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Palavra-chave: “AMOR IRREMOVÍVEL” O PROFETA OSÉIAS.

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Apresentação em tema: "Palavra-chave: “AMOR IRREMOVÍVEL” O PROFETA OSÉIAS."— Transcrição da apresentação:

1 Palavra-chave: “AMOR IRREMOVÍVEL” O PROFETA OSÉIAS

2 DIVISÃO HISTÓRICA DA BÍBLIA OS PROFÉTICOS 12 MENORES OSÉIAS JOEL AMÓS OBADIAS JONAS MIQUÉIAS NAUM HABACUQUE SOFONIAS AGEU ZACARIAS MALAQUIAS OS PROFÉTICOS 12 MENORES OSÉIAS JOEL AMÓS OBADIAS JONAS MIQUÉIAS NAUM HABACUQUE SOFONIAS AGEU ZACARIAS MALAQUIAS

3 AUTOR O Profeta Oséias, filho de Beeri (1.1). Nativo do Reino do Norte, onde foi profeta (as dez tribos) Contemporâneo de: Amós (em Israel) e de Isaías e Miquéias (em Judá). Viveu cerca de 200 anos após a divisão do Reino (Israel/Judá). Os nomes Oséias, Josué e Jesus são derivados da mesma raiz na língua hebraica. Oséias significa SALVAÇÃO, ao passo que os nomes Josué e Jesus significam O SENHOR É SALVAÇÃO

4 ESFERA DE AÇÃO Ele profetizou por um período de cerca de 60 anos – desde 785 a. C. até o tempo do cativeiro das dez tribos Durante o exercício de seu ministério o rei mais importante foi Jeroboão II (o filho de Joás). O Reino do Norte experimentou grande prosperidade em termos materiais. Enquanto isto em Judá (ou Reino do Sul) reinaram: Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias (1.1). Mas seu trabalho está completamente voltado para o Reino do Norte. Muitas vezes no livro aparece o Reino de Israel como Efraim, isto por ser a tribo de Efraim a maior dentre as dez.

5 Trazer a Israel a visão clara da sua condição espiritual, e a visão da posição do SENHOR diante dessa realidade. É uma grande exortação ao arrependimento dirigida as dez tribos, durante 60 anos antes do cativeiro destas. Mostrar que Israel, a esposa infiel, abandona seu esposo (Deus) compassivo, que a acolhe novamente. O PROPÓSITO DO LIVRO

6 "Porque o meu povo é inclinado a desviar-se de mim; se é concitado a dirigir-se acima, ninguém o faz. Como te deixaria, ó Efraim? Como te entregaria, ó Israel? Como te faria como a Admá? Como fazer-te um Zeboim? Meu coração está comovido dentro em mim, as minhas compaixões à uma se acendem" (Os 11:7,8). Ver Dt 29:23: Admá e Zeboim VERSÍCULO-CHAVE

7 I. Separação: Israel, a esposa infiel de Deus (1-3) II. Condenação: Israel, a nação pecaminosa (4-13.8) III. Reconciliação: Israel, a nação restaurada (13.9-14.9) I. Separação: Israel, a esposa infiel de Deus (1-3) II. Condenação: Israel, a nação pecaminosa (4-13.8) III. Reconciliação: Israel, a nação restaurada (13.9-14.9) ESBOÇO DO LIVRO

8 o SENHOR detesta o pecado do Seu povo o SENHOR trará juízo sobre o Seu povo o SENHOR ama com toda a fidelidade o Seu povo, apesar de toda a infidelidade deste. MENSAGEM CENTRAL

9 Jezreel (“Deus espalhará”): um sinal de condenação tanto da casa de Jeú como da Nação de Israel. Desfavorecida: sinal da retirada da misericórdia de Deus de seu povo; Não-meu-povo: sinal de que Deus já não o chamaria seu povo. OS FILHOS DE OSÉIAS

10 Em todo o livro brilha maravilhosamente a luz da graça do nosso Deus. Deus fala duramente com o povo por causa do pecado, todavia Sua graça brilha esplendorosamente desde o início da mensagem. “ Todavia, o número dos filhos de Israel será como a areia do mar, que se não pode medir, nem contar; e acontecerá que, no lugar onde se lhes dizia: Vós não sois meu povo, se lhes dirá: Vós sois filhos do Deus vivo. Os filhos de Judá e os filhos de Israel se congregarão, e constituirão sobre si uma só cabeça, e subirão da terra, porque grande será o dia de Jezreel. Chamai a vosso irmão Meu-Povo e a vossa irmã, Favor.”. (1:10,11 e 2.1) LIÇÕES DO LIVRO

11 (4.11) “A sensualidade do vinho e o mosto tiram entendimento”. Assim acontece com aquele que é dominado pelo vinho ou pelo mosto (vinho novo). Torna- se incapaz de raciocinar com clareza. Perde a sobriedade. (6.4) "...porque o vosso amor é como a nuvem da manhã, e como o orvalho da madrugada, que cedo passa". Como é o seu amor por Jesus? Frágil? Tênue? Momentâneo? Dependente de circunstâncias? De Sua parte, Ele nos diz: "...Com amor eterno eu te amei, por isso com benignidade te atraí" (Jr 31.3). LIÇÕES DO LIVRO

12 Muitas vezes queremos culpar os outros pelos nossos fracassos, não é verdade? A nossa família, circunstâncias, o governo, a igreja, Satanás, e até... o SENHOR! Mas, vejamos o que Ele nos diz sobre isso: "A tua ruína, ó Israel, vem de ti, e só de mim o teu socorro" (13.9). Temos que assumir a dura realidade: somos os culpados pela nossa miséria. E só haverá esperança para nós quando confessarmos de coração esta realidade. Por Seu lado, o SENHOR nos dirá em Sua graça: "...só de mim o teu socorro". ALELUIA!!! LIÇÕES DO LIVRO

13 a primeira delas, citada por Mateus (2.15), está no capítulo 11.1 - "...do Egito chamei o meu filho". Com Mateus aprendemos que a saída de Israel do Egito foi um tipo profético do Messias que, em Sua infância, e tendo-Se refugiado naquele país (à semelhança de Israel) seria chamado a voltar para a Terra Prometida. a própria pessoa do profeta, resgatando uma esposa escrava do pecado e tomando-a para si, é um tipo precioso dAquele que resgatou Sua noiva da escravidão de toda sorte de pecado, "para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem cousa semelhante, porém santa e sem defeito" (Ef 5.27). A CRISTOLOGIA DO LIVRO

14 Não sei porque me cercas o caminho E, vezes tantas, tristes dores vêm Deter-me os pés, por causa dos espinhos Que, pela estrada, espalhado tens... Não sei porque um muro alto e forte Vens Tu erguer em meio ao meu trilhar Aviso dando-me que mude o norte De passos débeis a peregrinar... ESPINHOS E MURALHAS

15 Estando assim, sozinho, ensimesmado, Ouço Tua voz em terna repreensão: "Não vês que tens de Mim te distanciado? Te quero perto, junto ao coração!" Que doce voz, suave e tão tremenda, Abrir-me os olhos d'alma firme vem Que forte e clara a Tua reprimenda Mas nela Te contemplo, ó Sumo Bem! Se o trilho do pecado vou à caça Senhor, qual Pai, vem Tu me açoitar Espinhos e muralhas da Tua graça Minh'alma vai alegre abraçar! (Rev. Luiz Ricardo Monteiro da Cruz)

16 "Portanto, eis que cercarei o seu caminho com espinhos; e levantarei um muro contra ela, para que ela não ache as suas veredas" (2.6)


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