A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

B IOMAS T ERRESTRES. T UNDRA É uma vegetação típica de regiões de altas latitudes, das áreas polares, resistente a baixas temperaturas e ao gelo. Necessita.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "B IOMAS T ERRESTRES. T UNDRA É uma vegetação típica de regiões de altas latitudes, das áreas polares, resistente a baixas temperaturas e ao gelo. Necessita."— Transcrição da apresentação:

1 B IOMAS T ERRESTRES

2 T UNDRA É uma vegetação típica de regiões de altas latitudes, das áreas polares, resistente a baixas temperaturas e ao gelo. Necessita de pouca quantidade de sol durante o ano. Uma característica comum deste tipo de bioma é a presença de fungos, ervas, liquens e pequenos arbustos.

3 LOCALIZAÇÃO

4 E XEMPLO DE F AUNA Urso-polar: Lemingue:

5 E XEMPLO DE F LORA Musgos: Liquens:

6 T AIGA Se localiza exclusivamente no hemisfério Norte, encontra-se também em regiões de clima frio e com pouca umidade. Distribui-se em uma faixa situada entre os 50° e 60° de latitude Norte e próxima às áreas de América do Norte, Europa e Ásia. O clima é sub-ártico, com ventos fortes e gelados durante todo o ano.

7 LOCALIZAÇÃO

8 E XEMPLO DE F AUNA Lobo: Raposa:

9 E XEMPLO DE F LORA Abetos: Pinheiros:

10 F LORESTAS T EMPERADAS Foi bastante devastada pelos seres humanos, sendo substituída, pela agricultura. Hoje, essa formação vegetal está restrita a poucos parques e reservas. Na primavera, quente e úmido. No inverno a vegetação aumenta. No outono, o calor e a umidade podem chegar a ser elevados. No verão, acontece o fenômeno mais curioso da floresta temperada: as plantas caducifólias ganham uma coloração dourada ou marrom nas folhas, que depois sobe.

11 LOCALIZAÇÃO:

12 E XEMPLO DE F AUNA Veado: Marmota:

13 E XEMPLO DE F LORA Bétulas: Carvalhos:

14 F LORESTAS T ROPICAIS Existe em três continentes da Terra: na América, na África e na Ásia. Somando todas estas áreas temos aproximadamente 17 milhões de km² de florestas tropicais. A temperatura média anual é sempre em torno de 20 °C, a pluviosidade anual aproximadamente de 1200 mm.

15 LOCALIZAÇÃO

16 E XEMPLO DE F AUNA Onça-pintada: Capivara:

17 E XEMPLO DE F LORA Bromélias: Árvores:

18 C AMPOS : S AVANAS Savana é nome dado a um tipo de cobertura vegetal constituída, em geral, por gramíneas e árvores esparsas. Geralmente é plana com clima tropical. Apresentando duas estações bem definidas, sendo uma chuvosa e uma seca.

19 LOCALIZAÇÃO

20 E XEMPLO DE F AUNA Elefante: Girafa:

21 E XEMPLO DE F LORA Herbáceas: Acácias:

22 C AMPOS : E STEPES É uma formação vegetal de planície sem árvores, composta basicamente por herbáceas. Aparece, as vezes, numa zona de transição vegetativa e climática entre a área de savana e o deserto. Ocorre nas áreas de clima semi-árido do continente americano, onde as temperaturas são elevadas e as chuvas escassas e mal distribuídas.

23 LOCALIZAÇÃO

24 E XEMPLO DE F AUNA Marmota: Hamster:

25 E XEMPLO DE F LORA Gramíneas:

26 D ESERTOS Os desertos têm a reputação de serem capazes de sustentar pouca vida. Aproximadamente 20% da superfície continental da Terra são desérticas. O solo do deserto é principalmente composto de areia, com freqüente formação de dunas.

27 Paisagens de solo rochoso são típicas, e refletem o reduzido desenvolvimento do solo e a escassez de vegetação. As maiores regiões desérticas do globo situam-se na África (deserto do Saara) e na Ásia (deserto de Gobi).

28 LOCALIZAÇÃO

29 E XEMPLO DE F AUNA Camelo: Lagartos:

30

31 E XEMPLO DE F LORA Arbustos adaptados a falta de água: Gramíneas:

32 B IOMAS B RASILEIROS

33 FLORESTA AMAZÔNICA É considerada a maior floresta tropical do mundo e está presente nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. O clima na floresta Amazônica é equatorial, quente e úmido, devido à proximidade à Linha do Equador, com a temperatura variando pouco durante o ano.

34 LOCALIZAÇÃO

35 E XEMPLO DE F AUNA Macacos: Peixe (piranha):

36 E XEMPLO DE F LORA Guaraná: Castanheira:

37 FLORESTA ATLÂNTICA É um bioma presente na maior parte no território brasileiro, abrangendo ainda parte do território do Paraguai e da Argentina. Presença de árvores de médio e grande porte, formando uma floresta fechada e densa. Rica biodiversidade, com presença de diversas espécies animais e vegetais. As árvores de grande porte formam um microclima na mata, gerando sombra e umidade.

