A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

QUANTO A ORIGEM NATURAL: Maconha, Trombeteira, Cogumelos, folhas de coca, Ópio, Cafeína, THC, Nicotina etc. SEMI-SINTÉTICA: Cocaína, Álcool, Tabaco, etc.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "QUANTO A ORIGEM NATURAL: Maconha, Trombeteira, Cogumelos, folhas de coca, Ópio, Cafeína, THC, Nicotina etc. SEMI-SINTÉTICA: Cocaína, Álcool, Tabaco, etc."— Transcrição da apresentação:

1

2 QUANTO A ORIGEM NATURAL: Maconha, Trombeteira, Cogumelos, folhas de coca, Ópio, Cafeína, THC, Nicotina etc. SEMI-SINTÉTICA: Cocaína, Álcool, Tabaco, etc. SINTÉTICA: LSD, Ecstasy, Barbitúricos etc.

3

4

5

6 Tolerância o organismo passa a necessitar de quantidade cada vez maior de droga para que se obtenha o efeito inicial.

7 BEBIDAS ALCOÓLICAS ORIGEM: Obtido a partir da cana de açúcar, cereais, frutas, através de um processo de fermentação. ALCALÓIDE ATIVO:Álcool Etílico, Etanol. CLASSIFICAÇÃO: Lícita. COMO É O PRODUTO: Líquido.

8 POSSÍVEIS EFEITOS: Desinibição, desequilíbrio do raciocínio e do julgamento, depressão física, queda da pressão sanguínea, lentidão dos reflexos motores, digestão prejudicada, diminuição da excitação sexual, sensação de nestesia, náuseas, vômitos, suor abundante, dor de cabeça, agressividade, tremores, tonturas etc. CONSEQUÊNCIAS: cirrose hepática, hepatite, gastrite, úlcera, paralisia, pancreatite, ataque cardíacos, arritimia, delírium tremens, hipertensão, derrame cerebral, perda da memória, demência, escravidão do fígado ao álcool, deficiência de vitaminas B1, esterilidade, os testículos e os ovários atrofiam, alucinações, coma etc. DUAS FASES DO ÁLCOOL: ESTIMULANTE: Euforia, desinibição, loquacidade etc. DEPRRESSORA: Falta de coordenação motora, sono, descontrole etc.

9

10

11

12

13

14

15

16

17 Restrição da propaganda de cervejas e outras bebidas alcoólicas nos meios de comunicação e em eventos esportivos, culturais e Sociais, semelhante à legislação atual que limita as propagandas de cigarro.

18

19 Qual a diferença entre alcoolismo masculino e feminino? Alcoolismo é uma doença progressiva, mais lenta no homem (aparece depois de uns 20 a 25 anos de uso) e mais rápida na mulher (aparece após 5 a 10 anos de uso). Isto porque a mulher tem mais células gordurosas do que o homem, este tem mais massa muscular. A gordura atrai e retém mais líquido e fica exposto mais tempo às substâncias nocivas do álcool. Há 15 anos a porcentagem era de 1 mulher para 20 homens, hoje é de 1 mulher para 6 homens

20

21

22

23

24

25

26 O ALCOOLISMO QUANDO NÃO MATA DESTRÓI VIDAS

27 O alcoolismo é a doença que mais mata no mundo. No Brasil, a tragédia pessoal está cada dia mais antecipada. Conforme estatísticas do Ministério da Saúde (MS), ele está presente em 25% dos suicídios, 50% dos homicídios, 50% das mortes no trânsito, além de ser responsável por 10% das faltas ao trabalho e estar envolvido em 90% das internações psiquiátricas. 10% da população do mundo é portador dessa doença que muitos escondem e que se chama ALCOOLISMO.

28 No Brasil, 16 milhões de pessoas são dependentes do álcool, que é uma droga socialmente aceitável. Este consumo é a terceira causa de absenteísmo (falta ao trabalho), o que compromete quase 5% do Produto Interno Bruto. "Quarenta por cento dos acidentes nas empresas estão ligados ao uso de drogas",

29 Conseqüências Físicas do Uso em Excesso Acidentes (no lar, no serviço e nas estradas); Alterações no sangue (hemorragias, hepatite e outras); Ossos e articulações (ácido úrico elevado, degeneração dos ossos e outros); Lesão cerebral (síndrome de Wernicke-Korsakoff, degeneração cerebelar, ambliopia); Câncer (na boca, esôfago, estômago, fígado e outros); Pulmão (pneumonia, tuberculose e outros problemas); Epilepsia; Síndrome fetal (vide parágrafo anterior); Coração (arritmias, cardiopatia, hipertensão e doença coronariana); lipemia; Hipoglicemia; Fígado (cirrose hepática e outras doenças); miopatia; Pancreatite; Neuropatia (ou neurite) periférica); Sexo (disfunção testicular e impotência); e Esôfago e estômago (efeitos corrosivos diretos do álcool sobre estes órgãos como: gastrite, úlcera péptica, esofagite e síndrome de Mallory- Weiss).

30 BEBIDAg/100ml Vodca45 Bourbon40 Aguardente35 Conhaque35 Rum35 Uisque35 Gim28 Vermute italiano18 Vinho do Porto15 Xerez15 Vinho Madeira14 Champanha seco11 Champanha doce11 Vinho branco10 Vinho tinto10 Cerveja4 Teor Alco ó lico de Algumas Bebidas

31 Como a bebida alcoólica afeta a vida da sociedade Conforme a Organização Mundial da Saúde, os danos sociais deixados pelo álcool no Brasil correspondem a 7,3% do PIB. Os impostos gerados pela indústria de bebidas são 3,5% do PIB Morte Estudo da Universidade de Estocolmo (Suécia) indicou que um aumento de 10% no preço da bebida alcoólica reduz em 28,8% a morte de homens e em 37,4% a morte entre mulheres Trânsito 78% das mortes no trânsito brasileiro têm presença do uso de álcool Saúde A OMS estima que 17 milhões de brasileiros são dependentes do álcool. O alcoolismo é responsável por 60 doenças que levam à morte. A dependência da bebida responde por 40% das consultas psiquiátricas no Brasil Sexo Estar alcoolizado aumenta a chance de violência sexual. Estando intoxicado, o adolescente se envolve mais em atividades sexuais sem proteção, com maior exposição a doenças sexualmente transmissíveis

32 Aprendizado O consumo de álcool na adolescência provoca prejuízos na aprendizagem, como déficit de memória. Adolescentes com dependência de álcool apresentam mais dificuldade em recordar palavras e desenhos geométricos simples após um intervalo de 10 minutos, em comparação as adolescentes sem dependência alcoólica.

33

34

35

36

37

38


Carregar ppt "QUANTO A ORIGEM NATURAL: Maconha, Trombeteira, Cogumelos, folhas de coca, Ópio, Cafeína, THC, Nicotina etc. SEMI-SINTÉTICA: Cocaína, Álcool, Tabaco, etc."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google