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USO PRIVATIVO: LEGISLAÇÃO Resolução n.º 002/2003 do Conselho Federal de Psicologia: “[...] os testes psicológicos são procedimentos sistemáticos de observação.

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2 USO PRIVATIVO: LEGISLAÇÃO Resolução n.º 002/2003 do Conselho Federal de Psicologia: “[...] os testes psicológicos são procedimentos sistemáticos de observação e registro de amostras de comportamentos e respostas de indivíduos com o objetivo de descrever e/ou mensurar características e processos psicológicos, compreendidos tradicionalmente nas áreas emoção-afeto, cognição-inteligência, motivação, personalidade, psicomotricidade, atenção, memória, percepção, dentre outras, nas suas mais diversas formas de expressão, segundo padrões definidos pela construção dos instrumentos”. Artigo 1º: “Os testes psicológicos são instrumentos de avaliação ou mensuração de características psicológicas, constituindo-se um método ou uma técnica de uso privativo do psicólogo em decorrência do que dispõe o § 1o do Art. 13 da Lei no 4.119/62”.

3 Legislação Brasileira: Lei Federal 4119/1962, Artigo 13, §1: “constitui função privativa do psicólogo a utilização de métodos e técnicas psicológicas com os objetivos de diagnóstico psicológico, orientação e seleção profissional, orientação psicopedagógica e solução de problemas de ajustamento. Assim, configura exercício ilegal da profissão a utilização de testes psicológicos por quaisquer outros profissionais”. USO PRIVATIVO: LEGISLAÇÃO

4 Código de Ética Profissional do Psicólogo (2005): responsabiliza o psicólogo pelos testes e pela sua guarda: “Zelar para que a comercialização, aquisição, doação, empréstimo, guarda e forma de divulgação do material privativo do psicólogo sejam feitas conforme os princípios deste Código” Art. 18 : “ O psicólogo não divulgará, ensinará, cederá, emprestará ou venderá a leigos instrumentos e técnicas psicológicas que permitam ou facilitem o exercício ilegal da profissão”.  O psicólogo é, pois, o único profissional que responde pela prática da avaliação psicológica, tendo a obrigação de se manter constantemente em atualização para o melhor desempenho do seu trabalho. USO PRIVATIVO: LEGISLAÇÃO

5  Conhecimento prático das condições de aplicação: O teste deve ser aplicado em condições padrão, pois cada procedimento está previsto e descrito, com riqueza de detalhes, no Manual. As informações práticas a respeito dos testes como custo, tempo de aplicação, nível de dificuldade de correção, dentre outras, não são suficientes para a compreensão da complexidade desse tipo de instrumento, reduzindo-o a uma de suas muitas dimensões. USO PRIVATIVO: DIMENSÕES

6  Conhecimento técnico-científico do teste: Para interpretar seus resultados é indispensável conhecer a sua fundamentação teórica, a sua validade como instrumento de medida, sua margem de erro e as características da população na qual as suas normas foram levantadas. Por essa razão, somente os psicólogos podem construir, empregar e interpretar medidas psicológicas, elaborar seus laudos ou pareceres técnicos. O profissional capacitado para a avaliação verifica a validade e analisa a teoria psicológica subjacente, de modo a compreender a forma como determinado constructo é definido e, conseqüentemente, medido, para só então começar a interpretar os resultados. USO PRIVATIVO: DIMENSÕES

7  Conhecimento da teoria psicológica subjacente ao teste: O conhecimento teórico trespassa toda a avaliação psicológica, desde a mais simples entrevista até a técnica mais complexa, sendo imprescindível para o bom andamento do processo. A teoria psicológica subjacente ao teste permite ao psicólogo compreender a importância da resposta obtida, e a valorizá-la como dado científico, tornando a interpretação dos dados mais objetiva. USO PRIVATIVO: DIMENSÕES

8  Compreensão técnico-científica a respeito do ser humano, sujeito da avaliação: A formação acadêmica, teórica e prática, obtida numa graduação de psicologia, fornece os subsídios para lidar com o ser humano que está sendo avaliado, capacitando o profissional a perceber nuances e detalhes necessários não só para a aplicação técnica do teste, mas que fundamenta a correta interpretação dos dados obtidos. USO PRIVATIVO: DIMENSÕES

9  Autoconhecimento do examinador, o qual conduzirá todo o processo: Ao se graduar num curso de Psicologia, o profissional é estimulado a reconhecer seus limites e capacidades, além de ter a profissão regida por um código de ética que sustenta a necessidade de buscar o distanciamento. USO PRIVATIVO: DIMENSÕES

10  Preparação antecipada dos examinadores: Evitar urgências Preparar o material Estar familiarizado com os procedimentos de testagem  Condições de testagem adequadas: Sala sem ruídos, com ventilação, iluminação Cadeiras e espaço de trabalho adequados Impedir interrupções (aviso na porta) A AVALIAÇÃO: PREPARAÇÃO

11  Rapport e orientação do testando: Despertar interesse, obter cooperação e encorajar respostas adequadas Não "premiar" o examinando Com crianças pequenas: testar de forma lúdica Com crianças maiores: estimular competitividade Com adultos: destacar a importância da avaliação para o interesse do testando Em ambiente institucional: tentar contornar desconfiança, insegurança, medo ou indiferença clínica A AVALIAÇÃO: RAPPORT

12  Variáveis situacionais e do examinador: Atividades do examinador ou do testando imediatamente precedentes ao teste: são situações que podem alterar o resultado dos testes, falseando os resultados Estas situações alteram principalmente se produzirem perturbação emocional, fadiga ou outros Podem estar relacionadas à: privação de alimentação, de sono, discussões ou brigas externas ao processo avaliativo, transferência ou contra-transferência negativas A AVALIAÇÃO: VARIÁVEIS

13  Familiaridade com o material pode invalidar o resultado obtido (usar formas alternativas, se houver)  Ansiedade de teste: deve-se estabelecer: Rapport Desfazer surpresa e estranheza da situação Reassegurar e encorajar Componentes da ansiedade de teste:  Emocionalidade: sentimentos e reações fisiológicas (tensão e batimentos cardíacos elevados)  Preocupação (ou componente cognitivo): expectativa de fracasso e de suas conseqüências afasta a atenção A AVALIAÇÃO: VARIÁVEIS

14  Efeitos do treinamento: Pode haver melhoria (não significativa) no teste, mas este desempenho pode ser efeito de memorização e não de incorporação de habilidades O menos prejudicial é instruir as habilidades cognitivas do testando, a fim de que haja melhoria nos escores do teste, mas também no desempenho de critério, posto que reflete melhoria da habilidade do examinando para lidar com tarefas subseqüentes A AVALIAÇÃO: VARIÁVEIS

15  Testes publicados  Testes não publicados  Testes aprovados pelo CFP  Manual de testes deve oferecer informações sobre as normas: aplicação pontuação avaliação FONTE DE INFORMAÇÕES SOBRE TESTES


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