38 Fauna rica com presença de diversas espécies de mamíferos, anfíbios, aves, insetos, peixes e répteis. Na região da Serra do Mar, forma-se na Mata Atlântica uma constante neblina.

39 LOCALIZAÇÃO

40 E XEMPLO DE F AUNA Mico-leão-dourado: Onça Pintada:

41 E XEMPLO DE F LORA Palmeiras: Ipê:

42 F LORESTA COM A RAUCÁRIAS Chamada cientificamente de Floresta Ombrófila Mista, é um ecossistema do Bioma da Mata Atlântica. É caracterizada pela presença dominante do Pinheiro Brasileiro, a araucária, árvore de tronco cilíndrico e reto, cujas copas dão um destaque especial à paisagem.

43 A araucária chega a viver até 700 anos, alcançando diâmetros de dois metros e altura de 50 metros. O inverno é normalmente frio, com geadas freqüentes e até neve em alguns municípios do Rio Grande do Sul, e o verão razoavelmente quente.

44 LOCALIZAÇÃO

45 E XEMPLO DE F AUNA Tatu: Bugio:

46 E XEMPLO DE F LORA Pinheiro do Pará: Arbustos:

47 F LORESTA DE C OCAIS Bioma brasileiro que fica entre a floresta amazônica e a caatinga. Situada em uma área reflorestada pela natureza, ocupa os estados do Maranhão, Piauí, Pará e o norte do Tocantins. Tem esse nome pela alta quantia de cocais, principalmente o babaçu e a carnaúba. Tem três tipos de climas: Equatorial úmido, Tropical semi-úmido e Tropical semi-árido.

48 LOCALIZAÇÃO

49 E XEMPLO DE F AUNA Coruja: Gavião:

50 E XEMPLO DE F LORA Babaçu: Carnaúba:

51 C ERRADO O Cerrado abriga cerca de 10 mil espécies de árvores. O clima se caracteriza pela presença de duas estações, uma seca e outra chuvosa. No Cerrado nascem alguns dos maiores rios brasileiros (entre eles o São Francisco). É considerado o segundo maior bioma da América do Sul, concentrado nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.

52 LOCALIZAÇÃO

53 E XEMPLO DE F AUNA Insetos: Lobo-guará:

54 E XEMPLO DE F LORA Ipês: Arbustos:

55 C AATINGA É uma formação vegetal que podemos encontrar na região do semi-árido nordestino. Está presente também nas regiões extremo norte de Minas Gerais e sul dos estados do Maranhão e Piauí. É típica de regiões com baixo índice de chuvas (presença de solo seco).

56 LOCALIZAÇÃO

57 E XEMPLO DE F AUNA Cascavel: Carcará:

58 E XEMPLO DE F LORA Facheiro: Xiquexique:

59 P AMPA É restrito ao Rio Grande do Sul. O clima é chuvoso, marcado pela freqüência de frentes polares e temperaturas negativas no período do inverno. A vegetação é predominantemente campestre. Plantas herbáceas e arbustivas são dominantes, enquanto que as formações florestais restringem- se principalmente às margens dos rios.

60 LOCALIZAÇÃO

61 E XEMPLO DE F AUNA Ema: Caturrita:

62 E XEMPLO DE F LORA Gramíneas:

63 P ANTANAL É considerada uma das maiores extensões úmidas contínuas do planeta. Situado no sul do Mato Grosso, ao noroeste do Mato Grosso do Sul e estende-se até o Paraguai e Bolívia. Apresenta diversos tipos de florestas estacionais, várias gamas de vegetação, solo, relevo, a alternância do ciclo das águas e o clima, proporcionam um ambiente favorável à produção alimentar.

64 LOCALIZAÇÃO

65 E XEMPLO DE F AUNA Jacaré: Peixe (Pacu):

66

67 E XEMPLO DE F LORA Ipê-roxo: Carandá:

68 M ANGUE Localiza-se entre o ambiente terrestre e o ambiente marinho. De extrema importância para a reprodução de um grande número de espécies marinhas, terrestres e de água doce, por isso ele é chamado por muitos de berçário da vida. No manguezal podemos encontrar moluscos, crustáceos (camarões, caranguejos), peixes, aves (gaivotas, garças, urubus, flamingos, gaviões etc.), jacarés e mamíferos.

69 LOCALIZAÇÃO

70 E XEMPLO DE F AUNA Crustáceos (caranguejo):

71 E XEMPLO DE F AUNA Moluscos (ostra):

72 E XEMPLO DE F LORA Epífitas: Pneumatóforos:


Carregar ppt "B IOMAS T ERRESTRES. T UNDRA É uma vegetação típica de regiões de altas latitudes, das áreas polares, resistente a baixas temperaturas e ao gelo. Necessita."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google