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XVI SEMANA CATEQUÉTICA

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Apresentação em tema: "XVI SEMANA CATEQUÉTICA"— Transcrição da apresentação:

1 XVI SEMANA CATEQUÉTICA
DINÂMICAS NA CATEQUESE PARAGUAÇU - MG

2 O que é dinâmica de grupo?
A expressão dinâmica surgiu pela 1ª vez em 1944: RELACIONAR= TEORIA X PRÁTICA em Psicologia Social. Dynamis é uma palvra grega que significa força, energia, ação. Objetivo era o de ensinar às pessoas comportamentos novos através de Dinâmica de Grupo; Questões para debate: 1 - Que importância o grupo dá para o uso de dinâmicas? 2 - Por que as dinâmicas facilitam o trabalho coletivo e superam o individualismo? 3 - O que o grupo pode fazer para aproveitar melhor as dinâmicas? DESAFIOS PASTORAIS METODOLOGIA DO TRABALHO

3 Por que trabalhar com dinâmicas de grupo?
  As dinâmicas possibilitam vivências, que ao serem refletidas e partilhadas gestam um aprendizado pessoal e grupal libertador, possibilitando,dentre outras coisas: · Autoconhecimento com ser único e social; · Exercício de escuta e acolhida do outro como ser diferente; · Experiência de abertura ao outro e participação grupal; · Percepção do todo e das partes, tanto da vida como da realidade que nos cerca;

4 · Desenvolvimento da consciência crítica;
· Confronto e avaliação da vida e da prática; · Tomada de decisão de modo consciente e crítico; Sistematização de conteúdos, sentimentos e experiências; · Construção coletiva do saber. Permite que as pessoas envolvidas passem por um processo de ensino e aprendizagem em que o trabalho coletivo é colocado como um caminho para se interferir na realidade, modificando-a. · Possibilitar um clima de espontaneidade em que os participantes sintam-se livres e à vontade para participar da experiência feita;

5 Para quem vai orientar a dinâmica É fundamental:
· Conhecer todos os passos da dinâmica para aplicá-la com segurança;  · Ter clareza de aonde se quer chegar, qual o objetivo e a função da dinâmica dentro do processo a ser desenvolvido, entendendo-a como um instrumento; Uma vez que a técnica da dinâmica não é um fim, mas um meio - é APENAS uma ferramenta a ser usada. Sua utilização deve responder a objetivos específicos de uma determinada estratégia educativa, no sentido de estimular a produção do conhecimento e a recriação deste conhecimento... Recomendações Em todo início de atividade (encontro) deve ser feito o “Contrato do Grupo”. Trata-se de uma discussão da pauta proposta, definição de normas internas do grupo, formação de equipes de trabalho e distribuição de tarefas. Quando se tratar de uma atividade menor, um debate por exemplo, deve-se definir com o grupo o horário de terminar a atividade, o que será possível realizar, o que já foi preestabelecido, o objetivo da atividade e a metodologia de abordagem.

6 Enfim, Dinâmica de Grupo é um caminho para educar junto!
JOGOS, BRINCADEIRAS, DRAMATIZAÇÕES, OFICINAS, REFLEXÕES... RELAÇÕES: EU X COMIGO EU X OUTRO EU X MUNDO EU X DEUS Enfim, Dinâmica de Grupo é um caminho para educar junto!

7 VAMOS A PARTE PRÁTICA...

8 O PRESENTE TEXTO: Lucas 2.8-11 OBJETIVO:evangelizar
O PRESENTE TEXTO: Lucas OBJETIVO:evangelizar MATERIAL: caixas decoradas

