A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é linguagem? É o uso da língua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas. A linguagem não é somente um conjunto de palavras faladas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é linguagem? É o uso da língua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas. A linguagem não é somente um conjunto de palavras faladas."— Transcrição da apresentação:

1 O que é linguagem? É o uso da língua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas. A linguagem não é somente um conjunto de palavras faladas ou escritas, mas também de gestos e imagens. Afinal, não nos comunicamos apenas pela fala ou escrita, não é verdade?

2 Você já tentou se pronunciar sem utilizar o verbo?
Se não, tente, e verá que é impossível se ter algo fundamentado e coerente! Então, a linguagem pode ser verbalizada, e daí vem a analogia ao verbo. Assim, a linguagem verbal é que se utiliza de palavras quando se fala ou quando se escreve.

3 A linguagem pode ser não verbal?
Ao contrário da verbal, não se utiliza do vocábulo, das palavras para se comunicar. O objetivo, neste caso, não é de expor verbalmente o que se quer dizer ou o que se está pensando, mas de utilizar de outros meios comunicativos, como: placas, figuras, gestos, objetos, cores, ou seja, dos signos visuais.

4

5 Exemplos de linguagem não verbal
O semáforo, o apito do juiz numa partida de futebol, o cartão vermelho, o cartão amarelo, uma dança, o aviso de “não fume” ou de “silêncio”, o bocejo, a identificação de “feminino” e “masculino” através de figuras na porta do banheiro, as placas de trânsito...

6 Exemplos de linguagem verbal
Um texto narrativo, uma carta, um diálogo, uma entrevista, uma reportagem no jornal escrito ou televisionado, um bilhete, uma receita, um poema, uma bula de remédio, um rótulo...

7 Existe linguagem verbal e não verbal ao mesmo tempo?
A linguagem pode ser ainda verbal e não verbal ao mesmo tempo, como nos casos das charges, cartoons e anúncios publicitários.

8 No texto narrativo No texto narrativo, que é transmitido por meio de linguagem verbal, encontramos elementos que são essenciais para entendermos a história: Personagens Tempo Espaço Desfecho

9 Elementos da narrativa
Personagens: quem participa dos acontecimentos. Tempo: quando acontecem. Espaço: ambiente onde acontecem. Desfecho: solução do conflito produzido pelas ações dos personagens.

10 Produzindo uma narrativa
Imagine como os pinguins da charge chegaram a esta situação e escreva uma narrativa. Não esqueça de apresentar os personagens, de dizer quando e onde acontece a história e de dar um desfecho à ela.


Carregar ppt "O que é linguagem? É o uso da língua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas. A linguagem não é somente um conjunto de palavras faladas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google