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Gestão de Custos Maurício Pinheiro. 1a. Aula: Conceitos e Fundamentos e Classificação Maurício Pinheiro.

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Apresentação em tema: "Gestão de Custos Maurício Pinheiro. 1a. Aula: Conceitos e Fundamentos e Classificação Maurício Pinheiro."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Custos Maurício Pinheiro

2 1a. Aula: Conceitos e Fundamentos e Classificação Maurício Pinheiro

3 SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS C ONTABILIDADE F INANCEIRA S ISTEMA O RÇAMENTÁRIO C ONTABILIDADE G ERENCIAL C ONTABILIDADE DE C USTOS

4 USOS DA CONTABILIADE DE CUSTOS Fornecer informações para:  planejamento e controle  elaboração de orçamentos  dar suporte ao processo de tomada de decisão. Na Contabilidade Gerencial:

5  Valoração de Estoques para o Balanço Patrimonial  Apuração do Custo dos Bens e Serviços Vendidos, para a Demonstração de Resultados Na Contabilidade Financeira: USOS DA CONTABILIADE DE CUSTOS

6 CONCEITOS BÁSICOS DE CUSTOS "QUANTIA PELA QUAL SE ADQUIRIU ALGO" Aurélio B. de Holanda Ferreira "GASTO RELATIVO A BEM OU SERVIÇO UTILIZADO NA PRODUÇÃO DE OUTROS BENS E SERVIÇOS" Eliseu Martins

7  Gastos, Custos e Despesas – são três palavra sinônimas ou dizem respeito a conceitos diferentes? Confundem com desembolso? E investimento tem alguma similaridade com elas? Perda se confunde com algum desses grupos?  Gasto - Compra de um produto ou serviço, que gera sacrifício financeiro para a entidade (desembolso) Desembolso – sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro).  Desembolso – pagamento resultante da aquisição do bem ou serviço.  Investimento – gasto ativado em função de sua vida útil ou benefícios atribuíveis a futuro(s) período(s).  Custo – Gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços.  Despesas – Bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para obtenção de receitas.  Perda – bem ou serviço consumidos de forma anormal e involuntária. Terminologias em Custos

8  Matéria-prima (MP)  Elemento que sofrerá alteração ou agregação  Adquirida de outras empresas  Mão-de-obra (MO)  Elemento que atua sobre a matéria-prima para transformá-la  Gastos gerais (GGF)  Todos os demais elementos não classificados como matéria-prima ou mão-de-obra  Equação  CT = MP + MO + GGF  Definição de custo  Valor da matéria-prima somado a todos os valores agregados a ela e necessários à obtenção de novos bens COMPONENTES BÁSICOS DOS CUSTOS

9 DIFERENÇA ENTRE DESPESA E CUSTO CUSTOCUSTODESPESADESPESA

10 Atividades empresariais:  Indústria Ex.: Custo = Gastos na fábrica, Despesa = Gastos no Escritório  Comércio Ex.: Custo = Mercadoria a ser revendida Despesa = Gastos com a Indústria  Serviços Ex.: Custo = Mão-de-obra aplicada Despesa = Gastos na Administração  Áreas dentro da Empresa:  Industrial  Administrativa  Comercial

11 Demonstração de Resultados Receitas CPV ou CMV ou CSV Lucro Bruto Despesas Lucro Operacional CUSTOSDespesas Estoque de Produtos Venda CUSTO X DESPESAS

12 Custo nas Empresas Comerciais X Industriais

13 Esquema Básico de Gastos na Demonstração de Resultados

14 CUSTOS E DESPESAS - EMPRESA INDUSTRIAL DEMONSTR. RESULTADOS RECEITA LÍQUIDA ( - ) ( - ) Custo do Produto Vendidos ( = ) ( = ) LUCRO BRUTO ( - ) ( - ) Despesas Operacionais ( = ) ( = ) LUCRO LÍQUIDO Apuração de Resultados BALANÇO Matéria Prima + Mão de Obra Direta + Custos Indiretos de Fabricação = Produtos em Processo + Outros Custos = Produtos Acabados

15 CLASSIFICAÇÃO DOS CUSTOS Diretos ou Indiretos Fixos ou Variáveis

16 CUSTOS DIRETOS São aqueles identificáveis com cada produto de maneira clara, direta e objetiva; a associação e a apropriação se processa através de mensuração direta.

17 CUSTOS INDIRETOS São aqueles alocados a cada produto através de estimativas e aproximações; a associação pode conter subjetividades e o grau de precisão da mensuração é baixo.

18 BASES DE RATEIO MAIS COMUNS a.Tempo de máquina b.Tempo de mão-de-obra c.Custo de mão-de-obra d.Volume de matéria-prima e.Custo de matéria-prima f.Combinação de várias

19 Exemplo de rateio dos Custos Fixos ProdutoAlfaBetoSoma MOD $300,00200,00500,00 MOD %60%40%100% CIF $420,00280,00700,00 Considerando $500,00 = 100% Aplicando uma regra de três

20 Rateios Custos Indiretos CUSTOS INDIRETOSDIRETOS PRODUTO B PRODUTO A ESTOQUE DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS RECEITA CPV LUCRO BRUTO DESPESAS LUCRO OPERACIONAL RATEIO