9 POTE

10 TEXTO:João 7:38 OBJETIVO:consagração e serviço. MATERIAL:bambu, galhos, jarra com água, copos e balde.

11 TEXTO:Salmos19.14 OBJETIVO:vida cristã MATERIAL:latas coloridas, lixo, limão, cebola, sal, pimenta, bombons...

12 TEXTO:João 1.29 OBJETIVO: evangelizar MATERIAL:lápis, borracha e papel.

13 TEXTO:João 1:14 OBJETIVO: evangelizar MATERIAL: um peixe ou outro pequeno animal.

14 TEXTO:Lucas 19:10 OBJETIVO: evangelizar MATERIAL: figuras de profissões.

15 TEXTO:Lucas 11.13 OBJETIVO: doutrinar MATERIAL: 2 celulares, chocolate, objetos, sorvete, livro...

16 TEXTO:1 Coríntios OBJETIVO: doutrinar MATERIAL: mensagem, quebra-cabeça

17 BINGO DE JESUS CARTELAS, LÁPIS; PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE UM TEMA;
PERGUNTAS EM TIRAS DENTRO DE UMA CAIXA; CARTELAS COM RESPOSTAS ALTERNADAS; LEIA UMA PERGUNTA, QUEM TIVER A RESPOSTA NA CARTELA MARQUE-A; QUEM CONSEGUIR MARCAR 5 SEGUIDOS, GRITA BINGO DE JESUS; CONFERIR EM VOZ ALTA E DÊ UM PRESENTINHO PARA O VENCEDOR.

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19 JOGO DA VELHA PERGUNTAS E RESPOSTAS RELACIONADAS AO TEMA TRABALHADO;
RISQUE O QUADRO A BASE DO JOGO; CADA GRUPO TERÁ UMA MARCA( X, 0, NÚMERO...) A RESPOSTA CERTA DARÁ O DIREITO DE COLOCAR A SUA MARCA; O GRUPO QUE CONSEGUIR COMPLETAR UMA HORIZONTAL , DIAGONAL OU VERTICAL VENCERÁ; CASO O GRUPO NÃO SAIBA A RESPOSTA, PASSA A VEZ PARA O OUTRO GRUPO.

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21 OBEDIÊNCIA E DEPENDÊNCIA
TEXTO:Efésios 6.1-2 OBJETIVO: doutrinar MATERIAL: pipa

22 A CERCA Era uma vez um menino com temperamento muito forte. Seu pai deu-lhe um saco de pregos, dizendo-lhe que cada vez que ele ficasse enraivecido pregasse um prego na cerca do fundo da casa. No primeiro dia o garoto pregou 37 pregos, mas gradualmente ele foi se acalmando. Descobriu que era mais fácil "segurar" seu temperamento do que pregar os pregos na cerca.  Finalmente chegou o dia em que o garoto não se enfureceu nenhuma vez. Contou ao pai o que havia sucedido e pai sugeriu-lhe que, de agora em diante por cada dia que conseguisse segurar seu temperamento retirasse um dos 37 pregos.  Passou-se o tempo e o garoto finalmente pode dizer ao pai que tinha retirado todos os pregos.  O pai tomou o filho pela mão e levou-o até a cerca dizendo-lhe:  - Você fez muito bem meu filho, mas a cerca nunca mais será a mesma. Quando você diz coisas quando está furioso, elas deixam uma cicatriz assim como as marcas da cerca. Você pode fincar e retirar uma faca em um homem.  Não importa quantas vezes você possa dizer; "desculpe", a ferida mesmo assim permanecerá. Uma ferida verbal é tão dolorosa quanto uma ferida física.  Amigos são jóias raras. Eles fazem você sorrir e estimulam você a ter sucesso. Eles emprestam um ouvido amigo, repartem uma palavra de elogio, eles querem sempre abrir seus corações para nós."  Mostre a seus amigos o quanto você se importa com eles.  Autor desconhecido

