A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA Sugestão de proposta de atendimento para casas sem isolamento térmico de uma comunidade carente Fenômenos de Transferência.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA Sugestão de proposta de atendimento para casas sem isolamento térmico de uma comunidade carente Fenômenos de Transferência."— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA Sugestão de proposta de atendimento para casas sem isolamento térmico de uma comunidade carente Fenômenos de Transferência de Calor Maria Lúcia Cochlar Caroline Menegaz Farias Fernanda Wolff Karoline Mendes de Campos 2016

2 Introdução  No Brasil, de acordo com a região, as temperaturas chegam aos extremos, tanto no inverno quanto no verão, toda população acaba sendo afetada. Porém, em residências em que tem-se um poder aquisitivo melhor esses efeitos de temperaturas são amenizados comumente através do uso de aparelhos de ar condicionado em climas quentes, e para o frio usa-se sistemas de calefação normalmente. Quem acaba sofrendo mais com o desconforto causado por esses extremos de temperatura são as famílias mais carentes.  No calor os efeitos causados pelo sol nas casas, principalmente no telhado, acabam elevando a temperatura destas a níveis quase insuportáveis causando total desconforto aos habitantes da residência. Já nas regiões de clima frio, muitas famílias tem suas moradias sem nenhuma proteção adequada contra o frio, sendo casas de madeira com várias frestas ou casas de alvenaria mal construída sem os devidos acabamentos.

3  O isolamento térmico residencial previne que ocorra a troca de calor entre os ambientes externo e interno, ou seja, um sistema de isolamento térmico eficaz é essencial na conservação de energia em ambientes, tanto em clima frio quanto em clima quente.  Tratando-se de famílias carentes, as mesmas não tem condições financeiras suficiente para implantar em suas residências isolantes térmicos, sendo que estes possuem custos elevados para implantação.  Portanto, o estudo tem como objetivo mostrar uma maneira de ajudar famílias carentes com sistema de isolamento térmico mais acessível financeiramente. Isolamento térmico

4 Sugestão de isolante térmico  A ideia proposta utiliza o princípio de isolante refletivo, então opta-se pelo uso de embalagens de café, as quais tem como destino o lixo. Ou seja, essas embalagens poderão então ser reaproveitadas. Além de não ter custo nenhum para população, ainda auxilia na proteção ambiental, que devido ao seu material constituinte (alumínio e plástico), quando depositado no solo forma uma película sobre o mesmo, tornando a permeabilidade do solo impossível.

5 Sugestão de isolante térmico  A embalagem de café possui um lado aluminizado, na aplicação deste material na residência, este lado aluminizado fica “para fora”, servindo como uma “manta refletiva”, já que o alumínio reflete mais de 95% do calor, ajudando assim a diminuir a temperatura interna das moradias no calor. No frio, o lado que ficará “para dentro” possui uma proteção plástica, impedindo que o calor saia da residência para o meio externo.  Esse material permite que a casa fique mais confortável, já que funciona como isolante térmico, refletindo calor para fora em dias com altas temperaturas e não deixando transferir calor para o exterior em dias com temperaturas mais amenas.

6 Sugestão de isolante térmico  A construção desse isolante pode ser feita de maneira bem simples, apenas limpando bem as caixinhas de café para não restar nenhum resíduo nela e em seguida colocar uma ao lado da outra ate formar placas grades. Usa-se alguma fita para colar umas as outras e depois “pregar” sobre a parede ou outra superfície que se deseja isolar.

7 Conclusão  Percebendo o desconforto que famílias carentes passam por conta dos extremos de temperaturas em todas as regiões do país, apresentou- se uma ideia para amenizar este problema de maneira mais acessível financeiramente.  A ideia sugerida, além de ajudar a aliviar o problema das famílias mais carentes, consequentemente também auxilia o meio ambiente, ao fazer a reciclagem das embalagens  A partir do desenvolvimento deste trabalho, se torna mais evidente ainda o quanto um isolamento térmico residencial é importante, quando está relacionado ao conforto de uma família.

8 Referências http://wwwo.metalica.com.br/subcoberturas-isolantes-termicos- para-telhadoshttp://wwwo.metalica.com.br/subcoberturas-isolantes-termicos- para-telhados http://www.setorreciclagem.com.br/reciclagem-de-embalagens- longa-vida/embalagem-longa-vida-e-isolante-termico/http://www.setorreciclagem.com.br/reciclagem-de-embalagens- longa-vida/embalagem-longa-vida-e-isolante-termico/ http://videira.ifc.edu.br/antigo/index.php?option=com_content&vie w=article&id=497:ifc-fara-isolamento-termico-em-casas-de- familias-carentes&catid=1:latest-news&Itemid=110http://videira.ifc.edu.br/antigo/index.php?option=com_content&vie w=article&id=497:ifc-fara-isolamento-termico-em-casas-de- familias-carentes&catid=1:latest-news&Itemid=110 http://www.neotermica.com.br/html/isolante-termico/la-de-pet- sp.htmlhttp://www.neotermica.com.br/html/isolante-termico/la-de-pet- sp.html http://ecoeficientes.com.br/guia-de-empresas/isosoft-isolante- termoacustico/http://ecoeficientes.com.br/guia-de-empresas/isosoft-isolante- termoacustico/


Carregar ppt "UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA Sugestão de proposta de atendimento para casas sem isolamento térmico de uma comunidade carente Fenômenos de Transferência."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google