Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouJoão Gabriel Paixão Morais Alterado mais de 8 anos atrás
2
Tecnologias do conhecimento Os desafios da educação
3
Afinal estamos na Era digital. As novas tecnologias impulsionam a evolução da construção do conhecimento e criam novos desafios.
4
O mundo moderno exige o repensar da dinâmica do conhecimento no sentido mais amplo do termo.
5
Essas novas exigências educacionais implicam numa mudança cultural de forma lenta e gradativa, abrindo novos horizontes para uma nova visão do mundo.
6
As novas tecnologias, que transformam o mundo, precisam ser utilizadas pelos sistemas de gestão do conhecimento para transformar a educação em fonte de oportunidade, desvinculando da idéia de elitização e aprofundamento das contradições sociais.
7
Sob essa nova perspectiva, o professor é mediador da relação do educando com a construção da aprendizagem, levando em conta os interesses, os conceitos, as experiências, o potencial cognitivo e sobretudo o modo de pensar.
8
ajudar o aluno a encontrar caminhos que facilitem o uso dos conhecimentos, organizando e reestruturando o pensamento. Portanto, o desafio do educador consiste, em deixar de ser apenas o transmissor de conhecimento e
9
mas de adaptá-lo a necessidade do educando em busca de sua integração real e efetiva com o mundo. Não se trata de adequar o aluno ao currículo imposto por uma ordem maior,
10
Podemos observar que, dentre as tecnologias que mais influenciam no comportamento popular está a mídia, que muda e molda as atitudes da maioria dos telespectadores. Nesse sentido uma reorientação dessa mídia poderia ter efeitos muito mais significativos, elevando o nível científico e tecnológico da população.
11
Nesta visão, torna-se, cada vez mais, imprescindível a transformação na estrutura das organizações do acelerado crescimento das novas tecnologias do conhecimento.
12
As dimensões organizacionais, de tempo, espaço, hierarquias, divisões em disciplinas devem ser melhor analisadas e adaptadas às novas tecnologias da comunicação e informação que geram um maior conhecimento.
13
As mudanças institucionais, necessárias diante das novas tecnologias do conhecimento, não podem acontecer apenas dentro dos espaços da educação. Exige-se uma ampla participação de todos os segmentos da sociedade.
14
a horizontalização geral do sistema através da organização das redes. Essas transformações institucionais podem ser agrupadas em torno de três grandes eixos. O primeiro seria a formação de alianças e parcerias com as diversas organizações da sociedade. O segundo seria a redefinição da hierarquia das decisões e por último
15
Os processos educativos devem articular-se com os diversos espaços de conhecimento existentes, envolvendo inclusive a televisão, a formação empresarial e as dinâmicas religiosas.
16
Assim, a tarefa da educação se contempla com a articulação de atores sociais, promoção de eventos que aproximam as pessoas, identificação de problemas econômicos ou sociais e que a comunidade possa enfrentar de maneira organizada.
17
A comunicação entre a ESCOLA e a COMUNIDADE pode ser facilitada em razão da existência das novas tecnologias. Novas Tecnologias
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.