A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APLICA-SE A: todas as edificações; áreas de risco; onde houver necessidade de instalação de extintores de incêndio. Estabelecer critérios para proteção.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APLICA-SE A: todas as edificações; áreas de risco; onde houver necessidade de instalação de extintores de incêndio. Estabelecer critérios para proteção."— Transcrição da apresentação:

1

2 APLICA-SE A: todas as edificações; áreas de risco; onde houver necessidade de instalação de extintores de incêndio. Estabelecer critérios para proteção contra incêndio em edificações e/ou áreas de risco; por meio de extintores de incêndio (portáteis ou sobre rodas), para combate a princípios de incêndio; atendendo ao previsto no Regulamento de Segurança Contra Incêndio e Pânico no Estado de Minas Gerais. OBJETIVOS

3 Área em metros quadrados de piso, protegida por uma unidade extintora, em função do risco. ÁREA PROTEGIDA Substância utilizada para a extinção do fogo. AGENTE EXTINTOR Quantidade de agente extintor contido no extintor de incêndio, medida em litro ou quilograma. CARGA Medida do poder de extinção de fogo de um extintor, obtida em ensaio prático normalizado. CAPACIDADE EXTINTORA Extintor que atende à capacidade extintora mínima prevista nesta norma, em função do risco e da natureza do fogo. UNIDADE EXTINTORA Marcação no piso, parede, coluna e/ou teto, destinada a indicar a presença de um extintor. SINALIZAÇÃO CONCEITOS BÁSICOS

4 Distância máxima real, em metros, a ser percorrida pelo operador, do ponto de fixação do extintor a qualquer ponto da área protegida por ele. DISTÂNCIA MÁXIMA A SER PERCORRIDA Período inicial da queima de materiais, compostos químicos ou equipamentos, enquanto o incêndio é incipiente. PRINCÍPIO DE INCÊNDIO Aparelho de acionamento manual, constituído de recipiente e acessórios contendo o agente extintor destinado a combater princípios de incêndio. EXTINTOR DE INCÊNDIO Extintor de incêndio que pode ser transportado manualmente, sendo que sua massa total não pode ultrapassar 20 kg. EXTINTOR PORTÁTIL Extintor de incêndio, montado sobre rodas, cuja massa total não pode ultrapassar 250 kg, operado e transportado por um único operador. EXTINTOR SOBRE RODAS Classificação do fogo de acordo com as características dos materiais combustíveis ou inflamáveis. CLASSES DE FOGO CONCEITOS BÁSICOS

5 CLASSES DE FOGO E SEUS RESPECTIVOS AGENTES EXTINTORES Fogo em metais pirofóricos, como magnésio, titânio, alumínio, cálcio. Agente extintor a base de Cloreto de Sódio. Extinção por isolamento e resfriamento do combustível. CLASSE D Fogo em óleos e gorduras, utilizados na cocção de alimentos. Agente extintor a base de Acetato de Potássio, diluído em água. Fogo extinto por resfriamento e efeito asfixiante da espuma. CLASSE K

6 A SELEÇÃO DOS EXTINTORES É DETERMINADA POR: Característica e tamanho do fogo esperado; Tipo de construção e sua ocupação; Risco a ser protegido; Condições de temperatura do ambiente, e outros fatores.

7

8 INSTALAÇÃO O extintor deve ser instalado de maneira que: Seja visível, para que todos os usuários fiquem familiarizados com a sua localização; Permaneça protegido contra intempéries e danos físicos em potencial; Sejam adequados à classe de incêndio predominante dentro dá área de risco a ser protegida; Haja menor probabilidade de o fogo bloquear seu acesso; Permaneça desobstruído e devidamente sinalizado de acordo com o estabelecido na IT 15 - Sinalização de Emergência.

9

10

11

12

13 CARACTERÍSTICAS E CRITÉRIOS PARA DISTRIBUIÇÃO CAPACIDADE EXTINTORA Para que se constitua uma unidade extintora, a capacidade extintora mínima de cada tipo de extintor, varia de acordo com o tipo de carga. São feitos ensaios para verificar qual a capacidade de extinguir determinadas chamas. DIMENSIONAMENTO Cada pavimento deve possuir no mínimo duas unidades extintoras, sendo: - uma para incêndio classe A - outra para incêndio classe B e C - ou uma unidade extintora de pó ABC, desde que atenda à distância máxima a ser percorrida e capacidade. Nas garagens de veículos automotores, é obrigatória a proteção por extintores tipo pó ABC.

14 CERTIFICAÇÃO E VALIDADE/GARANTIA Os extintores devem: Estar lacrados, com a pressão dentro da faixa adequada; Possuir marca de conformidade concedida por órgão credenciado pelo Sistema Brasileiro de Certificação. O prazo de validade da carga e garantia de funcionamento dos extintores deve: Ser aquele estabelecido pelo fabricante, se novo; ou da empresa de manutenção certificada pelo Sistema Brasileiro de Certificação, se recarregado.


Carregar ppt "APLICA-SE A: todas as edificações; áreas de risco; onde houver necessidade de instalação de extintores de incêndio. Estabelecer critérios para proteção."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google