23 Como consertar o mundo Um cientista vivia preocupado com os problemas do mundo e estava resolvido a encontrar meios de minorá-los. Passava dias em seu laboratório em busca de respostas para suas dúvidas. Certo dia, seu filho de sete anos invadiu o seu santuário decidido a ajudá-lo a trabalhar. O cientista, nervoso pela interrupção, tentou que o filho fosse brincar em outro lugar. Vendo que seria impossível removê-lo, o pai procurou algo que pudesse ser oferecido ao filho com o objetivo de distrair sua atenção. De repente deparou-se com o mapa do mundo, o que procurava! Com o auxílio de uma tesoura, recortou o mapa em vários pedaços e, junto com um rolo de fita adesiva, entregou-o ao filho dizendo: - Você gosta de quebra-cabeças? Então vou lhe dar o mundo para consertar. Aqui está o mundo todo quebrado. Veja se consegue consertá-lo bem direitinho! Faça tudo sozinho. Calculou que a criança levaria dias para recompor o mapa. Algumas horas, depois, ouviu a voz do filho que o chamava calmamente: - Pai, pai, já fiz tudo. Consegui terminar tudinho! A princípio o pai não deu crédito as palavras do filho. Seria impossível na sua idade ter conseguido recompor um mapa que jamais havia visto. Relutante, o cientista levantou os olhos de suas anotações, certo de que veria um trabalho digno de uma criança. Para sua surpresa, o mapa estava completo. Todos os pedaços haviam sido colocados nos devidos lugares. Como seria possível? Como o menino havia sido capaz? - Você não sabia como era o mundo, meu filho, então como conseguiu? - Pai, eu não sabia como era o mundo, mas quando você tirou o papel da revista para recortar, eu vi que do outro lado havia a figura de um homem. Quando você me deu o mundo para consertar, eu tentei mas não consegui. Foi aí que me lembrei do homem, virei os recortes e comecei a consertar o homem que eu sabia como era. Quando consegui consertar o homem, virei a folha e vi que havia consertado o mundo.

24 Sinal de Deus    Um homem sussurrou: Deus fale comigo. E um rouxinol começou a cantar Mas o homem não ouviu. Então o homem repetiu: Deus fale comigo! E um trovão ecoou nos céus Mas o homem foi incapaz de ouvir. O Homem olhou em volta e disse: Deus deixe-me vê-lo E uma estrela brilhou no céu Mas o homem não a notou. O homem começou a gritar: Deus mostre-me um milagre E uma criança nasceu Mas o homem não sentiu o pulsar da vida. Então o homem começou a chorar e a se desesperar: Deus toque-me e deixe-me sentir que você está aqui comigo... E uma borboleta pousou suavemente Em seu ombro O homem espantou a borboleta com a mão e desiludido Continuou o seu caminho triste, sozinho e com medo. Até quando teremos que sofrer para compreendermos que Deus está sempre aonde está a vida? Até quando manteremos nossos olhos e nossos corações fechados para o milagre da vida que se apresentas diante de nós em todos os momentos?

25 A parábola do Pote Um sábio mestre agarrou num pote de barro e chamou o seu discípulo. Colocou algumas pedras muito grandes dentro do pote e perguntou-lhe: “ O pote está cheio? E o discípulo respondeu: “Sim”! O mestre agarrou num saco cheia de pedrinhas pequenas e as despejou dentro do pote, e tornou a perguntar ao seu discípulo: “E agora, o pote está cheio ?” E ele respondeu: “Sim, mestre. Desta vez o pote está totalmente cheio”.  O sábio, então, agarrou numa lata de areia e a derramou dentro do pote. A areia preencheu os espaços entre as pedras grandes e as pedrinhas pequenas. Num impulso, o discípulo se adiantou: “Pronto! Agora acabou, mestre. Não é possível colocar mais nada dentro desse pote!”.  O mestre respondeu-lhe com um sorriso e virou uma jarra d’água dentro do pote, que, encharcando a areia, desapareceu. Depois disso, o sábio agarrou noutro pote de barro e pediu que o discípulo repetisse a experiência, mas na ordem inversa. No momento de colocar as pedras grandes, estas não couberam no vaso, pois parte dele já havia sido preenchido por coisas menores. Diante disso, o mestre concluiu a lição: “O pote de barro é a nossa vida; a nossa disponibilidade de tempo é o que cabia no pote. As pedras grandes são as coisas realmente importantes da vida: o seu crescimento pessoal e espiritual e seu relacionamento com a família e amigos. Se você der prioridade a isso e se mantiver aberto para o novo, o restante se ajustará por si: os seus afazeres diários, bens e direitos materiais, lazer e todas as restantes actividades menores que completam a vida. No entanto, se você preencher sua vida com coisas pequenas, as coisas realmente importantes nunca terão espaço suficiente na sua vida”.  Autor desconhecido


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