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PublicouDavid Ávila Brunelli Alterado mais de 8 anos atrás
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BSC Balanced Scorecard
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O QUE É BSC? Balanced Scorecard (Indicadores Balanceados de Desempenho) BSC é um modelo de gestão que auxilia as organizações a traduzir a estratégia em objetivos operacionais e que direcionam o comportamento e o desempenho de uma organização.
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CONCEITO O BSC é um sistema de gestão baseada em um conjunto de indicadores de desempenho que proporcionam aos gerentes uma visão rápida e abrangente de toda a empresa. Contemplam indicadores, que permitem a visualização do resultado das ações passadas, e os indicadores operacionais, ligados com a satisfação dos clientes, com os processos internos e o aprendizado e crescimento. (KAPLAN E NORTON, 1997, p.2).
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ÁREAS DO BSC Visão e Estratégia Cliente Aprendizagem e Crescimento Financeira Processos Internos As medidas avaliadas pelo BSC abrangem quatro áreas distintas: Financeira, Cliente, Processos Internos e Aprendizagem e Crescimento
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FINANCEIRA FASESAUMENTO DO MIX DE RECEITAS REDUÇÃO DE CUSTOS UTILIZAÇÃO DOS ATIVOS CRESCIMENTO AUMENTO DE VENDAS; RECEITA/FUNCIONÁRIO IVESTIMENTOS; PESQUISA E DESENVOLVIMENTO. SUSTENTAÇÃO SELEÇÃO DE CLIENTES ; CUSTOS; DESPESAS INDIRETAS. INDICES DE CAPITAL DE GIRO. COLHEITA LUCRATIVIDADECUSTOS UNITÁRIOSRETORNO; RENDIMENTO. Para satisfazer nossos acionistas que objetivos financeiros devem ser atingidos?
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Exemplos de Indicadores: Defeitos de softwares entregues para produção; Disponibilidade de aplicações; Disponibilidade de infra-estrutura; Qualidade de projetos; Produtividade do desenvolvimento; Taxa de entregas de projetos no prazo; Eficiência do 1. Nível do Service Desk Para satisfazer nossos clientes e acionistas quais processos devemos ser excelentes? PROCESSOS INTERNOS
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APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO Exemplo de Indicadores: Horas-ano de treinamento por colaborador; Projetos de inovação em desenvolvimento; Rotatividade dos colaboradores; Retenção de talentos. Para atingir nossas metas como nossa organização deve aprender e inovar ?
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CLIENTES Exemplos de Indicadores: Satisfação do usuário com serviços de TI; Cobertura de treinamento para os usuários; Participação dos usuários no desenvolvimento de novos projetos; Satisfação do usuário com sistemas; Para satisfazer nossos objetivos financeiros que necessidades dos clientes devemos atender ?
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ALGUNS BENEFÍCIOS DO BSC Fornecer à gerência um controle de dimensões estratégicas; Comunicar, de forma clara, qual o benefício individual de cada funcionário para com a organização; Discutir como os investimentos relacionados com o desenvolvimento de competências, relacionamento com clientes e tecnologias de informação resultarão em benefícios futuros; Criar oportunidades para um aprendizado sistemático a partir de fatores importantes para o sucesso da organização; Criar consciência sobre o aspecto de que nem todos as decisões e investimentos realizados pela empresa resultarão em resultados imediatos de aumentos dos lucros ou redução dos custos;
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ETAPAS DA IMPLENTAÇÃO 1. Arquitetura do programa de medição 2. Definição dos objetivos estratégicos 3. Escolha dos indicadores estratégicos 4. Elaboração do plano de implementaç ão
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BSC COMO SISTEMA GERENCIAL
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EXEMPLOS DO BSC
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Aplicações do BSC O BSC tem uma vasta gama de áreas de aplicações, podendo ser implantado em grandes corporações tanto quanto em micro e pequenas empresas. Não há distinção se a empresa é publica, privada, ongs, governos, etc.
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Aplicações – Exemplos Micro e Pequenas Empresas Embora ainda não exista muita divulgação, é o pequeno empresário quem mais pode tirar proveito desta ferramenta, pois sua implantação pode ser mais tranquila do que numa organização maior.
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Aplicações – Exemplos Pessoal O uso do BSC não restringe-se somente as empresas. Esta metodologia pode ser voltada para o planejamento estratégico pessoal, e já existem consultores o BSC Pessoal. Clientes – profissionais, Sociais, Familiares, Amigos, Empregador, Você mesmo; Financeira – Dinheiro, Segurança, Status social, Auto-realização, Aceitação, Diversão, etc. Processos Internos - Vontade, Energia Interna, Saúde, Capacidade de Mudanças, Orientação para resultados, etc.; Aprendizagem e Crescimento – Liderança, Comunicação, Educação Continuada, etc.
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Aplicações - Exemplos Recursos Humanos Uso do BSC no estabelecimento de remuneração variável. Uma oportunidade para o RH implementar o controle de indicadores na organização respaldado pela via estratégica. Avaliação de Performance Individual; Estabelecimento do “Scorecard Individual” Desenvolvimento de Competências
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ETAPAS MISSÃO – POR QUE EXISTIMOS ? VALORES – NO QUE ACREDITAMOS? VISÃO- O QUE QUEREMOS SER? ESTRATÉGIA – QUAL NOSSO PLANO DE JOGO? BALANCED SCORECARD – IMPLEMENTAÇÃO E FOCO; INICIATIVAS ESTRATÉGICAS-O QUE PRECISAMOS FAZER? RESULTADOS ESTRATÉGICOS
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MAPA ESTRATÉGICO 1ª PERSPECTIVA – CLIENTES OBJETIVO: CRESCER NO MERCADO; INDICADOR: PARTICIPAÇÃO NO MERCADO; META: ATINGIR 20% AO ANO A MAIS DE CLIENTES; INICIATIVA: MARKETING.
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2ª PERSPECTIVA –PROCESSOS INTERNOS OBJETIVO: PONTUALIDADE NA ENTREGA DOS PRODUTOS/SERVIÇOS; INDICADOR: RECLAMAÇÃO DE CLIENTES; META: CUMPRIMENTO DE PRAZOS ( MÁXIMO 30 DIAS ); INICIATIVA: TREINAMENTO CONTÍNUO.
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3ª PERSPECTIVA –APRENDIZADO E CRESCIMENTO OBJETIVO: PROMOVER A VALORIZAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS; INDICADOR:REUNIÕES PERIÓDICAS; META: QUALIDADE E MELHORIA DOS SERVIÇOS; INICIATIVA:AVALIAR DESEMPENHO,ATRIBUINDO RECOMPENSAS E PUNIÇÕES.
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4ª PERSPECTIVA –FINANCEIRA OBJETIVO:AUMENTAR O LUCRO; INDICADOR: RECEITAS E GASTOS; META:AUMENTAR 10% AO NÃO DO LUCRO; INICIATIVA:AUMENTO DAS VENDAS
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