: 7 Onda Directa – onda inicial com origem no foco. Onda Reflectida – nova onda que se propaga a partir de uma superfície de descontinuidade,, em sentido contrário mas no mesmo meio. Onda Refractada – onda transmitida por uma superfície de descontinuidade, para um segundo meio.

8 8 A onda B refractada atinge a estação sismográfica mais rapidamente do que a onda A directa. A velocidade de propagação no Manto é superior. Mohorovicic, concluiu que existia uma separação entre a Crusta – Manto. A essa separação deu-se o nome de descontinuidade de Moho.

9 9 Oceanos a crosta varia entre 5Km – 10 Km; Continentes a crosta varia entre 20Km – 70Km. Entre 100 – 350Km, a velocidade das ondas P e S diminui, logo o material deve estar semi – fundido. A essa zona chama-se zona de baixa velocidade ou Astenosfera.

10 10 Gutenberg, observou que, para cada sismo, existe uma faixa da superfície terrestre, onde não se propagam ondas sísmicas directas e chamou-lhe zona de sombra sísmica.

11 11 A ausência de ondas sísmicas na zona de sombra é devido ao desvio que as ondas P sofrem ao penetrar numa zona com características físicas e químicas muito diferentes. A esta descontinuidade que estabelece a separação entre o manto e o núcleo, a cerca de 2900Km de profundidade, foi dado o nome de Descontinuidade de Gutenberg.

12 12 Mais tarde Lehmann descobriu a existência de um núcleo interno. Á fronteira entre o núcleo externo (Líquido ) e o núcleo interno (Sólido ) dá-se o nome de descontinuidade de Lehmann e que se localiza a 5150Km. Mohorovicic Gutenberg Lehmann

13 13 Com base nos dados da Sismologia, vulcanologia, Planetologia, Astrogeologia e outros desenhou-se um modelo do interior da Geosfera.

14 14

15 15

16 16 O planeta Terra é um planeta geologicamente activo. Qual o motor dessa actividade ? A explicação é baseada na possível existência de grandes movimentos do material do manto, constituindo as correntes de convecção Essas correntes movimentam as rochas quentes em direcção à superfície ao nível das dorsais oceânicas e levam para as zonas profundas as rochas frias das placas que mergulham.

17 17 A existência da Astenosfera é hoje motivo de discussão. Ela tem sido detectada ao nível dos oceanos, mas em certas zonas continentais não. Há mesmo cientistas que põem em causa a existência da astenosfera. Na transição do manto para o núcleo admite-se a existência de uma zona muito activa, ainda desconhecida, designada por camada D.

18 18


Carregar ppt "2 3 4 É possível localizar descontinuidades internas na Geosfera, ou seja, definir a fronteira entre duas zonas contíguas do interior da Terra com características."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google