A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LÍNGUA PORTUGUESA: TERMOS ESSENCIAIS LÍNGUA PORTUGUESA: TERMOS ESSENCIAIS Profª. Sarah E.G. Araujo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LÍNGUA PORTUGUESA: TERMOS ESSENCIAIS LÍNGUA PORTUGUESA: TERMOS ESSENCIAIS Profª. Sarah E.G. Araujo."— Transcrição da apresentação:

1 LÍNGUA PORTUGUESA: TERMOS ESSENCIAIS LÍNGUA PORTUGUESA: TERMOS ESSENCIAIS Profª. Sarah E.G. Araujo

2 Aqueles que são indispensáveis, isto é, não podem faltar. São eles: sujeito e predicado. TERMOS ESSENCIAIS

3 Constituintes básicos da oração SUJEITO E PREDICADO As chuvas provocaram inundações sujeitopredicado Elemento ao qual o predicado atribui algo Termo que atribui algo ao sujeito

4 Tema ou assunto ao qual o predicado agrega afirmações ou comentários que incluem um verbo SUJEITO Qualquer substantivo pode ser um sujeito ao qual se agregam predicados compatíveis Livro educa. custa caro. faz o progresso de um povo. é uma invenção moderna. leva o leitor a outros mundos. Exemplos:

5 MARCAS TÍPICAS DO SUJEITO Palavra ou expressão que responde à pergunta quem ou que é que, feita ao verbo da oração. É o termo com o qual o verbo concorda em pessoa e número. Sua posição usual é antes do verbo (ou à sua esquerda, na escrita). Quando formado por substantivo, é permutável pelos pronomes do caso reto (ele, ela, eles, elas).

6 MARCAS TÍPICAS DO SUJEITO ‒ EXEMPLO Ganharam cada vez mais prestígio entre os consumidores produtos agrícolas sem adubo. Que é que ganhou cada vez mais prestígio? — Produtos agrícolas sem adubo. Produtos agrícolas sem adubo ganharam cada vez mais prestígio entre os consumidores. Ganharam (3ª pessoa do plural) concorda com produtos (3ª p. p.) Eles ganharam cada vez mais prestígio entre os consumidores. Sujeito = produtos agrícolas sem adubo Predicado = ganharam cada vez mais prestígio entre os consumidores

7 TIPOS DE SUJEITO Algumas orações não possuem sujeito, mas a maioria delas possui. Quando isso ocorre, o sujeito pode se apresentar de duas formas: determinado, quando é possível identificá-lo, ou indeterminado, quando não é possível identificá-lo, apesar de sabermos que existe algo ou alguém com o que ou com quem o verbo concorda.

8 As alunas chegaram tarde Sujeitopredicado Considera-se como determinado qualquer sujeito que venha representado por qualquer palavra da oração.

9 SUJEITO DETERMINADO Simples Composto Oculto (elíptico ou desinencial)

10 SUJEITO SIMPLES As neves friasdescem dos montes. sujeito simplespredicado Núcleo do sujeito: é o elemento central do sujeito, isolado de todos os outros determinantes. Morfologicamente, o núcleo do sujeito é sempre constituído de substantivos ou pronomes substantivo, não precedidos de preposição. Aquele que tem só um núcleo

11 SUJEITO COMPOSTO Aquele que tem mais de um núcleo A lua e as estrelas brilham no céu. sujeito compostopredicado

12 SUJEITO OCULTO É aquele não expresso e que pode ser determinado pela desinência verbal ou pelo contexto. Levantarei cedo sujeito oculto (eu)predicado Numa oração como Levantarei cedo, o sujeito é determinado, mas não aparece explicitamente na oração. Trata-se de sujeito oculto, elíptico ou sujeito determinado implícito na desinência verbal.

13 ? Chegou-se tarde. sujeito indeterminadopredicado O sujeito é indeterminado quando não vem representado por nenhuma palavra e o contexto não permite identificar a quem o predicado se refere. Sabe-se que há um sujeito, mas não há indícios no texto para identificar quem é nem quantos são.

14 ø Choveu ontem. sujeito inexistentepredicado O sujeito é inexistente quando a oração é constituída por um predicado puro, que não é endereçado a sujeito algum. Quando o sujeito é inexistente, diz-se que o verbo é impessoal.


Carregar ppt "LÍNGUA PORTUGUESA: TERMOS ESSENCIAIS LÍNGUA PORTUGUESA: TERMOS ESSENCIAIS Profª. Sarah E.G. Araujo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google