A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS. Inicialmente observemos alguns conceitos sobre palavras primitivas e derivadas e palavras simples e compostas: Inicialmente.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS. Inicialmente observemos alguns conceitos sobre palavras primitivas e derivadas e palavras simples e compostas: Inicialmente."— Transcrição da apresentação:

1 PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS

2 Inicialmente observemos alguns conceitos sobre palavras primitivas e derivadas e palavras simples e compostas: Inicialmente observemos alguns conceitos sobre palavras primitivas e derivadas e palavras simples e compostas: PALAVRAS PRIMITIVAS – palavras que não são formadas a partir de outras. PALAVRAS PRIMITIVAS – palavras que não são formadas a partir de outras. Exemplo: pedra, casa, paz, etc. Exemplo: pedra, casa, paz, etc. PALAVRAS DERIVADAS – palavras que são formadas a partir de outras já existentes. PALAVRAS DERIVADAS – palavras que são formadas a partir de outras já existentes. Exemplo: pedrada (derivada de pedra), ferreiro (derivada de ferro). Exemplo: pedrada (derivada de pedra), ferreiro (derivada de ferro).

3 PALAVRAS SIMPLES – são aquelas que possuem apenas um radical. Exemplo: cidade, casa, pedra. PALAVRAS COMPOSTAS - são palavras que apresentam dois ou mais radicais. Exemplo: pé-de-moleque, pernilongo, guarda- chuva. Na língua portuguesa existem dois processos de formação de novas palavras: derivação e composição.

4 DERIVAÇÃO É o processo pelo qual palavras novas (derivadas) são formadas a partir de outras que já existem (primitivas). Podem ocorrer das seguintes maneiras: É o processo pelo qual palavras novas (derivadas) são formadas a partir de outras que já existem (primitivas). Podem ocorrer das seguintes maneiras: 1. Prefixal; 2. Sufixal; 3. Parassintética; 4. Regressiva; 5. Imprópria.

5 1. PREFIXAL – processo de derivação pelo qual é acrescido um prefixo a um radical. Exemplo: desfazer, inútil. Exemplo: desfazer, inútil. Vejamos alguns prefixos latinos e gregos mais utilizados: Vejamos alguns prefixos latinos e gregos mais utilizados:

6 2. SUFIXAL – processo de derivação pelo qual é acrescido um sufixo (NOMINAL OU VERBAL) a um radical. Exemplos: Pedreiro Pedreiro Livr Livraria Civilizar Civilizar

7 3. PARASSINTÉTICA – processo de derivação pelo qual é acrescido um prefixo e sufixo simultaneamente ao radical. 3. PARASSINTÉTICA – processo de derivação pelo qual é acrescido um prefixo e sufixo simultaneamente ao radical. Exemplos: a + noit + ecer = ANOITECER Exemplos: a + noit + ecer = ANOITECER PREFIXO RADICAL SUFIXO PREFIXO RADICAL SUFIXO per + noit + ar. = PERNOITAR per + noit + ar. = PERNOITAR OBSERVAÇÃO : OBSERVAÇÃO : Existem palavras que apresentam prefixo e sufixo, mas não são formadas por parassíntese. Para que ocorra a parassíntese é necessários que o prefixo e o sufixo juntem-se ao radical ao mesmo tempo. Para verificar tal derivação basta retirar o prefixo ou o sufixo da palavra. Se a palavra deixar de ter sentido, então ela foi formada por derivação parassintética. Caso a palavra continue a ter sentido, mesmo com a retirada do prefixo ou do sufixo, ela terá sido formada por derivação prefixal e sufixal. Existem palavras que apresentam prefixo e sufixo, mas não são formadas por parassíntese. Para que ocorra a parassíntese é necessários que o prefixo e o sufixo juntem-se ao radical ao mesmo tempo. Para verificar tal derivação basta retirar o prefixo ou o sufixo da palavra. Se a palavra deixar de ter sentido, então ela foi formada por derivação parassintética. Caso a palavra continue a ter sentido, mesmo com a retirada do prefixo ou do sufixo, ela terá sido formada por derivação prefixal e sufixal.

