A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como surgiram as espécies do planeta?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como surgiram as espécies do planeta?"— Transcrição da apresentação:

1 O gafanhoto é verde por que vive na grama ou vive na grama porque é verde?

2 Como surgiram as espécies do planeta?

3 FIXISMO ou CREACIONISMO
Propõe que as espécies foram criadas prontas por um ser superior e não se modificam com o tempo.

4 Quando lemos no Gênesis sobre a criação, corremos o risco de imaginar que Deus tenha agido como um mago, com uma varinha mágica capaz de criar todas as coisas. Mas não é assim. O Big Bang, que hoje temos como a origem do mundo, não contradiz a intervenção criadora, mas a exige. A evolução na natureza não é incompatível com a noção de criação, pois a evolução exige a criação de seres que evoluem.

5 Atividade 1) Escreva um parágrafo expressando sua opinião sobre a seguinte frase: “A evolução das espécies é incompatível com a crença em Deus”.

6 E se existisse outra forma de explicar a origem de uma espécie...

7 Evidências da evolução biológica
Bio-cad-1-top-7 – 3 Prova Adaptação evolutiva GABOR NEMES/KINO FABIO COLOMBINI Bicho-pau (Phibalosoma phyllinum), que apresenta o corpo semelhante a um graveto, camuflando-se facilmente nos galhos das plantas e se escondende de seus predadores. A falsa-coral (Erythrolamprus aesculapii) tem o padrão de cores corporais semelhantes ao da coral-verdadeira (Micrurus coralinus) – serpente com peçonha –, beneficiando-se dessa característica para evitar diversos oponentes.

8 Evidências da evolução biológica
Bio-cad-1-top-7 – 3 Prova Evidências da evolução biológica SEMELHANÇAS ANATÔMICAS Divergência evolutiva Professor: esse esquema não se encontra no material impresso. Comparação entre os membros anteriores de alguns vertebrados evidenciando suas semelhanças anatômicas.

9 Evidências da evolução biológica
Bio-cad-1-top-7 – 3 Prova Evidências da evolução biológica Órgãos vestigiais COMPARAÇÃO DOS CECOS E DOS APÊNDICES VERMIFORMES DO COELHO E DA ESPÉCIE HUMANA Professor: esse esquema não se encontra no material impresso. Esquema mostrando as diferenças nos tamanhos relativos de cecos e apêndices vermiformes do coelho (em A) e do ser humano (em B). Nessas estruturas, mais desenvolvidas no coelho e em outros animais herbívoros, vivem micro-organismos que atuam na digestão da celulose.

10 Evidências da evolução biológica
Bio-cad-1-top-7 – 3 Prova Documentação fóssil LOUIE PSIHOYOS/CORBIS/LATINSTOCK Professor: essa imagem não se encontra no material impresso. Vestígios de seres que viveram no passado demonstram que as formas de vida atuais são diferentes das que existiram em outros momentos da história da vida na Terra. Na foto, fóssil descoberto por pesquisadores do Museu de História Natural na Mongólia, em Trata-se de um mamífero contemporâneo dos dinossauros. FUNDAMENTOS DA EVOLUÇÃO E TEORIA EVOLUCIONISTA

11 Atividade 2) Cite 2 evidência de que as espécies evoluem.

12 Teoria Evolutiva

13 Evolução é o processo pelo qual ocorrem as mudanças ou transformações nos seres vivos ao longo do tempo, dando origem a espécies novas.

14 Atividades 3) Evoluir, do ponto de vista biológico, significa melhoria?

15 Teoria de Lamarck Jean-Baptiste Lamarck – Biólogo Francês
1. Do uso ou desuso. 2. Da transmissão hereditária dos caracteres adquiridos.

16

17 Atividades 4) Explique as duas leis da teoria de Lamarck. Quais são os erros dela?

18 “Lei do Uso e Desuso” O Uso contínuo de um órgão o hipertrofia. Ex. As girafas, pescoço e patas dianteiras. O Desuso o atrofia. “ Da transmissão hereditária dos caracteres adquiridos. ” As mudanças ocorridas no corpo de um ser vivo durante a sua vida poderia ser transmitida aos seus descendentes pela reprodução.

19 DARWINISMO Charles Robert Darwin – Naturalista Inglês
Filho de Médico, iniciou Medicina, mas sentiu-se sem vocação, então fez Teologia. Com 22 anos, iniciou uma viagem ao redor do mundo, que durou 5 anos. Teoria da Seleção Natural

20 Em 1831 zarpou com o Beagle. Passou a coletar espécimes da vida terrestre e marítima.

21 GALÁPAGOS, o nome provém das tartarugas gigantes que a habitam.
1 2 1.IGUANAS TERRESTRES 2.IGUANAS MARINHAS

22 Darwin defende: B) Seleção natural: “ sobrevivência do mais APTO”
“reprodução do mais APTO”

23 Teoria de Darwin - Darwinismo
1. Sobrevivência dos mais aptos

24 Atividade 5) O que você entende de seleção natural?

25 Ex. Mariposas de Manchester Melanismo industrial na Inglaterra
Adaptação é a capacidade de sobrevivência e reprodução de uma espécie num determinado ambiente. Ex. Mariposas de Manchester Melanismo industrial na Inglaterra Biston betularia

26

27 Comparando as duas teorias:

28

29 E agora... O gafanhoto é verde por que vive na grama ou vive na grama por que é verde?

30 Vamos resolver isto...

31 População de gafanhotos

32 Tempo...

33 Tempo...

34 Tempo...

35 O gafanhoto vive na grama porque ele é verde!
Os grilos verdes são mais adaptados ao ambiente verde da grama do que os grilos marrons; Isto torna mais fácil predar um grilo marrom do que um grilo verde; Assim, os grilos verdes têm uma melhor sobrevivência e se reproduzem mais que os grilos marrons. Com o passar do tempo os grilos verdes são predominantes sobre os de demais cores.

36 ATENÇÃO Lamark  Ambiente Modifica Darwin  Ambiente Seleciona
O gafanhoto é verde porque vive na grama. O gafanhoto vive na grama porque é verde. Lamark Darwin

37 E neste ambiente?! A história seria igual?!


Carregar ppt "Como surgiram as espécies do planeta?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google