A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ALIMENTAÇÃO DO PRÉ-ESCOLAR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ALIMENTAÇÃO DO PRÉ-ESCOLAR"— Transcrição da apresentação:

1 ALIMENTAÇÃO DO PRÉ-ESCOLAR

2 RITMO DE CRESCIMENTO A PARTIR DE 1 ANO ATÉ A PUBERDADE:
2,5 – 3,0 kg/ano 5,5 – 7,0 cm/ano

3 CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PRÉ-ESCOLAR
Criança depende da mãe principalmente para alimentação; Já tem vontade própria; Extremamente carente pela chegada do irmão, por ser “esquecido”.

4 CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PRÉ-ESCOLAR
A criança tem metabolismo acelerado e é vulnerável biologicamente; É uma fase de transição (principalmente no esquema alimentar); Desaparecimento das mamadeiras.

5 CARACTERÍSTICAS ALIMENTARES:
A avaliação da ingestão alimentar tem que ocorrer por períodos de 5 a 7 dias; Isso porque existe uma variação freqüente no apetite:um dia come outro não. Se a criança apresentar ingestão deficiente durante período prolongado, só nesse caso investigar.

6 CARACTERÍSTICAS ALIMENTARES:
Nessa fase: Principal queixa da mãe: “meu filho não come”. Não existe fundamento real nessa frase; Mas a dinâmica ambiental e familiar gera um comportamento inadequado.

7 CARACTERÍSTICAS ALIMENTARES:
A criança não come na frente da mãe para chamar atenção . A criança come fora de hora. A criança não gosta do que é oferecido.

8 CARACTERÍSTICAS ALIMENTARES:
O volume alimentar deve ser pequeno, e repetir a quantidade se requisitado. A alimentação deve ser fracionada. Com horários regulares, mas não rígidos, seguindo o apetite da criança Deve haver 2 horas de intervalo entre as refeições.

9 CARACTERÍSTICAS ALIMENTARES:
Alimentos novos devem ser oferecidos em pequenas quantidades, para que a criança se adapte ao novo sabor e aceite o novo alimento; Verduras e legumes em quantidade pequena (sem neurose). Deve sempre oferecer! A melhor fase para fazer educação nutricional é no pré escolar.

10 CARACTERÍSTICAS ALIMENTARES:
O leite é oferecido modificado (c/ achocolatado em pó, café, etc.), mas em quantidades menores. Os lanches não devem substituir as refeições. Atrasar ou adiantar a refeição conforme necessidade Deve comer na mesa e não ver televisão na hora das refeições.

11 CARACTERÍSTICAS ALIMENTARES:
Doces não devem ser oferecidos como recompensa Iogurtes e Danones são substitutos do leite e nunca devem ser dados como sobremesa ou substituto das refeições. Refrigerantes devem ser controlados, pela sensação de saciedade.

12 CARACTERÍSTICAS ALIMENTARES:
Deve primeiro fazer a refeição e só depois oferecer suco e sobremesa. A hora da refeição deve ser tranqüila. Não ocorrer brigas, disputas, etc. para a refeição não representar um momento ruim

13 CARACTERÍSTICAS ALIMENTARES:
O pré-escolar não aceita comida condimentada e não está preparado fisiologicamente para isso. Prefere alimentos semi-sólidos e sólidos. Dá importância para alimentos com cores, odor e aspectos agradáveis.

14 RECOMENDADO/DIA P/ PRÉ-ESCOLAR (2 –6 ANOS)
Leite: ml Carne: g (60gp/porção) Ovo: und p/ semana Hortaliças: g folhas (15g / porção) 150g legumes (70-80g / porção) Cereal: g de arroz cru (25g /porção) Leguminosas: (15 a 20g/porção) Derivados de cereais: g (pão, massas, biscoitos) Frutas: g Doces: g Óleo: ml Açúcar: g

15 O prato do pré-escolar:
25g de arroz cru col. de sopa de arroz pronto 15g de feijão cru ½ concha de feijão 15g de alface folha grande 50g de cenoura ½ unidade média 60g de carne ½ bife

16 RDA Kcal : 1 – 3 anos ------ 1300 Kcal 4 – 6 anos ------ 1800 Kcal
Proteína: 1 – 3 anos g 4 – 6 anos g

17 Determinação das necessidades calóricas pela idade:
Peso ideal p/ a idade multiplica-se por 80-90Kcal; 80-90Kcal/Kg de peso ideal; Não deve consumir menos que 70Kcal/Kg.

18 Observações importantes:
Um bifinho atinge 16g de proteína; Quando as calorias não são supridas a carência protéica é nociva levando a um balanço de nitrogênio negativo e conseqüentemente retardo do crescimento; 1 caloria protéica para ser retida precisa de 6 calorias do metabolismo total.


Carregar ppt "ALIMENTAÇÃO DO PRÉ-ESCOLAR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google