A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rosa Maria Vieira Silva Pereira. A superfície da Terra é formada, em grande parte, por rochas. Também podemos encontrar rochas por baixo do solo, como.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rosa Maria Vieira Silva Pereira. A superfície da Terra é formada, em grande parte, por rochas. Também podemos encontrar rochas por baixo do solo, como."— Transcrição da apresentação:

1 Rosa Maria Vieira Silva Pereira

2 A superfície da Terra é formada, em grande parte, por rochas. Também podemos encontrar rochas por baixo do solo, como podes verificar, por exemplo, quando visitamos uma gruta.

3

4

5 Podemos encontrar rochas nas cidades, nas montanhas, nos rios, no mar e nas praias.

6 O que são rochas? As rochas são massas naturais formadas por substâncias chamadas minerais. Normalmente associamos a ideia de rocha a um mineral sólido e duro. Mas, existem rochas pouco duras ( ex: a argila e a areia) e rochas líquidas ( como é o caso do petróleo). argila areia petróleo

7 Rosa Maria Vieira Silva Pereira A maioria das rochas é formada por diferentes tipos de minerais. O granito, por exemplo, possui na sua constituição, três tipos de minerais: o feldspato, o quartzo e a mica. Contudo, existem rochas formadas por um só mineral. O calcário, por exemplo, é constituído apenas por um mineral chamado calcite.

8 Rochas metamórficas São rochas que se formam a partir da transformação (metamorfose) de outras rochas. Exemplos: Calcário - mármore Granito - gnaisse Arenito - quartzito

9 Rosa Maria Vieira Silva Pereira Rochas metamórficas

10 Rosa Maria Vieira Silva Pereira Rochas magmáticas As rochas magmáticas ou ígneas se formam a partir da lava vulcânica. A lava, que é o magma derramado na superfície, esfria e se torna sólida. Exemplos: basalto, a pedra-pomes (esfriamento da lava rapidamente), o granito (forma-se dentro da Terra).

11 Rosa Maria Vieira Silva Pereira VULCÃO CHAMINÉ MAGMA CHAMINÉ

12 Rosa Maria Vieira Silva Pereira OO petróleo é uma rocha orgânica,pois teve origem em restos de animais e plantas que existiram há milhões de anos trás. AAo longo dos tempos, estes materiais orgânicos foram-se depositando e ficaram cobertos por sedimentos.

13 OOs sedimentos foram-se enterrando nos fundos marítimos, e os materiais orgânicos, sofreram transformações, originando uma massa pastosa e negra, a que foi dado o nome de petróleo bruto.

14

15 Rochas Sedimentares É formada com grãos de outras rochas que se depositam em camadas e se solidificam. Exemplos: Arenito: forma-se a partir da desintegração do granito. Os grãos de quartzo do granito formam a areia. A areia e as dunas não são rochas, são fragmentos de rochas. Calcário: acúmulo de esqueletos,conchas e carapaças de animais aquáticos ricos em carbonato de cálcio. Além também de se formar pelo acúmulo de sais de cálcio da água. Evaporito: rocha formada a partir da evaporação da água do mar o que resulta no acúmulo do sal.

16 Rosa Maria Vieira Silva Pereira Rochas sedimentares

17 Rosa Maria Vieira Silva Pereira Na Natureza, existe uma grande variedade de rochas que diferem nas suas propriedades químicas e físicas: cor, cheiro, dureza, coerência, textura, reação aos ácidos. Xisto Granito Argila Calcário Obsidiana Basalto Mármore

18 Rosa Maria Vieira Silva Pereira

19 ONDE ESTÁ ESCRITA A HISTÓRIA DA TERRA? As rochas constituem o “livro” onde se escreve a história da Terra; os fósseis são as “palavras”, muitas vezes frases incompletas, e, por isso, é fundamental saber interpretá-las. A Paleontologia é a ciência que estuda os fósseis.

20 Rosa Maria Vieira Silva Pereira OOs fósseis são restos de seres vivos que viveram há muitos anos no nosso planeta, ou ainda vestígios da sua atividade, que ficaram preservados em rochas.

21  A As marcas ou vestígios da atividade dos seres vivos fornecem- nos informações sobre a locomoção, a alimentação e a reprodução dos seres vivos que lhes deram origem.

22

23 O HOMEM PRIMITIVO E AS ROCHAS O ser humano utilizou os minerais e as rochas desde a Antiguidade. Inicialmente, talvez aproveitasse qualquer pedra que,pela sua forma, lhe pudesse servir como arma de caça ou de defesa.  C Com o sílex, mineral duro e que adquire formas cortantes ao ser partido, o homem pré-histórico fabricou machados rudimentares.

24 Rosa Maria Vieira Silva Pereira  O homem primitivo descobriu como obter o fogo com o sílex.

25 Rosa Maria Vieira Silva Pereira O HOMEM PRIMITIVO E AS ROCHAS O homem primitivo usou como “casas” as cavidades naturais das rochas. Nas paredes dessas cavernas, o Homem começou a pintar ( Arte Rupestre ) utilizando alguns minerais coloridos, para fazer as tintas.

26 Rosa Maria Vieira Silva Pereira O HOMEM PRIMITIVO E AS ROCHAS O homem primitivo sepultava os seus mortos em dólmenes, que eram monumentos simples, construídos com grandes blocos de rochas. Dólmenes ou antas

27 Rosa Maria Vieira Silva Pereira MINERAIS E ROCHAS Atualmente, as rochas continuam a ser utilizadas nas construções, por exemplo, de casas. O tipo de rocha utilizada varia de local para local, de acordo com a sua abundância na região.

28 Rosa Maria Vieira Silva Pereira MINERAIS E ROCHAS

29 Rosa Maria Vieira Silva Pereira MINERAIS E ROCHAS

30 Rosa Maria Vieira Silva Pereira MINERAIS E ROCHAS

31 Rosa Maria Vieira Silva Pereira MINERAIS E ROCHAS MÁRMORE

32 Rosa Maria Vieira Silva Pereira MINERAIS E ROCHAS XISTO

33 Rosa Maria Vieira Silva Pereira MINERAIS E ROCHAS OBSIDIANA

34 Rosa Maria Vieira Silva Pereira MINERAIS

35 Rosa Maria Vieira Silva Pereira MINERAIS


Carregar ppt "Rosa Maria Vieira Silva Pereira. A superfície da Terra é formada, em grande parte, por rochas. Também podemos encontrar rochas por baixo do solo, como."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google