21 CUSTOS FIXOS São aqueles cujo montante independe do volume, dentro de determinado período.

22 CUSTOS FIXOS CF Custo $ Volume de Atividade

23 CUSTOS VARIÁVEIS São aqueles cujo montante acompanha o volume de atividade, dentro de certo período.

24 CUSTOS VARIÁVEIS CV Custo $ Volume de Atividade

25 Comportamento dos Custos e Custo Unitário por Unidade de Produto

26 Resumo Geral do Estudo Classificatório dos Custos

27 Departamentalização (Centro de Custos) É a unidade mínima administrativa para a Contabilidade de Custos, representada por homens e máquinas (na maioria dos casos) desenvolvendo atividades homogêneas. Para o campo de Custos para avaliação de Estoques, interessa mais a visualização do Departamento como um conjunto que, apesar de na maioria das vezes ser constituído de homens e máquinas, pode também ocorrer sob a forma de apenas homens, pelo menos teoricamente, também só máquinas, realizando tarefas homogêneas.

28 Departamentalização (Centro de Custos) Departamentos de Produção (corte da madeira, lixamento da madeira, montagem do móvel, pintura) Departamentos de Serviços (almoxarifado, controle de qualidade, manutenção das máquina). Departamentos Administrativos (Contabilidade, vendas, financeiro).

29 Custos para tomada de decisão Maurício Pinheiro

30 MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO POR UNIDADE É o excedente entre o preço de venda em relação aos custos e despesas variáveis; destina-se a amortizar os custos e despesas fixos e a formar o lucro da empresa.

31 Um conceito essencial Margem de contribuição Receitas Gastos Variáveis - =

32 MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO Receitas líquidas de impostos menos : Custos que só existem quando produtos/serviços são produzidos igual : Margem de contribuição RECEITAS LÍQUIDAS CUSTOS VARIÁVEIS _ = MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO Determina o valor disponível para absorver Custos e Despesas Fixas

33 Modelo de Decisão de Margem de Contribuição Demonstração de Resultados do Período

34 Margem de Contribuição e Volume de Produção/Vendas

35 FÓRMULA : Ponto de equilíbrio = $ Custos e Despesas Fixos $ Margem de Contribuição Unitária $ Margem de Contribuição Unitária Ponto de equilíbrio = $ Custos e Despesas Fixos $ Margem de Contribuição Unitária $ Margem de Contribuição Unitária Exemplo: Custos fixos, previstos em $ 6.376.350,00 -Preço de venda $ 15,00 -Custo variável unitário $ 10,00 Ponto de Equilíbrio = $ 6.376.350,00 = $ 6.376.350,00 = 1.275.270 unidade do Produto $ 15,00 (-) $ 10,00 $ 5,00 $ 15,00 (-) $ 10,00 $ 5,00 PONTO DE EQUILÍBRIO - PE

36 “É o ponto de interseção da curva de receitas totais com a curva de custos e despesas totais. Nele o resultado é zero.” RT - CT = 0 Portanto, no PE o lucro é zero PONTO DE EQUILÍBRIO - PE

37 PONTO DE EQUILÍBRIO - REPRESENTAÇÃO GRÁFICA R$ RT CT CV C/DF QUANTIDADE RTCTCVC/DF ONDE RT = RECEITA TOTAL, CT = CUSTO / DESP.TOTAIS, CV = CUSTOS VARIÁVEIS, C/DF = CUSTOS E DESP. FIXAS PE

38 Ponto de Equilíbrio (Break-Even Point) Vendas = Custos Variáveis* + Custos Fixos + Lucros Equação e Cálculo do Ponto de Equilíbrio * Inclui as despesas variáveis

39 Custos fixos totais Ponto de equilíbrio em quantidade = Margem de contribuição unitária Ponto de Equilíbrio em Quantidade Ponto de Equilíbrio (Break-Even Point) Custos fixos totais Ponto de equilíbrio em valor = Margem de contribuição percentual Ponto de Equilíbrio em Valor

40 Metas de Ponto de Equilíbrio Preço de Venda $ 1.700 por unidade de produto Custos e Despesas Variáveis$ 900 por unidade de produto Margem de Contribuição$ 800 por unidade de produto Custos e Despesas Fixas no Período Custos Indiretos de Fabricação$ 200.000 Depreciações$ 150.000 Despesas Administrativas$ 70.000 Despesas Comerciais$ 50.000 Despesas Financeiras $ 90.000 Soma dos Custos e Despesas Fixas$ 560.000

41 Ponto de Equilíbrio Econômico $ 560.000 PE = = 700 unidades $ 800

42 Formação de Preços de Venda  Mercado / Concorrência - “o mercado estabelece o preço”  Custo - multiplicador com margem sobre os custos  Estratégica - valor percebido pelo consumidor Estratégia de Preços  Criação do valor percebido pelos consumidores  Objetivo: criar e aumentar a lucratividade do negócio  Não cometer o equívoco de separar o preço do restante do composto de marketing Formação de Preços de Venda

43 Mark-up e Demonstração de Resultados

44 Construção do Mark-up

45 Determinação dos Percentuais Médios de Despesas Operacionais e Custo Financeiro para o Mark-up

46 Determinação dos Percentuais Médios de Despesas Operacionais e Custo Financeiro para o Mark-up

47 Formação de Preço de Venda sobre Custo por Absorção Utilizando o Conceito de Mark-up

48 Comprovação do Cálculo do Mark-up


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