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Julho 2008 Joana dos Guimarães Júlio Faceira Guedes “ Certificação e acreditação dos Sistemas de Gestão de IDI”

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Apresentação em tema: "Julho 2008 Joana dos Guimarães Júlio Faceira Guedes “ Certificação e acreditação dos Sistemas de Gestão de IDI”"— Transcrição da apresentação:

1 Julho 2008 www.apcer.pt Joana dos Guimarães Júlio Faceira Guedes “ Certificação e acreditação dos Sistemas de Gestão de IDI”

2 LINHAS DE ORIENTAÇÃO PARA A SUA IMPLEMENTAÇÃO São compreendidas as suas exigências e o impacto da sua adopção? É o momento oportuno para a adoptar como instrumento de gestão da IDI? Porquê? Quem vai coordenar todo o programa? Como? Avaliar as actuais práticas tendo como referencial a actual norma? Formar os utilizadores do instrumento normativo? Começar por estabelecer a Politica IDI e os Objectivos? ….

3 LINHAS DE ORIENTAÇÃO PARA A SUA IMPLEMENTAÇÃO Fundamental:  Rigor na avaliação dos conceitos de I + D + I, por exemplo;  Interpretar eficazmente as exigências normativas;  Evitar interpretações e exigências abusivas;  Focalizar-se nos resultados …. Uma leitura precipitada pode conduzir a um SGIDI cujos resultados sejam só e apenas pequenas melhorias …

4 Leitura da NP 4456 e NP 4457 A chain intercative innovation Model for the learning economy Manual de Oslo 3rd edition TOMAR A DECISÃO: PENSAR PARA DEPOIS AGIR

5 ONDE ESTÁ A ORGANIZAÇÃO EM TERMOS DE IDI? PARA ONDE É QUE QUEREMOS IR : POLÍTICA, OBJECTIVOS COMO VAMOS LÁ CHEGAR? USAR A NORMA PARA IDENTIFICAR OS REQUISITOS E DEFINIR ABORDAGEM TOMAR A DECISÃO: PENSAR PARA DEPOIS AGIR

6 PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO

7 Informação Candidatura Avaliação da candidatura Auditoria de concessão Resposta da organização Decisão e emissão de certificado Programa de acompanhamento PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO

8 Condições para a candidatura à certificação Sistema de gestão implementado e existir histórico de inovação (criação de valor) através das várias vertentes de inovação (aplicáveis) possíveis em ciclos de pelos menos três anos (exemplos de indicadores que possam evidenciar esta condição: % de novos produtos face ao volume de facturação, nº de patentes, networking, etc.).(Innovation scoring) Existirem evidências do cumprimento de todos os requisitos da norma, enquadráveis no SGIDI implementado (contando para esse efeito o histórico que a empresa possa ter, anterior à implementação do SGIDI, desde que devidamente suportado). Ter realizado auditorias internas a todos os requisitos e locais de actividade abrangidos pelo domínio de certificação, e a realização de, pelo menos, uma Revisão pela Gestão, antes da auditoria de concessão. Para empresas que trabalhem em outsourcing para I&D, e para efeitos da aplicação das definições e conceitos da NP 4456:2007, são passíveis de serem certificadas de acordo com a NP4457:2007, aquelas que produzem outputs com vista à criação de valor, i.e., à colocação de produto no mercado (por ex. uma patente).

9 Informação sobre o processo de certificação Informação sobre a organização Âmbito de actividade do sistema de gestão de IDI Colaboradores afectos a actividades de IDI Outros colaboradores Existência de outros sistemas de gestão certificados INFORMAÇÃO

10 Âmbito de actividade a unidade organizacional mínima candidata a certificação corresponde à unidade de negócio entendida como uma unidade capaz de gerir recursos autonomamente O âmbito proposto a certificação não deve excluir nenhuma das componentes tecnológicas, de mercado ou organizacional desde que lhe sejam aplicáveis INFORMAÇÃO

11 Entrega do pedido e de documentação do sistema de gestão da IDI à entidade candidata, bem como informação sobre o sistema de gestão da organização A entidade certificadora analisa a informação, solicitando esclarecimentos ou reformulações quando necessário Efectua a programação da auditoria de concessão que é efectuada em duas fases Caso a entidade certificadora não esteja acreditada para o código de actividade da organização candidata solicita pedido de acreditação ao IPAC, que irá testemunhar a auditoria CANDIDATURA E SUA AVALIAÇÃO

12 Selecção de auditores qualificados em sistemas de gestão de IDI e com competência específica no sector de actividade Eventual selecção de um perito I&D nas áreas em que a organização tem projectos de I&D Programação da auditoria

13 Centra-se nas componentes documentadas do sistema Permite avaliar, em conjunto com a organização o estado de preparação para a auditoria de concessão 2ª fase O relatório da auditoria de concessão 1ª fase identifica os aspectos identificados que devem ser alvo de análise e correcção pela organização antes da auditoria de concessão 2ª fase Auditoria de concessão 1ª fase

14 As auditorias são efectuadas segundo as metodologias definidas na NP EN 19011 A auditoria é um processo de avaliação da organização que se baseia na recolha de evidências objectivas e sua comparação com os critérios de auditoria (requisitos da norma e disposições da organização) Efectua uma amostragem abrangente de todas as actividades e locais da organização, avaliando o cumprimento de todos os requisitos normativos Auditoria de concessão 2ª fase

15 Caso tenham sido identificadas não conformidades a organização deve responder à entidade certificadora, mostrando os resultados das análises da causa da não conformidade, proposta de acção correctiva com identificação do(s) responsável (eis) pela sua implementação e, quando solicitado pelo certificador, evidências da sua implementação O auditor coordenador revê a resposta da organização e emite um parecer Resposta da Organização

16 A decisão de certificação é sempre efectuada pela entidade certificadora, por pessoal independente e que não tenha estado envolvido na fase de auditoria A decisão positiva só pode ser efectuada depois de reunida evidência que a organização tem um sistema de gestão de IDI implementado e cumpridos todos os requisitos da certificação. Decisão de certificação

17 Anualmente é efectuada uma auditoria de acompanhamento de características semelhantes à de concessão mas com uma duração de cerca de 1/3 da duração. A amostragem é mais reduzida. Antes da caducidade do certificado deve ser efectuada uma auditoria de renovação de características semelhantes à auditoria de concessão e duração correspondente a 1/3 Programa de acompanhamento

18 AUDITORIAS IDI – O DESAFIO DO AUDITOR Objectividade e clareza face aos objectivos da auditoria Focalização nas exigências normativas tendo presente as características da organização, seus processos, serviços, … Avaliação: sim mas que contribua com Valor … Concentração nos Resultados e no Modelo de Gestão adoptado para os concretizar ….

19 Obrigada pela V. Atenção


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