A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fabrício Vieira Cavalcante Orientadora: Delmary.  A Paralisia Cerebral-PC é uma patologia ligada a diferentes causas e caracterizada, principalmente,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fabrício Vieira Cavalcante Orientadora: Delmary.  A Paralisia Cerebral-PC é uma patologia ligada a diferentes causas e caracterizada, principalmente,"— Transcrição da apresentação:

1 Fabrício Vieira Cavalcante Orientadora: Delmary

2  A Paralisia Cerebral-PC é uma patologia ligada a diferentes causas e caracterizada, principalmente, por rigidez muscular. Em 1862, estabeleceu-se a relação entre esse quadro e o parto anormal, e, em 1897, Freud sugeriu a expressão paralisia cerebral, que, mais tarde, foi adotada por Phelps, ao se referir a um grupo de crianças que apresentavam transtornos motores mais ou menos severos, devido à lesão do sistema nervoso central.  A paralisia cerebral é definida como uma disfunção neuromotora não progressiva da infância, como decorrente da lesão estática que afeta o sistema nervoso central em fase de maturação estrutural e funcional (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE,1999).

3

4  A reabilitação dos pacientes com paralisia cerebral deve abranger todos os aspectos, ou seja, o social, o cultural, o desenvolvimento psicomotor, a comunicação, e deve ser empreendida por uma equipe interdisciplinar, em que cada profissional exerça sua função em prol de uma melhora da qualidade de vida do paciente.  Segundo Correia (2006), atualmente as pesquisas têm revelado a existência de interações neurais que provocam reações humanas, diante de estímulo musical, mostrando que há uma diversidade de circuitos neuronais para se perceber a música, processá-la e tocá-la.

5  Para ativar as funções neurológicas e reabilitar o paciente, é necessário utilizar a música para estimular, influenciar comportamentos, estados de humor, atitudes que acelerem uma melhora significativa na movimentação do corpo e na cognição. Esse tipo de trabalho o autor denomina musicoterapia funcional, a qual trabalha com a intervenção da música no sistema sensório- motor, para estimular as ondas dos hemisférios cerebrais e reabilitar funções perdidas, através da utilização de diferentes timbres, materiais e temperaturas (BRUSCIA,2000).

6 O presente trabalho, justifica-se pela pouca quantidade de estudos na área da reabilitação utilizando como técnica a musicoterapia.

7 OBJETIVO GERAL  Verificar os benefícios da musicoterapia no tratamento de pacientes com paralisia cerebral. OBJETIVOS ESPECÍFICOS  Medir a evolução dos pacientes submetidos a musicoterapia  Elaboração de protocolos de reabilitação utilizando a musicoterapia.

8  A partir das bases de dados on-line, MEDLINE, PUBMED, LILACS e Scielo foram realizado uma revisão de literatura.Foram utilizados os seguintes descritores: Paralisia Cerebral, musicoterapia, reabilitação. Critérios de Inclusão Todos que falavam sobre reabilitação utilizando a musicoterapia e estudos que abordavam informações sobre a paralisia cerebral. Critérios de Exclusão Os artigos que não traziam informações sobre a temática em questão.

9 Serie de casos (a definir) Será realizada no período de 12 meses. GONIÔMETRO Será realizado o goniômetro para medir a evolução


Carregar ppt "Fabrício Vieira Cavalcante Orientadora: Delmary.  A Paralisia Cerebral-PC é uma patologia ligada a diferentes causas e caracterizada, principalmente,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google