A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

T RABALHO DE L ÍNGUA P ORTUGUESA. O Brasil foi o primeiro país em desenvolvimento a proporcionar acesso universal e gratuito para o tratamento de HIV/AIDS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "T RABALHO DE L ÍNGUA P ORTUGUESA. O Brasil foi o primeiro país em desenvolvimento a proporcionar acesso universal e gratuito para o tratamento de HIV/AIDS."— Transcrição da apresentação:

1 T RABALHO DE L ÍNGUA P ORTUGUESA

2 O Brasil foi o primeiro país em desenvolvimento a proporcionar acesso universal e gratuito para o tratamento de HIV/AIDS na rede de saúde pública. Quase 200 mil pessoas recebem tratamento com antirretrovirais financiados pelo governo. A sólida parceria com a sociedade civil tem sido fundamental para a resposta à epidemia no país. De acordo com o UNAIDS, a prevalência de HIV no Brasil é de 0,5%, com cerca de 600 mil pessoas infectadas. Até 2015, ter detido a propagação do HIV/Aids e garantido o acesso universal ao tratamento. Deter a incidência da malária, da tuberculose e eliminar a hanseníase.

3 A Aids é uma doença ainda sem cura, apesar de 2 pessoas já terem sido curadas, não há nenhum tratamento comprovado eficaz para erradicar o vírus HIV. O caso mais recente de cura é o da menina americana que foi infectada no parto, em 2010. O outro caso de eliminação do vírus foi em um adulto que para tratar uma leucemia recebeu um transplante de medula, que era geneticamente resistente ao vírus. A Amazônia ainda tem um alto índice de pessoas contaminadas pelo mosquito transmissor da malária. Esse número prejudica também a economia da região, pois há uma considerável queda na mão de obra para o trabalho na agricultura. O número de casos diminuiu em 30% no primeiro semestre desse ano em relação ao mesmo período do ano passado. Estão sendo realizadas pesquisas na região para o combate da malária, que se não for tratada pode levar a pessoa à morte.

4 Epidemias mortais vêm destruindo pessoas de várias gerações em toda parte do planeta. Os países em desenvolvimento são os que mais sofrem com isso. Tendo em vista essa realidade, a Organização das Nações Unidas estabeleceu como o 6° objetivo de desenvolvimento do Milênio: Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças. A Organização Mundial da Saúde (OMS) está comprometida no combate de várias doenças, dentre elas a tuberculose, que causa a morte de cerca de 200 crianças, com menos de 15 anos, todos os dias. No início desse mês a OMS lançou um plano de ação que pode evitar que mais de 74 mil crianças morram de tuberculose por ano. O plano de ação recomenda várias atividades em níveis nacional e global, incluindo melhor recolhimento e transmissão de dados, desenvolvimento da formação de trabalhadores da saúde para lidar com a doença e desenvolvimento de estratégias centradas na comunidade e nas famílias para a prestação de serviços eficazes e abrangentes.

5 SUGESTÕES DE AÇÕES: Fazer visitas domiciliares para mostrar os locais que podem favorecer a dengue, principalmente no verão, época de epidemias de dengue. Incentivar a população a participar das campanhas de vacinação. Fazer campanhas de informação, mobilização e prevenção à Aids e de outras doenças epidêmicas. Divulgar informações sobre todas as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), na comunidade. Orientar sobre sintomas e busca de tratamento médico.

6 Fazer levantamento sobre os serviços disponíveis – remédios, postos de saúde, centros de atendimento. Cuidar de nossa higiene, e incentivar e orientar que outros façam o mesmo. Usar preservativo, exigir sangue testado e não compartilhar seringas e agulhas, prevenindo-se do HIV. Procurar um posto de saúde ao identificar manchas avermelhadas ou esbranquiçadas, dormentes na pele. Hanseníase tem cura.

7 Doar sangue periodicamente aos hemocentros e estimular que outras pessoas o façam. Não deixar acumular água em plantas, vasos, calhas, pneus, vidros e outros recipientes, evitando que surjam focos do mosquito transmissor da dengue em casa, na rua, no bairro. Encaminhar as pessoas com febre e tosse persistentes ao serviço de saúde, além de orientar os portadores de tuberculose para que façam o tratamento completo – mesmo que não apresentem mais os sintomas da doença.

8 Sensibilizar familiares e amigos a não estimularem o consumo de bebida alcoólica por crianças e adolescentes, contribuindo para prevenir o alcoolismo e suas consequências. Identificar, na família e na comunidade, pessoas que fazem uso abusivo de álcool, encaminhando-as aos serviços de saúde para tratamento médico e apoio psicossocial. Incentivar o debate entre a universidade, as escolas e a comunidade para atingir mais amplamente esse objetivo.

9 A LUNOS : Renata Stefany Geovana Prado Gabriel Felipe Matheus Reny Série: 9º Turma: A


Carregar ppt "T RABALHO DE L ÍNGUA P ORTUGUESA. O Brasil foi o primeiro país em desenvolvimento a proporcionar acesso universal e gratuito para o tratamento de HIV/AIDS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google