A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sociedades Tribais: a educação difusa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sociedades Tribais: a educação difusa."— Transcrição da apresentação:

1 Sociedades Tribais: a educação difusa.
Pré-história: Sociedades Tribais: a educação difusa.

2

3 As Comunidades Tribais
Características gerais dessa sociedade: 1) não possuem Estado; 2) não possuem classes sociais; 3) não possuem escrita, 4) não possuem comércio, 5) não possuem história, 6) não possuem escola. Etnólogo Clastres: essas classificações impedem uma melhor compreensão da realidade dessas sociedades. Esses povos são diferentes, não inferiores.

4 As Sociedades tribais são míticas e ligadas a tradição oral, permitindo a coesão do grupo e a repetição dos comportamentos desejáveis. O sagrado se manifesta em todas as instâncias da vida. Exemplo na hora da Caça: caverna de Lascaux (França).

5

6 Organização Social: não há uma estrutura rígida de poder (chefe guerreiro ou feiticeiro). As tarefas são sempre coletivas. Por exemplo, o trabalho das mulheres ganha um caráter social, pois ela não está ligada ao trabalho doméstico. - Desse modo, apesar do chefe guerreiro ser o porta-voz da sociedade, ele mantém essa posição por respeito e por seu caráter sagrado. Assim, a esfera política, social e religiosa não se separam.

7 2. A Educação Difusa Nas comunidades tribais as crianças aprendem imitando os gestos dos adultos nas atividades diárias. Assim, elas aprendem “para a vida e por meio da vida”, sem que tenham uma pessoa reservada para essa tarefa. Nessa educação difusa, em que todos participam, os adultos demonstram paciência e respeitam o ritmo de aprendizagem de cada um.

8 Nesse tipo de educação, a formação é integral e universal
Nesse tipo de educação, a formação é integral e universal. O conhecimento mítico imprime uma tonalidade especial à educação, pois os relatos apreendidos referem-se a um saber começado nos primórdios. 3. Além da Pré-história A vida em tribo é uma característica marcante da pré-história, mas ainda existem grupos e sociedades que vivem desse modo.

9 Ao longo da pré-história, as diversas sociedades passaram por mudanças, que vai da simples coleta de alimentos, até a o desenvolvimento das técnicas de agricultura. Com isso, ocorre as seguintes mudanças: 1) surgem hierarquias de classes; 2) aparecem formas de servidão; 3) as terras de uso comum passam a ser do Estado; 4) a mulher fica restrita ao lar. E o Saber, que antes era patrimônio de todos, passar a ser restrita apenas as classes dominantes. Com isso surge a escola, que passa a desempenhar um papel de exclusão da maioria, elitizando o saber.


Carregar ppt "Sociedades Tribais: a educação difusa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google