A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Retrato da gestão da saúde e segurança na indústria brasileira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Retrato da gestão da saúde e segurança na indústria brasileira."— Transcrição da apresentação:

1 Retrato da gestão da saúde e segurança na indústria brasileira

2 Objetivo e Metodologia Objetivo Mapear o impacto da Saúde e Segurança no Trabalho (SST) na competitividade da indústria brasileira, assim como traçar o perfil das práticas de SST nas empresas industriais e identificar vantagens e obstáculos do setor. Entrevistas telefônicas realizadas entre 28/10/2015 e 02/02/2016. Os percentuais dos resultados dos dados quantitativos são apresentados com uma casa decimal. Assim, em algumas ocasiões, podem ocorrer somas iguais a 99,9% e 100,1%, permanecendo a correta apresentação estatística desses dados. 500 entrevistas, assim distribuídas: o 250 diretores e responsáveis pela área de Recursos Humanos de médias empresas o 250 diretores e responsáveis pela área de Recursos Humanos de grandes empresas. * As empresas participantes foram selecionadas por meio de sorteio aleatório, tendo como base a lista de contribuintes do Sistema S disponibilizada pela CNI. Metodologia

3 Perfil da amostra Média 40 Cargo 53,6% 46,4% Sexo Média 6

4 Perfil da amostra Setor de atuação na empresa Setor de atividade da empresa UF  No somatório, as 500 empresas entrevistadas empregam 579.720 funcionários  A média, no total, é de 1.159 funcionários por empresa.

5 No contexto da Indústria Brasileira, quando se diz 'Segurança e Saúde no Trabalho', qual é a primeira palavra que vem à mente? (Espontânea e múltipla) Percentuais das principais citações: Segurança (19,8%); Prevenção (16,0%); Qualidade de vida (5,4%); EPI (4,8%); Proteção (4,4%); Saúde (4,4%); Cuidado (3,4%); Acidente (3,0%); Bem-estar (3,0%). Todas as demais menções tiveram menos de 3,0% de citações cada. 0,2% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder à questão.

6 O(A) sr(a) diria que o grau de atenção da empresa onde você trabalha com SST hoje é: muito alto, alto, médio, baixo, muito baixo ou nenhum? (Estimulada e única)

7 E qual seria a principal razão para esse grau de atenção ser “Muito alto/alto” na sua empresa? (Espontânea e múltipla; n=358)

8 E qual seria a principal razão para esse grau de atenção ser “Muito alto/alto” na sua empresa? (Espontânea e múltipla; por porte das empresas; Grandes empresas – n=195)

9 E qual seria a principal razão para esse grau de atenção ser “Muito alto/alto” na sua empresa? (Espontânea e múltipla; por porte das empresas; Médias empresas – n=163)

10 Pensando numa cultura da promoção da saúde dos trabalhadores nas empresas que não esteja vinculada exclusivamente ao cumprimento de requisitos legais em SST. Você diria que o grau de atenção dado por sua empresa a ações e programas de promoção da saúde dos trabalhadores hoje é: muito alto, alto, médio, baixo, muito baixo ou nenhum? (Estimulada e única)

11 Utilizando uma escala de 0 a 10, onde zero é ‘não afeta de modo algum’ e 10 é ‘afeta muito’, quanto os seguintes aspectos relacionados à SST e à promoção da saúde afetam a produtividade dos trabalhadores na empresa onde o(a) sr(a) trabalha: (Estimulada e única)

12 Agora, vou ler algumas opções e peço que o(a) sr(a) aponte os dois principais impactos negativos relacionados a acidentes de trabalho e a problemas de saúde de trabalhadores na sua empresa: (Estimulada e múltipla, até 2 citações)

13 Atualmente a empresa executa programas ou ações voltados para: (Estimulada e única)

14 Quais são os dois principais benefícios das ações de SST e de promoção à saúde dos trabalhadores: (Estimulada e múltipla, até 2 citações; n=500)

15 Nos próximos cinco anos, o(a) sr(a) acredita o grau de atenção à SST pela indústria brasileira tende a: aumentar muito, aumentar, permanecer estável, diminuir ou diminuir muito? (Estimulada e única)


Carregar ppt "Retrato da gestão da saúde e segurança na indústria brasileira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google