A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Crislene Pereira da silva Jesus; Elisangela Ferreira Pinto;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Crislene Pereira da silva Jesus; Elisangela Ferreira Pinto;"— Transcrição da apresentação:

1 Crislene Pereira da silva Jesus; Elisangela Ferreira Pinto;
Acadêmicas: Bianca Moraes Dantas; Crislene Pereira da silva Jesus; Elisangela Ferreira Pinto; Larissa Cavalcante; Marília Araújo Costa; Michele Santana Coelho; Raiane Dias; Solange de Jesus Santos.

2 Plano de gestão “ A instituição da administração colegiada, ao requerer a participação de toda a comunidade escolar nas decisões do processo educativo, democratiza as relações que se desenvolvem na escola, contribuindo para o aperfeiçoamento de sua ação administrativa pedagógica. Logo, se o colegiado é entendido como instância de análise e decisão de questões relativas ao processo educacional, torna-se evidente que ao mesmo compete as deliberações a respeito da proposta educativa a ser concretizada pela escola”. PRAIS (1992, p. 60).

3 Diagnósticos: Problema n°1: O colegiado escolar nunca participava do planejamento e não analisava o plano de aplicação específica para cada recurso financeiro locado à escola, observando os seus dispositivos legais pertinentes. Objetivo: Promover a participação do colegiado escolar na execução do planejamento financeiro da escola. Estratégias: 1- Realizar reuniões com o colegiado, relatando a situação financeira da escola. Articulando com os princípios do programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). 2- O colegiado deverá participar do planejamento financeiro da escola. 3- Fazer reuniões quinzenais para a discursão da aplicação dos recursos financeiros, atentando-se para as Leis educacionais. Meta: Fazer reuniões mensais para discutir o planejamento financeiro escolar.

4 Problema n°2: A escola nunca elabora um plano de ação orçamentário para a execução dos recursos recebidos de acordo com a proposta pedagógica. Objetivo: Elaborar um plano de ação orçamentário com a colaboração do colegiado escolar. Estratégias: 1- Fazer reuniões para a execução do plano de ação orçamentário. 2- Discutir com o colegiado escolar sobre quais serão as prioridades da Instituição mediante sues recursos. 3- Distribuir os recursos financeiros, analisando a proposta pedagógica da escola. Meta: Elaborar o plano orçamentário em dois meses.

5 Problema n°3: A escola nunca divulga a prestação de contas dos recursos financeiros executados. Objetivo: Promover reuniões para prestar contas dos gastos realizados pela escola e sua finalidade. Estratégias: 1- Organizar tabelas com o quadro financeiro da escola, destacando os valores recebidos, os valores gastos e se existe saldo positivo. 2- Reunir-se com o colegiado para a apreciação da tabela e resolução de eventuais dúvidas. 3- Construção de um novo plano de ação para a gestão de futuros recursos. Meta: Realizar duas reuniões por semestre para esclarecimentos sobre os gastos realizados na escola.

6 Avaliação Institucional: Afirmando sobre a importância da avaliação Institucional, Godotti (p.06) nos diz: “O objetivo da avaliação Institucional é sempre, de um lado, extremamente, a melhoria da qualidade dos serviços prestados pela instituição e, de, outro, internamente, a melhoria das relações sociais, humanas e interpessoais”. Fazendo um paralelo com o presente estudo, podemos dizer que a avaliação será feita através da identificação e observação sobre as ações da escola. Observando se a unidade esta executando os objetivos e metas estabelecidos; se esta promovendo reuniões periodicamente para esclarecimentos financeiros; e se a escola tem intensificado a participação da comunidade e do colegiado escolar.

7 A importância do colegiado escolar: LEI Nº 11. 043 (2008, p
A importância do colegiado escolar: LEI Nº (2008, p.01) que diz: “Art. 1º. O Colegiado Escolar é órgão que garante a gestão democrática do ensino público, através da participação da comunidade escolar e local, na concepção, execução, controle, acompanhamento e avaliação dos processos administrativos e pedagógicos da ação educativa, no âmbito de cada unidade de educação básica do Sistema Estadual de Ensino.” Entendemos dessa forma a importância do colegiado escolar para o fortalecimento da Gestão democrática, pois a participação da comunidade na escola esta voltada para a construção da democracia nas escolas, onde antes eram administradas somente pela direção escolar.

8 Gestão Democrática: Na LDB, os princípios da educação estão voltados para um ensino democrático e inclusivo. Entretanto procuramos destacar alguns destes, buscando assim, uma melhor compreensão sobre a importância da Gestão democrática. Segundo a LDB (1996, p.9 ) no artigo 3° nos diz: “... III – pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; VIII – gestão democrática do ensino público na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino; IX – garantia de padrão de qualidade; X – valorização da experiência extraescolar..”.

9 Conclusão: “A administração colegiada, ao se construir em processo de decisões, certamente possibilita recuperar o papel do diretor na liderança do processo educativo. Isso significa que, por ser a escola uma organização que possui um conjunto de funções hierárquicas, desempenhadas por diferentes agentes, que contribuem para a realização da função educativa, razão-se-da-escola, então ao diretor compete uma responsabilidade diferenciada”. Prais (1992, p. 85). Percebemos que uma escola só poderá construir educação, quando todos os que estão envolvidos, façam parte dessa construção.


Carregar ppt "Crislene Pereira da silva Jesus; Elisangela Ferreira Pinto;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google