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QUADRO RESUMO DAS ESTRUTURAS DE MERCADOS BÁSICAS Número de Empresas Diferenciação do produto Condições de Entrada e saída Controle sobre o preço Exemplo.

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1 QUADRO RESUMO DAS ESTRUTURAS DE MERCADOS BÁSICAS Número de Empresas Diferenciação do produto Condições de Entrada e saída Controle sobre o preço Exemplo Concorrência Perfeita Muitos Produtos Padronizados FácilNenhumAgricultura Concorrência Monopolística Considerável Produto Diferenciado Relativamente Fácil Leve Restaurant es MonopólioUm Produto único BloqueadaForte Utilidades públicas OligopólioPoucas Diferenciado Padronizado Difícil Consideráv el Automóvei s Aços

2 Mercados perfeitamente competitivos  Mercado perfeitamente competitivo Um mercado que atende às seguintes condições: (1) muitos compradores e fornecedores, (2) todas as empresas vendendo produtos idênticos, e (3) nenhuma barreira à entrada de novas empresas no mercado. Uma empresa perfeitamente competitiva não pode afetar o preço de mercado  Tomador de preço Um comprador ou fornecedor que é incapaz de afetar o preço de mercado.

3 Mercados perfeitamente competitivos  A curva de demanda da produção de uma empresa perfeitamente competitiva FIGURA 11-1 Uma empresa perfeitamente competitiva possui uma curva de demanda horizontal.

4 Mercados perfeitamente competitivos A curva de demanda da produção de uma empresa perfeitamente competitiva FIGURA 11-2 A demanda do mercado por trigo versus a demanda pelo trigo de um produtor. Não permita que isso lhe aconteça! Não confunda a curva de demanda pelo trigo de Bill Parker com a curva de demanda de mercado por trigo.

5 Como uma empresa maximiza os lucros em um mercado perfeitamente competitivo  Lucro Receita total menos custo total. Receita de uma empresa em um mercado perfeitamente competitivo  Receita média (RMe) Total das receitas dividida pela quantidade de produto vendida.  Receita marginal (RMg) Variação na receita total decorrente de vender uma unidade a mais de um produto.

6 Como uma empresa maximiza os lucros em um mercado perfeitamente competitivo  Receita de uma empresa em um mercado perfeitamente competitivo

7 Como uma empresa maximiza os lucros em um mercado perfeitamente competitivo  Determinando o nível de produto que maximiza o lucro

8 Como uma empresa maximiza os lucros em um mercado perfeitamente competitivo  Determinando o nível de produto que maximiza o lucro FIGURA 11-3 O nível de produto que maximiza os lucros.

9 Como uma empresa maximiza os lucros em um mercado perfeitamente competitivo  Determinando o nível de produto que maximiza o lucro  A partir das informações contidas na Tabela e Figura apresentadas, podemos tirar as seguintes conclusões: 1. O nível de produto que maximiza os lucros é aquele que exibe a maior diferença entre a receita total e o custo total. 2. O nível de produto que maximiza os lucros é também aquele em que a receita marginal é igual ao custo marginal, ou RMg = CMg.

10 Ilustrando lucros ou prejuízo no gráfico da curva de custo  Exibindo lucros em um gráfico FIGURA 11-4 A área de lucro máximo. Lucro = (P x Q) – CT Q Q Q ou Lucro = P – CMT Q Lucro = (P – CMT) x Q

11 Determinando o preço e a quantidade que maximizam o lucro

12 Ilustrando lucros ou prejuízo no gráfico da curva de custo Lembre-se de que as empresas maximizam o lucro total, e não o lucro por unidade. P = CMT, o que significa que a empresa alcançou o ponto de equilíbrio (seu custo total é igual à sua receita total). P < CMT, o que significa que a empresa está sofrendo perdas. P > CMT, o que significa que a empresa obtém lucro.

13 Ilustrando lucros ou prejuízo no gráfico da curva de custo  Ilustrando o caso de uma empresa ao alcançar o ponto de equilíbrio ou ao operar com perdas FIGURA 11-5 Uma empresa no ponto de equilíbrio e uma empresa sofrendo perdas.

14 Decidindo produzir ou encerrar as atividades a curto prazo  Na realidade, a curto prazo, uma empresa que esteja sofrendo prejuízos tem duas escolhas: 1. Continuar a produzir 2. Interromper a produção, encerrando as atividades temporariamente  Custo irrecuperável Um custo que já foi pago e que não pode ser recuperado.

15 Decidindo produzir ou encerrar as atividades a curto prazo  A curva de oferta de uma empresa no curto prazo  ou, em símbolos:  Se dividirmos ambos os lados por Q, teremos o resultado de que a empresa irá fechar as portas se:  Ponto de encerramento O ponto mínimo na curva de custo variável médio de uma empresa; se o preço cair abaixo deste ponto, a empresa deixará de produzir (fechará a produção) no curto prazo.

16 Decidindo produzir ou encerrar as atividades a curto prazo  A curva de oferta de uma empresa no curto prazo FIGURA 11-6 A curva de oferta da empresa no curto prazo.

17 A entrada e a saída de empresas no mercado a longo prazo  A curva de oferta de longo prazo em um mercado perfeitamente competitivo FIGURA 11-10 A curva de oferta de longo prazo em um setor perfeitamente competitivo.

18 A entrada e a saída de empresas no mercado a longo prazo  A curva de oferta de longo prazo em um mercado perfeitamente competitivo  Curva de oferta de longo prazo Uma curva que mostra o relacionamento no longo prazo entre o preço de mercado e a quantidade ofertada.  Setores de custos crescentes e setores de custos decrescentes  Os setores cujas curvas de oferta de longo prazo apresentam inclinação ascendente são chamados de setores de custos crescentes.  Os setores cujas curvas de oferta de longo prazo apresentam inclinação descendente são chamados de setores de custos decrescentes. Fim Cap11

19 A ascensão e queda do Macintosh da Apple Conexão com o mundo real O Macintosh perdeu sua diferenciação, mas ainda tem um público fiel – ainda que relativamente pequeno. Cap12

20 Demanda e receita marginal de uma empresa em um mercado monopolisticamente competitivo  Receita marginal de uma empresa com uma curva de demanda com inclinação descendente FIGURA 12-3 A curva de demanda e a curva de receita marginal de uma empresa monopolisticamente competitiva. Curto e longo prazo da Macintosh


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