A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A CONSTRUÇÃO DO REGIME DEMOCRÁTICO E A CONTRIBUIÇÃO INTELECTUAL DE SÓCRATES, “O PAI DA FILOSOFIA”. SÉCULO V a. C.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A CONSTRUÇÃO DO REGIME DEMOCRÁTICO E A CONTRIBUIÇÃO INTELECTUAL DE SÓCRATES, “O PAI DA FILOSOFIA”. SÉCULO V a. C."— Transcrição da apresentação:

1 A CONSTRUÇÃO DO REGIME DEMOCRÁTICO E A CONTRIBUIÇÃO INTELECTUAL DE SÓCRATES, “O PAI DA FILOSOFIA”. SÉCULO V a. C.

2 Contexto sócio/político: “Século do Ouro” – Guerras Médicas (499-449 a. C)

3

4  Guerras dos Persas contra os gregos. (Dário I e Xerxes)  Disputa da razão, da liberdade, contra a barbárie e a servidão.  Período de grandiosas realizações.

5 Campanhas de guerras militares, desde o historiador Heródoto. Considerado o período de vitórias da civilização contra a barbárie. (Ocidente sobre o Oriente). Pequeno exército grego de homens livres, governado pela astúcia e por uma razão democrática, que vencia o exercito persa. Exercito persa constituído por uma imensa multidão de servos e escravos.

6 Destacam-se nesse período, três grandes pensadores/filósofos, que influenciaram no desenvolvimento da História, da Filosofia e da Ciência.

7 Pensamentos...

8

9

10 Foco: Trazer a tona, o homem no centro das preocupações e indagações, capaz de produzir conhecimento através do desenvolvimento da moralidade. Acreditavam que o conhecimento tinha uma função social, e esse consistia na formação de cidadãos como tarefa indispensável para a transformação da sociedade.

11 Após a vitória sobre os Persas, a Democracia ateniense entra em seu auge, fundamentada após as reformas do legisladores. Drákon ou Drácon (621 a. C.) Sólon (594 a. C.) Clístenes (521 a. C.)

12

13

14

15

16 Percebe-se uma contradição no regime democrático dos atenienses. O poder não era exercido pelo povo, como entendido na etimologia da palavra “DEMOKATOS”, mas por uma pequena porcentagem da população. A grande maioria da população não podia exercer a democracia naquele período, estava absolutamente destituída do poder político e na assembleia. Por isso ao afirmarmos que a democracia ateniense inventou a liberdade, diz-se então que é um paradoxo. Inventou-se também o modo de produção escravocrata e escravista clássico, que perdurou por toda a antiguidade.

17 Contextualização: quais aspectos podemos relacionar na contemporaneidade o contexto grego? Será que os pensamentos supracitados de Sócrates, Platão e Aristóteles podem ser considerados paradoxos ou contemporâneos? Os modelos criados pelos legisladores, Sólon, Drákon e Clistenes de governar demonstram aspectos que se relacionam com a política atual? A invenção da liberdade e de um modelo escravista ou escravocrata do período se encaixa no modelo atual sócio/politico/econômico? A visão da classe eupátridas é elitista e se encaixa nos moldes político e capitalista atual?


Carregar ppt "A CONSTRUÇÃO DO REGIME DEMOCRÁTICO E A CONTRIBUIÇÃO INTELECTUAL DE SÓCRATES, “O PAI DA FILOSOFIA”. SÉCULO V a. C."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google