A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIDADE 1 Conhecimento, Aprendizagem e Educação: abordagens epistemológicas RESUMO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIDADE 1 Conhecimento, Aprendizagem e Educação: abordagens epistemológicas RESUMO."— Transcrição da apresentação:

1 UNIDADE 1 Conhecimento, Aprendizagem e Educação: abordagens epistemológicas RESUMO

2 Nesta unidade, abordamos os conceitos de conhecimento e aprendizagem. Também vimos a diferença entre educação formal e educação informal, além do conceito de educação como centro de vários aspectos sociais, incluindo o exercício da cidadania numa democracia. Um aspecto muito importante abordado nesta unidade é a relação entre Educação e Filosofia. Não há educação sem uma visão filosófica.

3 FILOSOFIA é uma palavra grega – Φιλοσοφία – que significa "amor ou amizade pela sabedoria". A palavra vem da junção de duas outras palavras gregas – philos (φίλος - amizade) e sophia (σοφία - sabedoria). A Filosofia estuda a humanidade com relação ao conhecimento, à existência humana, aos valores estéticos e morais. Sócrates 470-399 a.C. Platão 427-347 a.C. Aristóteles 384-322 a.C.

4 O que a Filosofia estuda ? EPISTEMOLOGIA –––> O que é conhecimento? O que é verdade? METAFÍSICA –––> O que é realidade? C OSMOLOGIA : O que existe no mundo não-físico? O NTOLOGIA : O que significa existir no mundo? AXIOLOGIA ––––> O que é valor? Quais valores são importantes? É TICA : O que é uma boa ação? Qual é a conduta apropriada? E STÉTICA : O que é “boa arte” ou “arte de valor”? O que é beleza?

5 A Filosofia tem como objetivo refletir sobre várias questões da humanidade, entre elas o significado de CONHECIMENTO e de EDUCAÇÃO. As respostas a esses questionamentos oferecem as bases para a elaboração dos projetos educacionais que surgem ao longo dos tempos.

6 Existem vários tipos de conhecimento:

7

8 APRENDIZAGEM... não acontece apenas na escola surge a partir de algum tipo de estímulo é algo contínuo, pessoal e para a vida toda

9 Aprendizagem faz mudanças de comportamento nas pessoas.

10 A humanidade está em constante transformação. O significado de EDUCAÇÃO muda com as mudanças da humanidade.


Carregar ppt "UNIDADE 1 Conhecimento, Aprendizagem e Educação: abordagens epistemológicas RESUMO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google