A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Hidrografia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Hidrografia."— Transcrição da apresentação:

1 Hidrografia

2

3

4 As partes de um rio e seu curso

5 Partes de Rio Nascentes - conjunto de córregos que formam o início do rio. Curso – caminho do rio. Montante - sentido oposto ao curso de rio. Jusante – sentido do curso do rio. Confluência – quando 2 rios se juntam. Talvegue – parte mais funda do leito. Foz – estuário, delta ou misto.

6 Foz em delta Foz em estuário

7 RIOS - DRENAGEM Endorréica – rios que correm para o interior.
Exorréica – rios que correm para os mares.

8 BACIAS HIDROGRÁFICAS Bacias – rios, lagos e lençóis que sofrem influencia da mesma vertente topográfica. Rede – conjunto de escoamento superficial. No Brasil: Rios volumosos. Cheias no verão. Drenagem exorréica. Maioria de planalto. Foz em estuário.

9 Rede hidrográfica rica em rios, mas pobre em lagos
O regime de alimentação é basicamente pluvial-tropical A hidrografia é bastante utilizada como fonte de energia, com predomínio de rios de planaltos A grande maioria dos rios brasileiros é perene, ou seja, nunca secam.

10

11 BACIA AMAZÔNICA Maior bacia do mundo.
Envolve Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guianas, Bolívia e Brasil. Apresenta duas cheias anuais. Seus afluentes provêm tanto do hemisfério norte, quanto do hemisfério sul. Principal rio é o Amazonas, que nasce na Cordilheira dos Andes(Peru), recebendo o nome de Apurimac, em seguida, Ucayali. É a Bacia que apresenta o maior potencial hidroelétrico do país. Apresenta excelente potencial para navegação desde Belém até Manaus.

12 BACIA DO ARAGUAIA - TOCANTINS
É a maior bacia totalmente brasileira. É a terceira em potencial hidrelétrico do país. Apresenta o Rio Araguaia como seu principal afluente. Nasce em área de cerrados. Nascente em regime tropical e tropical úmido. Passa por Goiás, mato grosso, Tocantins, Maranhão, Pará. Usina hidrelétrica de Tucuruí, no Pará que abastece o setor ferrífero.

13 BACIA SÃO FRANCISCO Nasce na Serra da Canastra – MG. (São Roque de Minas) Passa por Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Rio da integração Nacional. Nasce na mata Atlântica, passa pelo cerrado, Caatinga, Agreste e Zona da Mata.(Rio Perene) É navegável no trecho de Km que vai de Pirapora até Juazeiro.(Eclusas) Rio de planalto com grande aproveitamento hidrelétrico. Três Marias Sobradinho Paulo Afonso Xingo

14 BACIA SÃO FRANCISCO Rio São F. recebe investimentos na agricultura, para irrigação no semi-árido. Transposição do São Francisco procura transformar rios intermitentes e rios perenes. Intensificação da agricultura sertaneja.

15

16 BACIA PLATINA A Bacia Platina é a segunda maior bacia hidrográfica do planeta. Se estende pelo Brasil, Uruguai, Bolívia, Paraguai e Argentina. É a que apresenta o maior potencial hidrelétrico instalado no Brasil. cerca de 60,9% das hidrelétricas em operação. Sua posição geografia é estratégica . É constituída pelas sub-bacias dos rios Paraná, Paraguai e Uruguai.

17 Bacia do Paraná O rio Paraná é o segundo em extensão na América.
Apresenta o maior aproveitamento hidrelétrico do Brasil, abrigando a Usina de Itaipu, entre outras. Sua navegabilidade e a de seus afluentes vem sendo aumentada pela construção da hidrovia Tietê-Paraná.

18 Bacia do Paraguai É basicamente formada por rios de planície, que atravessam a planície do pantanal, sendo o Paraguai o principal. Destaca-se por sua navegabilidade possuindo importantes portos fluviais, por onde são transportados gados de corte, minérios e cereais

19 Bacia do Uruguai A bacia do Uruguai tem um trecho planáltico, com bom potencial hidrelétrico. Porém com pouco aproveitamento. É navegável no seu médio e baixo curso O rio Uruguai nasce pela fusão dos rios Canoas (SC) e Pelotas (RS).

20 O Aqüífero Guarani É um reservatório de água subterrânea.
Trata-se de um conjunto de rocha porosas por baixo do nível do terreno com águas em seus poros. O aqüífero é trans-fronteiriço.


Carregar ppt "Hidrografia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google