A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Somos feitos de quê? ciências 8º anO - 2025.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Somos feitos de quê? ciências 8º anO - 2025."— Transcrição da apresentação:

1 Somos feitos de quê? ciências 8º anO

2 Nível de organização do corpo humano
ÁTOMOS (oxigênio, nitrogênio, carbono...) MOLÉCULAS (proteínas, plaquetas...) CÉLULAS (neurônios, macrófagos, adipócitos...) TECIDOS (epitelial, muscular, cartilaginoso...) ÓRGÃOS (cérebro, estômago, intestinos...) SISTEMA (circulatório, respiratório, digestório...) ORGANISMO (cada indivíduo)

3 Célula – a unidade da vida
A célula é a menor unidade estrutural de todos os organismos vivos, capaz de executar todas as atividades para a vida. Cada tijolo da casa seria como uma célula.

4 A célula é descoberta – nasce a citologia
A palavra célula foi usada pela primeira vez em 1665 pelo inglês Robert Hooke. Cortiça observada ao microscópio óptico Hooke percebeu que a cortiça era formada por numerosos compartimentos vazios. A esses compartimentos ele deu o nome de célula, palavra diminutiva do latim cella que significa cavidade.

5 Tipos de microscópios Microscópio óptico (até 2000 vezes);
Microscópio eletrônico (até 100 milhões de vezes); Microscópio óptico (até 2000 vezes);

6 As células podem ser categorizadas por tamanho:
Microscópicas (< 0,1 mm). Macroscópicas (> 0,1 mm): podem ser vistas a olho nú. Células Macroscópicas: São aquelas visíveis a olho nu. Ex: Gema do ovo,alvéolo da laranja etc. Células Microscópicas: São aquelas que necessitam de um microscópio para serem visualizadas. Ex: Hemácia

7 Célula estrelada - neurônio Células arredondadas – glóbulos vermelhos
tipos de células do corpo humano Nosso corpo tem cerca de 200 tipos de células diferentes – sua forma varia de acordo com sua função. Célula estrelada - neurônio Células de defesa – leucócitos Células arredondadas – glóbulos vermelhos Célula fusiforme – músculos Célula reprodutora – espermatozoide Células cúbicas e cilíndricas - pele

8 CÉLULA EUCARIONTE ANIMAL
A CÉLULA EUCARIONTE POSSUI TRÊS REGIÕES PRINCIPAIS: Núcleo Citoplasma Membrana plasmática

9 Núcleo Celular As suas funções estão relacionadas :
Armazenamento de informações hereditárias. Controle das funções celulares.

10 Cromossomos pares de cromossomos. Nossa espécie possui 23
Cada cromossomo é formado por uma única molécula de DNA associada a proteínas; Nossa espécie possui 23 pares de cromossomos.

11 O que é DNA? É uma molécula, que reproduz o código genético, é responsável pela transmissão das características hereditárias de cada espécie. Cada sequência da molécula de  DNA contém vários  genes.

12 São cromossomos que apresentam genes para as mesmas características.
Cromossomos Homólogos São cromossomos que apresentam genes para as mesmas características. Um homólogo veio do pai e outro da mãe.

13 Espermatozóide  n Óvulo  n Zigoto  2n

14 Número de cromossomos O número de cromossomos é sempre específico e constante para organismos de mesma espécie. Hapóide = Metade do número total de cromossomos da espécie = Genoma n Diplóide = Número total de cromossomos da espécie 2n

15 CARIÓTIPO humano O termo Cariótipo designa um conjunto de cromossomos de uma célula caracterizado pelo número, tamanho e forma dos cromossomos.

16 CARIÓTIPO humano As células são fotografadas
A foto é ampliada e os cromossomos são cortados

17 Análise dos Cromossomos Humanos

18 Cada gameta contém apenas a metade do número de cromossomos.
CARIÓTIPO humano Cada gameta contém apenas a metade do número de cromossomos. espermatozoide (23) divisões celulares célula - ovo (46) novo ser humano ovócito II (23) Os cromossomos dos seres vivos são classificados em autossômicos e sexuais.

19 CARIÓTIPO humano Menino ou menina?
O sexo de uma pessoa é determinado por um par de cromossomos chamados de cromossomos sexuais. Mulheres dois cromossomos X Homens um cromossomo X e um cromossomo Y óvulo com cromossomo X espermatozoide com cromossomo X óvulo com cromossomo X espermatozoide com cromossomo Y A célula-ovo dá origem a uma menina (XX). A célula-ovo dá origem a um menino (XY). fecundação fecundação O sexo da criança é determinado pelo espermatozoide no momento da fecundação, já que o óvulo tem sempre o cromossomo X.

20 Cariótipo humano masculino

21 Cariótipo humano feminino


Carregar ppt "Somos feitos de quê? ciências 8º anO - 2025."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google