A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escalas A escala é a razão entre as dimensões no mapa (ou imagem) e as distâncias reais correspondentes. Na escala de um mapa o antecedente da razão costuma.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escalas A escala é a razão entre as dimensões no mapa (ou imagem) e as distâncias reais correspondentes. Na escala de um mapa o antecedente da razão costuma."— Transcrição da apresentação:

1 Escalas A escala é a razão entre as dimensões no mapa (ou imagem) e as distâncias reais correspondentes. Na escala de um mapa o antecedente da razão costuma ser 1 e as unidades utilizadas são as mesmas, nos dois termos da razão.

2 Por exemplo: 1,6 cm No mapa da figura, a distância entre Cascais e Estoril é de 1,6 cm. A distância real entre as duas localidades é de 3,2 km. Qual é a escala do mapa?

3 A razão é . 1,6 cm  distância no mapa entre Cascais e Estoril
3,2 km =  distância real entre Cascais e Estoril  cm A razão é Mas como o antecedente deve ser 1, temos de dividir os termos da razão por 1,6. A escala do mapa é 1:

4 Usando o método da regra de três simples
Distância no mapa Distância real A escala do mapa é 1:

5 A distância real correspondente é 21 km.
Exercício: Num mapa, 1,5 cm representam 7,5 km na realidade. Qual a distância real correspondente a 4,2 cm no mapa? Distância no mapa (em cm) Distância real (em km) A distância real correspondente é 21 km.

6 A escala do mapa é 1:500 000. Qual a escala utilizada no mapa?
Distância no mapa (em cm) Distância real (em cm) A escala do mapa é 1:


Carregar ppt "Escalas A escala é a razão entre as dimensões no mapa (ou imagem) e as distâncias reais correspondentes. Na escala de um mapa o antecedente da razão costuma."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google