8 4. REGRESSIVA - processo de derivação em que são formados substantivos a partir de verbos. 4. REGRESSIVA - processo de derivação em que são formados substantivos a partir de verbos. Exemplos: Exemplos: Ninguém justificou o atraso. (do verbo atrasar) Ninguém justificou o atraso. (do verbo atrasar) O debate foi longo. (do verbo debater) O debate foi longo. (do verbo debater)

9 5.IMPRÓPRIA - processo de derivação que consiste na mudança de classe gramatical da palavra sem que sua forma se altere. Exemplo: O jantar estava ótimo Exemplo: O jantar estava ótimo

10 COMPOSIÇÃO É o processo pelo qual a palavra é formada pela junção de dois ou mais radicais. A composição pode ocorrer de duas formas: É o processo pelo qual a palavra é formada pela junção de dois ou mais radicais. A composição pode ocorrer de duas formas: POR JUSTAPOSIÇÃO POR JUSTAPOSIÇÃO POR AGLUTINAÇÃO. POR AGLUTINAÇÃO.

11 JUSTAPOSIÇÃO – quando não há alteração nas palavras e continua a serem faladas (escritas) da mesma forma como eram antes da composição. JUSTAPOSIÇÃO – quando não há alteração nas palavras e continua a serem faladas (escritas) da mesma forma como eram antes da composição. Exemplo: girassol (gira + sol), pé-de-moleque (pé + de + moleque) AGLUTINAÇÃO – quando há alteração em pelo menos uma das palavras seja na grafia ou na pronúncia. AGLUTINAÇÃO – quando há alteração em pelo menos uma das palavras seja na grafia ou na pronúncia. Exemplo: planalto (plano + alto) Exemplo: planalto (plano + alto) Além da derivação e da composição existem outros tipos de formação de palavras que são hibridismo, abreviação e onomatopéia. Além da derivação e da composição existem outros tipos de formação de palavras que são hibridismo, abreviação e onomatopéia.

12 ABREVIAÇÃO OU REDUÇÃO É a forma reduzida apresentada por algumas palavras: É a forma reduzida apresentada por algumas palavras: Exemplo: auto (automóvel), quilo (quilograma), moto (motocicleta). Exemplo: auto (automóvel), quilo (quilograma), moto (motocicleta). HIBRIDISMO É a formação de palavras a partir da junção de elementos de idiomas diferentes. É a formação de palavras a partir da junção de elementos de idiomas diferentes. Exemplo: automóvel (auto – grego + móvel – latim), burocracia (buro – francês + cracia – grego). Exemplo: automóvel (auto – grego + móvel – latim), burocracia (buro – francês + cracia – grego).

13 ONOMATOPÉIA Consiste na criação de palavras através da tentativa de imitar vozes ou sons da natureza. Consiste na criação de palavras através da tentativa de imitar vozes ou sons da natureza. Exemplos: Exemplos: fonfom fonfom cocoricó cocoricó tique-taque tique-taque boom!. boom!.

14 NEOLOGISMO Qualquer palavra ou expressão recém-criada. Qualquer palavra ou expressão recém-criada. Ex: inalcançar; velhar (Guimarães Rosa). Ex: inalcançar; velhar (Guimarães Rosa).

15 EMPRESTIMO LINGUÍSTICO Incorporação de palavras de outras línguas na nossa língua. Incorporação de palavras de outras línguas na nossa língua. Ex: Shopping (inglês), samba (línguas africanas), piano (italiano), etc. Ex: Shopping (inglês), samba (línguas africanas), piano (italiano), etc.

16 HIBRIDISMO É a combinação de elementos de línguas diferentes para formar palavras. É a combinação de elementos de línguas diferentes para formar palavras. Ex: automóvel (grego e latim), autossugestão (grego e português). Ex: automóvel (grego e latim), autossugestão (grego e português).


Carregar ppt "PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS. Inicialmente observemos alguns conceitos sobre palavras primitivas e derivadas e palavras simples e compostas: Inicialmente."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google