A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lição 11 Paulo: seu passado e chamado. Por ser destemido e lutar por seus ideais, Saulo foi usado por Deus para perseguir e espalhar a igreja cristã primitiva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lição 11 Paulo: seu passado e chamado. Por ser destemido e lutar por seus ideais, Saulo foi usado por Deus para perseguir e espalhar a igreja cristã primitiva."— Transcrição da apresentação:

1 Lição 11 Paulo: seu passado e chamado

2 Por ser destemido e lutar por seus ideais, Saulo foi usado por Deus para perseguir e espalhar a igreja cristã primitiva para várias partes do mundo. Não fosse Saulo, os cristãos teriam permanecido em Jerusalém - sua área de conforto. Saulo vivia religião, respirava religião e defendia sua religião judaica. Hoje faltam cristãos comprometidos com princípios e nobres ideais. Muitos vão à igreja só por costume. Saulo era religioso racional e profundo conhecedor do Antigo Testamento. "A maior necessidade do mundo é a de homens que não se comprem nem se vendam; cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao polo; homens que permaneçam firmes pelo que é reto, ainda que caiam os céus" (Educ. 57).

3 Saulo era um erudito, estrategista, articulista e apologista. O Senhor precisava de alguém versado nas leis judaicas a fim de racionalizar com judeus a favor do cristianismo, e para defender a religião de Cristo contra os argumentos de seus opositores. Da mesma forma como Saulo fora zeloso nas tradições judaicas e tivera convicção do judaísmo como a autêntica religião de Jeová, Deus agora o estava trazendo para o cristianismo a fim de torná-lo um baluarte do evangelho. Por ser fariseu, Paulo era profundo conhecedor do Antigo Testamento e dos acréscimos às leis feitas pelos líderes judeus. Como apóstolo, ele pôde discernir entre os absolutos divinos e as adições culturais judaicas não obrigatórias aos novos cristãos. 02. Dentre tantos judeus eloquentes, por que Deus escolheu Saulo? Suas experiências religiosas poderiam ser úteis na evangelização dos gentios?

4 Não. Quem "nasceu" na igreja e nunca "experimentou" os prazeres mundanos jamais sentirá o poder transformador da conversão. Ela, a conversão, só ocorre na pessoa que deixa os vícios, os maus costumes e se torna membro da Igreja Cristã. Paulo, Nicodemos e o Jovem Rico nasceram na religião judaica. Eles buscavam algo mais do que religião - buscavam o sentido real da religião. Ai, Cristo apareceu para eles. Porém, somente Paulo e Nicodemos se dispuseram a servir a Cristo inteiramente. Há um momento na vida de todo aquele que "nasceu" na Igreja onde ele precisa tomar uma grande decisão: sair da Igreja? Ou, firmar-se na Igreja? A conversão ocorrerá se a segunda opção for a escolhida e buscar ter uma experiência real com Deus. 03. É possível alguém que "nasceu" na Igreja e não "conheceu" o mundo ter uma experiência de conversão genuína, como vivenciou Paulo?

5 A surpresa por descobrir que os cristãos estavam certos e ele errado; a MISERICÓRDIA de Cristo em não destruí-lo na estrada de Damasco; e o PERDÃO pelo martírio de muitos cristãos, tornaram Paulo humilde a ponto de se achar o pior dos pecadores. A visão de Cristo na estrada de Damasco deixou Paulo com sequelas na visão. Por causa disso, deixou de fabricar tendas e se dedicou integralmente à pregação. Passou a contar com o auxílio servos para escrever cartas e acompanhá-lo nas viagens. Necessitamos de experiência com Cristo pois ela fortalece a fé; ninguém pode contestá-la; motiva outros a terem suas próprias experiências com Deus; nossa religião não fica apenas no que ouvimos sobre Deus mas naquilo que vemos em Deus (Jó 42:5). 04. O que a experiência com Cristo na estrada de Damasco representou para Paulo e seu ministério? Por que é tão necessário que tenhamos experiência com Cristo?

6


Carregar ppt "Lição 11 Paulo: seu passado e chamado. Por ser destemido e lutar por seus ideais, Saulo foi usado por Deus para perseguir e espalhar a igreja cristã primitiva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google